PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARCIA MÁRQUEZ PERDE A MEMÓRIA

A cantora Shakira e o escritor Gabriel Garcia Márquez, ambos colombianos

O escritor colombiano e prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, está perdendo a memória, segundo relatou um amigo próximo, depois de conversar com familiares do escritor. 

Plínio Apuleyo Mendoza, jornalista e escritor de "Cheiro da goiaba", que reúne recordações de García Márquez antes dele receber o Nobel, revelou que o autor de "Cem anos de solidão" já não reconhece mais as pessoas pela voz.

Mendoza contou que telefonou para o amigo no último dia 6 de março, em seu aniversário de 85 anos, mas que ele não pode falar. "No dia que completou 85 anos, liguei para García Márquez mas não falei com ele. Conversei com Mercedes [Barcha, sua esposa] e ela prefere não passar o telefone para ele porque não reconhece", afirmou o jornalista.

Segundo ele, da última vez em que conversaram, já há alguns anos, o escritor "esquecia certas coisas e me perguntava: 'quando chegou', 'onde está hospedado', e repetia". Em compensação, disse, "fomos almoçar e recordar coisas muito antigas de 30 ou 40 anos atrás, remotas, e a memória funcionava perfeitamente".

Mendoza acrescentou que o filho mais velho de García Márquez, o cineasta Rodrigo, que é seu afilhado, revelou que seu pai tem que ver as pessoas "porque senão, pela voz, não sabe com quem está falando". O jornalista também recordou que tanto a mãe do escritor como um de seus irmãos, que já morreram, sofreram de Alzheimer.

A ideia que o prêmio Nobel tem perdido paulatinamente a memória circula desde que seu biógrafo, o britânico Gerard Martin publicou, em 2009, um livro com sua história. (Fonte: Portal UOL).

7 comentários:

  1. ...enquanto isso "Os maribondos de fogo" do Sarney não se apagam.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom quando o blog traz um assunto deste na área de cultura; a gente sai dessas briguinhas políticas e dos comentários anônimos sem conteúdo; "Cem Anos de Solidão" é um dos melhores livros que já li até hoje.

    ResponderExcluir
  3. Rosa Quidute já vai com 86 votos na pesquisa virtual, desse montante, 85 é de zé fernandes.............................

    ResponderExcluir
  4. e a TELMA sabe ler gente. dar uma impressão que so sabia babar roberto almeda.

    ResponderExcluir
  5. José Fernandes Costa9 de junho de 2012 às 11:14

    Tenho muitas dúvidas quanto a Gabriel García Márques ser amigo de Plinio Apuleyo Mendoza. - Apuleyo, juntamente com Álvaro Vargas Llosa e Carlos Montaner, escreveram "O manual do perfeito idiota latino-americano". - Os três são latinos. E, para mim, os três são idiotas. - Mario Vargas Llosa, pai de Álvaro Vargas Llosa, tem inveja de Gabriel García Márquez. - O trio ora citado, há muito tempo não vê com bons olhos o sucesso de Gabriel García Márquez. Assim como não "engole" a estreita ligação de García Márquez com Cuba e seu povo. - O referido trio considera "As veias abertas da América Latina", do grande escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano, a bíblia do idiotismo. É cinismo e sacarmo deslavados. E uma forma de puxar o saco dos estadunidenses. - Contudo, foi por essas linhas tortas que os autores do manual do idiota, descobriram que são idiotas de pai, mãe e parteira. - E hoje vem esse impostor dizer que telefonou para o "amigo" Gabriel García Márquez. - O Manual do perfeito idiota latino-americano é um tremendo achincalhe aos latinos. - Portanto, boas razões tem Mercedes Barcha para não ter passado o telefone para seu esposo./.

    ResponderExcluir
  6. José Fernandes Costa9 de junho de 2012 às 14:29

    ERRATA: - Onde está escrito Márques, na primeira linha do meu comentário das 11h14, leia-se MÁRQUEZ. - 2. Complementando: - Para confirmar o que eu disse acima, anotem esta: - Mario Vargas Llosa batalhou na imprensa, ombro a ombro com o colombiano Gabriel García Márquez e o uruguaio Eduardo Galeano. - Mas, mesmo assim, certa vez, num coquetel em Barcelona (Espanha), Vargas Llosa agrediu García Márquez, gratuitamente. Atribui-se a desavença entre ambos ao despeito que Vargas Llosa tinha de Gabriel García Márquez. - Agora, por obra do tempo, Apoleyo propaga essa "amizade", no ocaso da vida. - Plinio Apoleyo é conluiado com os Vargas Llosa. - E os três (autores do manual IDIOTA) também têm muita inveja de Eduardo Galeano. - Porque Galeano tem méritos bastantes. - Eduardo Galeano é exemplo de latino que reconhece e prova a exploração dos latinos pelos EUA e Europa./.

    ResponderExcluir
  7. José Fernandes Costa9 de junho de 2012 às 17:34

    ERRATA 2: - Ainda, no meu comentário das 11h14, onde se lê: "É cinismo e sacarmo deslavados", LEIA-SE: - É cinismo e SARCASMO deslavados. - Obrigado./.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA