GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

GARANHUNS A PROCURA DE UM LÍDER

Os eleitores de Garanhuns não estão satisfeitos com os nomes dos pré-candidatos à prefeitura do município. Isto fica claro após uma rápida leitura das pesquisas. O político que lidera a corrida pelo voto, o deputado estadual Izaías Régis, tem 27% da preferência do eleitor. O segundo, Zé da Luz, ficou na última pesquisa com 20%. Logicamente, se tivéssemos alguém já consolidado, em quem o garanhuense confiasse plenamente, os índices seriam bem maiores, acima de 50 ou 60%.

Se bem que essa última pesquisa feita no município incluiu o nome de 9 pré-candidatos, quando na realidade deveremos ter apenas 5 ou 6 nomes participando da disputa. Um estudo noutro cenário, pode fazer com que os mais bem posicionados avancem para três e quatro dígitos respectivamente.

Zé da Luz confia que poderá melhorar nas pesquisas caso tenha como vice Aurora Cristina. Neste caso, seria apoiado pelo ex-prefeito Silvino Duarte e provavelmente por Luiz Carlos de Oliveira. É por aí que ele imagina se consolidar e se credenciar para ganhar a eleição, embora alguns continuem insistindo que o representante do PHS nem ao menos será candidato. Falta pouco tempo para a gente tirar isso a limpo.

A estratégia de Izaías Régis parece ser outra. Como já tem um padrinho forte - o senador Armando Monteiro - não está brigando pelo apoio do governador e nem do prefeito da cidade. Respeita os dois, trata bem tanto um como outro, porém está buscando alianças na base, junto dos partidos e da população.

Pode até não conseguir, mas já tentou obter o apoio do PMDB, do PR e do PSDC. Os três partidos e outros que estão sendo conversados trazem bons candidatos a vereador, tempo no guia eleitoral e nome respeitados no município, alguns com muita densidade junto à classe média.

Três pessoas com quem o repórter conversou esta semana, considerados formadores de opinião, estão inclinados a embarcar na candidatura de Izaías, porém esperam uma definição do palanque. Segundo eles o deputado precisa ampliar, ter junto de si nomes que inspirem confiança tanto para fazer uma campanha como para governar Garanhuns.

Os atuais assessores do parlamentar, esta é uma opinião quase unânime na cidade, são fieis, são seus amigos, mas o cercam de uma maneira que estreita a possibilidade de alianças e não têm uma visão macro do processo político. "Eles se limitam a fazer fofocas e temem que pessoas inteligentes se aproximem de Izaías", revelou alguém que já foi próximo do candidato do PTB e hoje está afastado.

Paulo Camelo gosta de dizer que em Garanhuns falta um líder burguês. Eu diria que na verdade falta um grande líder popular, com ampla inserção na massa, como por exemplo foi Zé Cardoso, embora nunca tenha chegado à prefeitura.

O garanhuense está desconfiado, está com medo. Demonstra insatisfação com o atual governo e não sabe ainda o que fazer, temeroso de que o próximo prefeito siga o modelo dos últimos governantes do município.

Garanhuns não precisa de um Salvador da Pátria, até porque esses personagens sempre foram vendedores de ilusão.

A cidade precisa de um líder. Alguém que possa fazer uma aliança ampla com os partidos, que tenha vontade de fazer as coisas, mas tenha consciência de que não se governa sozinho. Um político sem medo de botar no seu palanque e depois no seu governo as pessoas inteligentes e que desejam trabalhar de verdade pelo município e não enricar às custas dos cofres públicos dentro de 4 ou 8 anos.

Garanhuns precisa de um líder capaz, que tenha habilidade para conciliar vaidade e humildade, que escute, planeje, trabalhe e faça acontecer.

Quando um desses que está aí como pré-candidato - Aurora, Antônio João, Izaías, Paulo Camelo, Rosa Quidute, Sivaldo, Zé da Luz... - tiver um bom palanque, discurso, programa de governo e passar para o povo a ideia de mudança e a certeza de que está preparado para levar à frente o plano de "reconstrução de Garanhuns", então terá dado o grande passo para conquistar corações e mentes. Ganhará a confiança do eleitor e terá nas mãos a chance de fazer o município andar, entrar nos trilhos e recuperar o tempo perdido "sem medo de ser feliz".

16 comentários:

  1. João Matias - Heliópolis11 de maio de 2012 às 08:11

    Eu comecei a escrever neste blog e só fui ser censurado quando comecei a escrever o óbvio. Talvez seja outra vez censurado outra vez porque vou fazer algumas críticas ao texto. Quando a crítica é ao Alexandre Marinho, como fiz ontem, dizendo que ele parecia desesperado em chamar um jornalista de imbecil e jogá-lo contra a cidade, só porque ele falou de um fato que os próprios blogs da terra deitaram e rolaram no assunto.

    Hoje este texto do Roberto é coisa mais vazia que ele escreveu nos últimos tempos. O que o ele está querendo para Garanhuns é um Santo, ou senão o Lula. Eu adoraria que o Lula viesse, deixando de lado São Paulo, e se candidatasse aqui. Mas, mesmo vindo ele não seria candidato pois a Rosa não cederia seu lugar. O Roberto quer um candidato que faça composições, que faça alianças e não queira governar sozinho. E a pergunta é, fazer alianças com quem?

    Eu não entendi nada do texto do Roberto. Daria para ser mais explícito e dar o nome do Santo, Roberto. Ou você está descrevendo o Antonio Dourado, que tem as costas quentes e que tem este mesmo discurso? Não tem jeito, teremos um Salvador da Pátria e vocês sabem quem...

    ResponderExcluir
  2. Sua análise está perfeita, Roberto. Não tiro uma vírgula sequer. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Roberto, enquanto a 'massa' permitir ser conduzida como 'gado de rebanho' - e o poder econômico der o 'mote' na política - podem procurar tal qual procura-se agulhas num palheiro, e mui dificilmente emergiram lideranças comprometidas com os reais interesses do povo.

    Dedé Seixas.

    Ah, visitem - por favor - meu blog de poemas: http://balaiadadepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. PRA VOCÊ ROBERTO, QUAL QUER MERDA SERVE, MENOS ANTONIO JOÃO, É UMA RAIVA CANINA. VOCÊ SABE QUEM GRAVOU E A POLICIA JÁ TEM UMA PISTA DOS ENVOLVIDOS . SERÁ QUE VOCÊ ESTA NO MEIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAIVA CANINA DEVE TER ANTÔNIO JOÃO QUANDO FALA DOS MÉDICOS E PROMOTORES DAQUELE JEITO.

      Excluir
    2. O João Matias sendo censurado não se perde nada; o problema dele é que não tem a inteligência privilegiada de um Alexandre Marinho, do Altamir Pinheiro ou do Dedé Seixas; percebam que eles compreenderam bem a mensagem ao contrário do obtuso do João ou Mané que é tudo a mesma coisa... Depois ainda querem minimizar o intelecto das mulheres...

      Excluir
  5. Roberto, você não deve ter lido ou visto as pesquisas de São Paulo e de outras cidades, visto que estamos apenas no início e todos ainda são pre-candidatos, não da para servir de parâmetro essa pesquisa de Garanhuns, pelo menos por enquanto. Nem sempre quem tem 50% ou 60% das intenções de votos chega ao fim como vencedor. O eleitor pode mudar. Carlos Cunha.

    ResponderExcluir
  6. POLITICAMENTE, GARANHUNS ESTÁ TONTA, PERDIDA ENTRE TECNOCRATAS POLÍTICOS DE OITAVA CATEGORIA E CERCADA DE PESSOAS COM POBREZA DE ALMA E ESTUPIDEZ POLÍTICA POR TODOS OS LADOS. COM EXCEÇÃO DA ARARINHA AZUL(Aurora) E DO TUCANO AMARELO(Silvino) E CORRENDO POR FORA PAULO CAMELO, TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS DE GARANHUNS TORNARAM-SE NUMA SUCURSAL DO PSB(LEIA-SE: “OI DE GATO”). SÃO LEGENDAS SEM PROGRAMAS E SEM CURRÍCULOS. POSSUEM APENAS PRONTUÁRIOS. QUANTO A ZÉ DA LUZ E IZAÍAS RÉGIS(EM QUE PESE O PETEBISTA SER O FAVORITO ABSOLUTO E SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE SERIA ELEITO), ESSES DOIS NÃO TÊM IDEAIS, TÃO BLEFANDO!!! ESTÃO SEM DESCULPAS E NÃO TÊM VOZES ATIVAS, SÃO DEPENDENTES, POLITICAMENTE FALANDO. NÓS VAMOS FAZER COM QUE ELES CAIAM FORA. PARA O NOSSO BEM, CLARO!!! COM TODO O RESPEITO DE QUE OS DOIS SÃO MERECEDORES, TUDO O QUE ESSES RAPAZES PRATICAM NÃO PASSA DE EXIBICIONISMO CHULO, ENCENAÇÃO TOSCA, EXPLORAÇÃO INDECENTE E EXPOSIÇÃO ELEITOREIRA... APROVEITANDO A DEIXA, EM GARANHUNS, SE TEM UMA PESSOA QUE ESTÁ PREPARADA PARA SER PREFEITO DESTA CIDADE. CHAMA-SE GIVALDO CALADO, ELE ESTÁ NO PONTO, AMADURECEU, PORÉM, NUNCA SE EMPENHOU, NUNCA MEXEU UMA PEDRA PARA DIMINUIR ESSE ALTO ÍNDICE DE REJEIÇÃO QUE O PERSEGUE E ESTÁ EMPREGUINADO FEITO SANGUESSUGA HÁ MAIS DE VINTE ANOS. NO QUE DIZ RESPEITO A ESSE IMBECIL DE LAJEDO, O BATOM NA CUECA JÁ APARECEU E ELE INSISTE EM MANTER O CASAMENTO (CANDIDATURA). MULHER (GOVERNADOR) SÓ É CEGA QUANDO LHE CONVÉM. ISSO TAMBÉM VALE PARA A POLÍTICA. A VERDADE, NUA, PURA E CRUA É QUE: O VIÉS DESTA ELEIÇÃO CHAMA-SE: IVO TINÔ DO AMARAL. ISSO MESMO, IVO AMARAL, SIM SENHOR!!! O HOMEM QUE PENSA GARANHUNS, DIUTURNAMENTE. O POLÍTICO QUE GOVERNOU GARANHUNS PENSANDO ABSOLUTAMENTE NELA. MAS, PORQUE O VIÉS DESSA ELEIÇÃO É O VETERANO POLÍTICO E ESSE PLEITO TEM QUE PASSAR PELA SUAS MÃO?!?!?! SABE O PORQUÊ: ESTÁ VINDO AÍ, A FORMAÇÃO DE UMA CHAPA COM AUROORA CRISTINA CANDIDATA A PREFEITA E IVO AMARAL NA VICE. SINCERAMENTE, SE ISSO VIER ACONTECER, NÃO TEM PRA NINGUÉM, MORREU MARIA PREÁ!!!

    P.S.: - Quem perdeu o bonde foram os doutores Alexandre Marinho e Ivan Rodrigues. Esses dois, sim!!! seriam o viés desta eleição. Porém, estavam com a receita da eleição nas mãos. Fecharam-na a sete chaves não se sabe onde e o pior, jogaram as chaves fora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, nós amamos Garanhuns, mais não estou, nós não estamos doido (s) a ponto de querer Silvino de novo, tá brincando né!!, pois se isso acontecer ó meu! Garanhuns vai acabar de se afundar!!!!!!! pensa bem, o homem passou 8 anos, o inimigo, hoje amigo mais 8 anos, pelo o amor de Deus.Vamos refletir! Eleitores continuam no vale da decisão(oes) Pois é, sou eu, somos que decidimos. Vamos lá com muito cuidado tá!!.

      Excluir
  7. Roberto Almeida, vou ver se nesse blog também há alguma propaganda da prefeitura de Garanhuns, pois no blog do Wagner Marques, depois que a prefeitura está colocando uma publicidade paga da prefeitura, parece que a mesma nunca mais cometeu irregularidade e está parecendo uma Santa!, nenhuma irregularidadezinha, nenhuma improbidadezinha... Por favor Roberto, não deixe a prefeitura de garanhuns colocar propaganda aqui senão ela também vai virar uma santa aqui também. Jorge Filho

    ResponderExcluir
  8. MEU CARO, ROBERTO ALMEIDA.


    A democracia pressupõe diálogo,entendimento,críticas,conviver com o óbvio e ter sangue de baratas para aguentar as pancadas vindas de todos os lados.

    Foi assim desde quando Vossa Senhoria resolveu criar um Blog exclusivo com temas diversos e muitos voltados para a convivência política,o que é bastante salutar e necessário.

    A maioria absoluta do nosso povo não lê,estuda muito pouco,não lê jornais,não assiste mais televisão,não ouve mais Rádio,não participa de reuniões dos bairros,das comunidades,das associações,tudo em função do desgaste que a classe política vem sofrendo ultimamente.

    Garanhuns não é uma ilha e muito menos uma exceção.Os erros praticados por todos os políticos de Garanhuns vem de muito longe.Todos sem exceção,cometeram erros grosseios, não tiveram uma visão macroeconômica e macropolítica do Município e deixaram criar vários grupos politicos e assim cada um deles apoiou um Deputado Estadual e Federal e assim houve a desagregação.

    De todos os nomes lançados até agora,apenas um tem uma maior sintonia com os problemas de Garanhuns por continuar insistindo em querer ser Prefeito e assim ter a sua vez de mostrar para que veio,tratando-se do Sr. Izaias Regis.

    Não que ele seja um mar de rosas,rodeado de flores,isentos de defeitos, não.Mas é o único que tem uma estrutura montada para aguentar as cacetadas e as porradas que levará do grupo que está ao lado dos poderosos e quer impor a todo custo um candidato e assim tirar o sossego dos grandes homens que com defeitos ou sem defeitos vem construíndo a história política de Garanhuns.

    Não vou citar o nome, mas quando nós aqui em nossa cidade queríamos o melhor nos anos de 1992 e vimos as grandes obras chegarem e chegaram mesmo,tirando o carro pipa do município,muitos não acreditaram e hoje estamos numa situação muitíssimo melhor do que há 20 anos atrás.

    Garanhuns vai sim construir o seu líder,ele não está invisível,ele tem vontade própria e está determinado a dar continuidade as administrações passadas, porém procurando fazer o melhor e corrigindo os erros para ver a Suíça Pernambucana crescer cada vez mais.

    Ruim com ele e pior sem ele.Os outros têm que fazer um balanço minucioso de seus problemas partidários e partir firme para fazer a travessia.A reta final está chegando e tudo será consumado no dia 30 de junho de 2012.

    PALAVRA DE UM PROFESSOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tem sido a desgraça de Garanhuns. Qualquer idiota, escondendo-se atráz do anonimato e intitulando-se "Professor", começa a deitar cátedra e, no final, fazer a apologia da mediocridade. Sim, porque a escolha do menos ruim - no caso Izaias - é um culto à insignificância e à pobreza de projetos. Se depender desses "professores" Garanhuns está perdido.

      Excluir
    2. Meu caro anônimo.Ninguém atira pedra numa árvore que não dá frutos.As suas pedradas foram atiradas numa árvore que já deu e dará frutos, sim senhor!.

      Excluir
  9. "Qualquer idiota, escondendo-se atráz do anonimato e intitulando-se "Professor", começa a deitar cátedra e, no final, fazer a apologia da mediocridade".

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desafiou o José Serra e Geraldo Alckmin dizendo que tinha um Projeto para o País.Ao Chegar ao governo copiou todas as POLÍTICAS PÚBLICAS deixada por FHC: proer,pronaf,bolsa família,câmbio flutuante e expansão das telecomunicações e apoio sistemático a todos os corruptos da direita conservadora(Sarney, Collor,Maluf,Jáder Barbalho,etc).

    O maior de todos os PROJETOS que os vereadores aprovam anualmente é o "PROJETO ORÇAMENTÁRIO", peça essa feita e produzida por técnicos conhecedores da Lei.

    O resto é aplicar o dinheiro corretamente e correr atrás dos PROJETOS EM BRASILIA através das DOTAÇÕES EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS.

    Para isto o Município tem que votar bem nos seus Deputados Federais e Estaduais e o Poder Executivo deve Cobrar sistematicamente os PROJETOS.

    PALAVRA DE UM PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  10. É lamentavel que Garanhuns não tenha um "HOMEM" de vergonha que queira que Garanhuns saia do buraco que esta. Estes que estão ai não querem nada só o título de prefeito e mandar no cheque da viuva. Vamos para o buraco por mais quatro anos. Isto é uma miseria.

    ResponderExcluir
  11. Quando eu andava com o retrato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva debaixo do braço esquerdo em 1989 muitos da direita conservadora diziam que eu estava defendendo um COMUNISTA de Cuba de Fidel Castro e um sapo barbudo.

    Levei muito nome de doido por acreditar que ele viria transformar o Brasil e transformou mesmo.

    Se a TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO tivesse sido iniciada nos Governos Militares e nos Governos Civis (Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrirque Cardoso(8 anos) e o Padre Cappio não tivesse feito a greve de Fome quando passamos 2003,204,2005,2006 e somente em julho de 2007 foi que o Exército Brasileiro iniciou as obras,certamente, o Nordeste não estaria retornando a Indústria da Seca com centenas de carros pipas e milhares de cabeças de gado morrendo de fome e sede.

    Pois, existem também o estudo para interligar o Rio Tocantins com o Rio São Francisco quando seria a redenção d!agua em todo o Nordeste Brasileiro, haja vista que, o Rio desemboca as suas Águas para o Rio Amazonas que por sinal é o maior rio em volume d!agua do mundo perdendo apenas para o Rio Nilo em extensão.Cheia no Amazonas e seca no Nordeste.A natureza não é totalmente cruel com o Brasil!


    PROFESSOR ZECA BARBOSA -LAGOA DO OURO-PE

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA