PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

OS PALANQUES DE GARANHUNS EM 2012

Ronaldo César outro dia escreveu um artigo interessante, assinalando que os dois principais palanques que estão sendo montados para a campanha eleitoral de Garanhuns, este ano, parecem muito com os de 2004. Nesta reta final para a realização das convenções, no entanto, algumas diferenças importantes vão se consolidando, conforme tentamos demonstrar neste post.


Oito anos atrás tínhamos um prefeito bem avaliado, Silvino Andrade, que apoiou um candidato sem rejeição, apontado em cada rua da cidade como “um homem de bem”. Filiado ao PMDB, Luiz Carlos da farmácia teve tanto o apoio do gestor do município quanto do governador do Estado, que era Jarbas Vasconcelos, por sinal do mesmo partido de Luiz e Silvino na época.

Os peemedebistas fizeram um coligação forte que deu 10 minutos de guia eleitoral de rádio contra 4 de Bartolomeu Quidute, o principal adversário naquele ano. As máquinas estadual e municipal trabalharam a todo vapor por Luiz Carlos, que teve ainda em seu palanque personagens como Ivo Amaral, Girlane Santana, Sivaldo Albino e a maioria dos vereadores.

O PT, em 2004, teve candidatura própria, o promotor Alexandre Bezerra, que fez uma campanha bonita e obteve, mesmo se a estrutura dos outros, mais de 6 mil votos, superando Givaldo Calado, que concorreu pelo PPS,  tendo Jorge Branco, do DEM, na vice.

Este ano podemos ter novamente Luiz Carlos e Silvino juntos. Devem coligar então o PSDB e PDT, além do PPS, PMN e tudo indica o PC do B. Com a recusa do pastor Inaldo de entrar na política, o vereador Dimas Carvalho passou a ser cotado para ser vice do ex-prefeito, segundo revelou ao blog agora à tarde o militante político Dedé Seixas, filiado ao Partido Comunista do Brasil, mas que não aceita essa aliança.

O PTB este ano caminha para fazer uma aliança bem maior do que a de 2004. O Partido dos Trabalhadores deve abrir mão da candidatura própria e existe uma grande possibilidade de Rosa Quidute ser a vice de Izaías. O PSDC e o PRTB também vão fechar com os petebistas, que estão com grandes possibilidades de atrair o PR e o PMDB. Se o PSB também entrar nessa frente, como especula Inaldo Sampaio, o palanque vai se fortalecer bastante, pois poderá contar inclusive com o governador Eduardo Campos e o senador Armando Monteiro.

Outra diferença importante com relação a 2004 é que Bartolomeu já tinha sido prefeito e seus adversários exploraram com habilidade os erros cometidos por este no poder. Izaías Régis nunca foi prefeito e a população sabe disso, tem consciência da diferença de um gestor para um parlamentar.

Se dona Rosa for confirmada como vice, vão tentar trazer de volta o discurso de oito anos atrás. Não vai pegar. Rosa não é Bartolomeu e além do mais o que interessa mais ao eleitor é quem está na cabeça da chapa. Vão bater numa mulher simpática, que tem carisma? O povo não vai gostar.

Silvino parece estar convencido de que tendo a máquina da prefeitura ao seu lado dá para ganhar a eleição. Não há dúvida de que o apoio de Luiz Carlos e de 9 dos 11 vereadores pesa bastante. Isso, no entanto, pode não ser suficiente diante de um adversário experiente, com uma rejeição fácil de administrar e com apoios importantes nos partidos políticos, na classe média e também nas classes populares.

O leitor, com muita razão pode perguntar e os outros candidatos?

Antônio João começou a se preocupar com Lajedo e talvez seja uma ideia ajuizada cuidar da campanha do filho. Pode trocar a aventura de Garanhuns por mais segurança em sua terra e ainda ficar aqui num palanque forte, com possibilidades de vitória. Zé da Luz ainda hoje é o pré-candidato que briga com Izaías Régis nas pesquisas e teoricamente tem chances reais de vencer a eleição. Mas sem prefeitura e governo do Estado, sem os apoios de 2008, conseguirá segurar os bons percentuais que tem hoje? Paulo Camelo, como sabemos, vai repetir o discurso das outras eleições, tem pouca estrutura de campanha e terá grandes dificuldades para sensibilizar o eleitor.

Esse é o quadro que se desenha no momento. Até o dia 30 poderemos ter algumas mudanças de percurso. Mas tudo indica que teremos sim dois grandes palanques, com diferenças importantes em relação a 2004.

29 comentários:

  1. Caro Roberto Almeida, sou leitor do seu blog e gostaria de fazer um crítica que na minha opinião será contrutiva.Você está mesmo que seja sem querer mantendo comentários favoráveis ao deputado Izaías Regis.Diante disso peço que preste um pouco de atenção pois propaganda eleitoral fora do prazo é crime.

    atenciosamente,


    Alexandro Barros

    ResponderExcluir
  2. Garanhuns é maravilhosa, pois além do clima, é surpreendente nas suas facetas políticas. Não existem vencedores até o apurar das urnas. Estatísticas? falham na maioria das vezes, pois o povo não sendo muito adepto da metodologia científica, se expande até os limites do absurdo na administração do voto.
    Efemeridades são aquilo tudo que se projeta quanto ao futuro na terra da garoa e de Simôa(até rimou!).
    Para cima e adiante diria o superman, mas como os candidatos não vestem capa (nem aquela do The Cape ), logo não podem voar, nem se esconder. Agora é colocar a cara na rua, aguentar as bofetadas, as achincalhações e esperar o abrir das urnas. Boa sorte a todos e " Vive la democracie".

    ResponderExcluir
  3. é uma tristeza, ate vice está difícil?é por isso que dr almir tornou-se vice profissional.vice pode não mandar em nada mas prejudica eleição. eu por exemplo,votaria em izaías mas se rosa for vice, não voto mais,chega de bartó e cia, ele ou ela. é tudo farinha do mesmo saco.muita gente pensa como eu.simpatia não enche barriga de ninguem.

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOA A ANÁLISE DO REPORTER, ACRECENTARIA APENAS UM AGRAVANTE A CANDIDATURA DE SILVINO, QUE O MESMO SE FOR CANDIDATO, SERÁ SOB JUDICE E TODOS NÓS SABEMOS QUE UMA CANDIDATURA COM ESSE PROBLEMA FICA MUITO FRAGILIZADA, POIS O ELEITOR MAIS CONCIENTE SABE QUE A QUALQUER HORA SEU CANDIDATO PODE SER AFASTADO. OUTRA COISA GRAVE COM ESSE QUADRO QUE O REPORTER MONTOU É QUE COM O APOIO DO GOVERNADOR A IZAIAS ABRE SE A PESPECTIVA DE TERMOS UMA ADMINISTRAÇÃO TOTALMENTE ALINHADA COM O GOVERNO ESTADUAL E O GOVERNO FEDERA, COISA QUE NÃO ACONTECE COM SILVINO, POIS TODOS SABEMOS QUE O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS, TEM VERDADEIRA OGERIZA A SILVINO, POIS NINGUÉM ESQUECE A TRAIÇÃO QUE O MESMO FEZ COM DR. MIGUEL ARRAES, PORTANTO VAMOS TORCER PARA QUE GARANHUNS ENCONTRE SEU CAMINHO, UNIDO COM O GOVERNADOR EDUARDO, A PRESIDENTA DILMA E IZAIAS RÉGIS, QUE TEM TUDO PARA TIRAR GARANHUNS DESSE MARASMO, QUE ESSA DUPLA LUIZ CARLOS/ SILVINO LEVOU. QUE DEUS ILUMINE NOSSA TERRA. ALCIDES SILVA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alcides,

      Só para clarear um pouco vossa visão sobre alinhamento político. Eduardo flerta cada dia mais com o PSDB, principalmente, a pessoa de Ségio Guerra e todo o Diretório Nacional do PSDB com total apoio e tratamento VIP de Aécio Neves, vislumbrando um caminho, um plano, para sua empreitada em 2014. Sabe que com o PT, ele não terá voz nem vez, observando-se que a Frente Popular, seja em Recife como já está acontecendo, seja nacionalmente, está em pleno declínio. O próprio PT sofrerá uma rachadura enorme quando em 2014 haverá o embate entre a Presidenta Dilma e o Ex-Presidente Lula. Cá entre nós, numa opinião bem pessoal, sou muito mais a primeira pela coesão política e atitudes mais enérgicas contra alguns atos de corrupção, ainda é preciso fazer muito mais. Não estou falando isso como uma previsão do futuro, mas interpretando o que está explícito nas atitudes dos envolvidos. Enfim, quem quer que seja os futuros prefeito e vice de Garanhuns não terá unidade nem aqui, nem em Recife, Brasília ou até na China.

      OBS: Tenho o direito de ficar anônimo visto que este blog permite, não ofendo ninguém em meu comentário, muito menos faço uso de palavras de baixo calão e sou envolvido até o pescoço com política e seus personagens.

      Excluir
  5. José Fernandes Costa20 de junho de 2012 às 17:59

    Que fique bem claro: numa mulher não se bate nem com uma flor. E mesmo sendo Garanhuns a terra das flores, eu não admito que "batam" na ROSA! - Nem pensar. A ROSA é imune a essas desavenças malcheirosas! - Ela é simpática e carismática! - Por Deus, NÃO confundam a ROSA carismática com a "Renovação Carismática" da Igreja Católica./.

    ResponderExcluir
  6. Escrevi um mini artigo - no meu blog - semana passada, sob o título A esperança está agonizante.
    Lendo esta sua matéria, caro Roberto, vou além: percebo - entristecido - que já matara-na.
    Este "militante político" ao qual você se refere, é pre-candidato a Prefeito, inclusive, mostrou-lhe a Certidão Negativa expedida pelo TRE datada de 6/6/2012 - a qual "faculta o direito de pleitear qualquer cargo eletivo - ou seja: até que sejam realizadas as convenções, continuo no 'páreo'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A esperança, mataram-na mesmo. Não tem mesmo nenhum candidato que traga esperança para nossa cidade.

      Excluir
  7. Boa noite!
    Gostaria de dar minha opinião, desses candidatos apresentados até o momento eu daria um voto de confiança ao jovem Sivaldo, pelo que já fez como vereador pena que as pessoas só imagina o vereador aquele que faz o trabalho de assistencialismo, meu voto seria SIVALDO ALBINO E MUDARIA ESSA CÂMARA DE VEREADORES.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!
    Gostaria de dar minha opinião, desses candidatos apresentados até o momento eu daria um voto de confiança ao jovem Sivaldo, pelo que já fez como vereador pena que as pessoas só imagina o vereador aquele que faz o trabalho de assistencialismo, meu voto seria SIVALDO ALBINO E MUDARIA ESSA CÂMARA DE VEREADORES.

    ResponderExcluir
  9. Comentário equilibrado representa bem o momento político de Garanhuns, cada leitor que julgue e escolha seus caminhos

    ResponderExcluir
  10. Silvino ganha pode juntar Izaías, Eduardo, Lula, Dilma e Armando ainda mais com o ficha suja do Bartolomeu.

    ResponderExcluir
  11. BALAIO DE GATO...ESSA É A REALIDADE DA POLITICA ATUAL DE GARANHUNS. NÃO TEM UM QUE PRESTE....AI MEU DEUSS OLHAI POR GARANHUNS!

    ResponderExcluir
  12. Às vezes tenho que rir ao ler certos comentários. Todos, quase sem exceção, são tendenciosos a esse ou aquele candidato. A democracia nos exige uma definição politica por um daqueles candidatos que nos são apresentados, onde tem-se que levar em consideração o programa de governo, visão administrativa, vida pregressa. Ora, pelo visto, as pessoas que se manifestam são extremamente passionais, o que faz pressupor um voto movido por extrema emoção. Hajam votos tortos!

    ResponderExcluir
  13. Silvino ganha essa de todo jeito!E concorfo com o amigo Alexandro Barros, Roberto as vezes puxa para o lado de Izaias Régis.Silvino Estamos com você.

    Douglas Pontes

    ResponderExcluir
  14. Eu digo uma coisa entre Silvino e Izaias eu voto em Silvino.Ótima gestão a sua em Garanhuns.A boa vista está com vc Silvino.

    Irlla Vanessa

    ResponderExcluir
  15. Estão na relação do TCE que foi enviada para o TRE : Bartolomeu, Silvino, Dimas Carvalho,Júlio César etc. etc. é só entrar pelo Diário de segunda ou no próprio TCE.
    -Que quiser arriscar pode botar qualquer um na vice, e também tem a relação que foi enviada ao TSE, que tem gente de Garanhuns!!!

    - E vai ter novidades da justiça Federal e Polícia Federal!!!

    ResponderExcluir
  16. A verdade é que ainda hoje quem mora em Garanhuns não pode sequer sair de casa sem pisar em uma obra do ex-prefeito Silvino! Saio em defesa dele de graça. A cidade se transformou completamente para melhor. Foram tempos de desenvolvimento para o município. Eleito ano após ano o melhor prefeito de Pernambuco pela opinião pública, chegando a ser o segundo melhor prefeito do Brasil na época! Provou que sabe administrar. Quem não vota nele tem seus motivos, mas esses motivos certamente são menores do que o todo da sua administração.
    Por isso acompanho o comentário do amigo acima e acredito que ele vai voltar nos braços do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEFENDA SEU PÃO EU JÁ PASSEI FOME E EU SEI QUE ISSO.
      MARCIA

      Excluir
  17. Se realmente fôssemos rever todos os comentários escritos até agora veríamos o quanto a palavra "especulação" fora pronunciada.

    Todos, sem exceção,inclusive o Engenheiro Paulo Camelo, que fora o que mais criticou a tudo e a todos,e por isso mesmo, ficou isolado do processo político.

    Não que o Engenheiro seja uma pessoa má,incompetente,sem visão,muito pelo contrário,produziu comentários ricos em conteúdo,muitos deles com muita maestria e altivez.

    Mas o que observamos tal e qual faz o Jornalista ROBERTO ALMEIDA, é que as coisas na política são feitas em cima de emoções,de erros, de falhas e,quando menos esperamos,o gol acontece.

    Os dois exemplos atípicos que estamos vivenciado na política pernambucana e saopaulina são,o Prefeito do Recife João da Costa e a Deputada Federal Luiza Erundina.

    Daqui até o próximo dia 30 de junho tudo pode acontecer,incluside nada.

    Outra coisa que observamos é que todos os militantes bateram fortemente no ex-prefeito de Lajedo,o qual, não deveria nunca ter nem sequer pensado em ser candidato a Prefeito por Garanhuns,pois eu tinha certeza, que pela sua arrogância,sua prepotência e seus atos de grandeza não seria bem aceito pelo povo de Garanhuns.

    Tanto é que nem sua imensa vontade de servir a Garanhuns fora capaz de unir todas as forças políticas mesmo tendo e ocorrendo o perigo iminente de o mesmo vir a atropelar o anseio de todos.

    O lado positivo e altamente significante foi a liberdade de expressão que eu e você,leitor e blogueiro,tivemos de expor as nossas ideias seja criticando ou elogiando.Pois, quem não for capaz de autocrítica,certamente não será um bom político ou pelo menos um bom líder.

    A DEMOCRACIA se faz,se constrói com a participação popular opinando e tentando compreender os momentos de transformações que passa a nossa sociedade moderna.

    Viva a DEMOCRACIA,viva a LIBERDADE DE EXPRESSÃO e viva a Internet , o maior meio de comunicação do Mundo.

    Parabéns,Roberto e todos os outros Blogueiros do Agreste Meridional, vocês valem um 10.


    PROFESSOR ZECA BARBOSA -LAGOA DO OURO-PE.

    ResponderExcluir
  18. Ao tentar a reeleição em 98, Miguel Arraes foi derrotado por Jarbas Vasconcelos, que era do PMDB, seu ex-aliado. Antes, em 1990, deixou o PMDB e filiou-se ao PSB (Partido Socialista Brasileiro) E Silvino Duarte chegava a zombar, e fizeram festa dizendo que miguel ARRAES FOI ELIMINADO DA POLITICA.
    E PERGUNTAVA EM GARANHUNS CAD~E O IDOLO?
    E AI!! EDUARDO CAMPOS ? É HORA AGORA DE COLOCAR ESSE FICHA SUJA PRA CORRE.
    MARIA JOSÉ

    ResponderExcluir
  19. Nas eleições seguintes (1994), foi eleito pela terceira vez governador de Pernambuco, contra seu opositor Gustavo Krause, do PFL. Desgastado e envelhecido tentou a reeleição para governador de Pernambuco, mas foi derrotado por Jarbas Vasconcelos (1988).
    O grupo ficha suja de Silvino, falando mal de DrºEduardo \campos em Garanhuns,fez a maior zona com a derrota de Niguel Arraes.Quem é Silvino Duarte pra falar mal da maior figura do Brasil da história do Icone da Politica.
    espero que o governador de Pernambuco não se esqueça que Silvino é quem um traira mal fazejo,descumbridor de palavra, vai enganar todos os vereadores,como sempre fez.Silvino ficha Suja.

    vai colocar sua querida esposa como laranja para admistrar Garanhuns,está cidade vai afunadar feito o titanic.

    GENEALDA

    ResponderExcluir
  20. Silvino é sério e competente e vcs estão com medo dele.

    ResponderExcluir
  21. Jefferson de Freitas21 de junho de 2012 às 07:50

    Eu faço como um comentarista de Bom Conselho que costuma dizer uma frase bastante interessante. Copiando ele eu digo: SOU SILVINO, DOU 10 POR 1 E NÃO QUERO TORNA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você é Silvino porque você come no cocho que ele come, e você o motorista do caminhão pipa ou do corsa que ludibriou o povo de Garanhuns.
      Você tem que ser da mesma safadeza dele.tem que copiar porque tu é burro mesmo não sabe criar!

      Marlides

      Excluir
  22. Em Garanhuns se quer vai a ver sigundo turno. Silvino come esse no premero kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Promotor Alexandre deveria concorrer nesse pleito. Com certeza teria meu voto.

    ResponderExcluir
  24. porra!!! tá todo mundo sujo só falta lavar a roupa e todo mundo fica limpo
    silvino carro corsa
    bartoleomeu cano entupido
    julio cesar falta com saude
    dimas desviou da saude
    luiz carlos a ponte sem fim


    Porra e ai ?} eu vote me quem?


    Neto

    ResponderExcluir
  25. Muito boa e inteligente análise, porém acredito que tem mais novidades chegando.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA