GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

DOM TIAGO POSTMA E O COLÉGIO DIOCESANO

Conforme já antecipamos aqui no blog, naa próxima terça-feira, 8 de maio, a Diocese de Garanhuns fará homenagem à memória do Bispo Dom Tiago Postma, quando são passados 10 anos de sua morte. Uma missa será celebrada na Catedral de Santo Antônio e a comunidade católica está sendo convidada a participar.
O Pe. Emerson, da paróquia da Boa Vista, lembrou que Dom Tiago tinha nacionalidade holandesa, mas ao vir para o Brasil, evangelizar na região Nordeste, doou sua vida aos pobres e a pregação da mensagem de Jesus.

“Homem tranquilo e de ideais, em tempos de muitas dificuldades históricas, esteve a serviço dos pobres, colocando-se sempre ao lado dos menos favorecidos, na busca que todos fossem um”, assinalou o sacerdote.

D. Tiago também tem sua história ligada ao Diocesano, por vários motivos. Compartilhamos alguns, para fazer história e recordar o grande papel que esse grande sacerdote teve na educação e no "seu Colégio Diocesano de Garanhuns". Lembremos:

Quando D. Tiago saiu da Paróquia de Sta. Terezinha, escolheu o Diocesano para morar, e durante algum tempo dividiu com o Mons. Adelmar sua moradia ao lado do dormitório dos ex-alunos.

Quando foi nomeado Bispo, recebeu a noticia no Colégio, pelo próprio Mons. Adelmar.

Durante o seu bispado, visitava sempre o que ele chamava de "seu Colégio" e gostava de andar no meio dos alunos, onde, com seu acolhimento, carisma e alegria, não se sabia quem era o Bispo ou quem era os alunos.

Comparecia ao Colégio para conversar com o Mons. Adelmar, seu confessor, com os amigos e direção. Mesmo quando deixou de ser Bispo da Diocese, várias vezes chegava de repente ao Colégio, onde passava um bom tempo conversando com todos e indo até a cozinha onde sempre se sentava com os funcionários para tomar um cafezinho,  para saber as noticiais de cada um. Ouvia com carinho, ria dos fatos e quando se fazia necessário dava os seus conselhos. Era sempre um momento especial para todos.

Foi D. Tiago Postma quem deu a Primeira Provisão ao Prof. Albérico Fernandes, como primeiro diretor leigo na história do Diocesano de Garanhuns, fato que abriu espaço para que em vários outros Colégios Diocesanos do Nordeste, também fossem nomeados diretores leigos.

Sempre amigo e um de sorriso fácil, conquistou muitos amigos, e com certeza está vivo no coração de todos eles.

Um comentário:

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA