PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O JOGO SUJO E A MEMÓRIA DE ARRAES

Política é jogo duro, dizia Cristina Tavares. “É uma mão no sangue e outra na merda”, lamentou uma vez a parlamentar. O povo, na sua sabedoria, costuma ver a política como uma atividade suja e defende que “um homem de bem não se mete com isso”.

A dureza do jogo político fica claro depois da divulgação da Carta do advogado e presidente da Arpe, Ivan Rodrigues. No começo, vieram só manifestações de apoio, com as pessoas se identificando e todos percebendo não se tratar de pseudônimos. Posteriormente começou uma orquestração para tentar desqualificar o veterano militante da esquerda, de 84 anos de idade.

Chegou ao blog um comentário insinuando que Ivan se aproximou de Arraes depois de 1988, por oportunismo político. Quem não sabe a história, pode ser levado a acreditar numa insanidade dessas.

Por respeito ao presidente do PSB, muitos dos comentários não têm sido publicados. Anônimos só são respeitados quando também respeitam.

Saibam que Ivan Rodrigues votou em Miguel Arraes na eleição de 1962. Eleito o governador, o garanhuense foi escolhido para presidente da Cilpe, empresa que prestou grandes serviços ao Agreste e foi privatizada por Joaquim Francisco.

Em 1964, quando veio o golpe militar, no início de abril o então presidente da Companhia de Industrialização de Leite de Pernambuco foi ao Palácio para trabalhar e quando chegou lá tomou conhecimento de que Arraes tinha sido deposto. Ainda foi levado preso, para um quartel militar.

Na volta do governante ao poder, em 1986, o garanhuense novamente foi convocado a trabalhar, assim como a partir de 1995.

Ivan foi vereador em Garanhuns e perdeu eleições para deputado estadual e prefeito. O fato de não ter vencido não o torna um fracassado. Farsantes são os que chegam à vitória por meios escusos e traem a população que lhes deu o poder.

Insinuar que o advogado está por trás das gravações contra Dourado é uma ignomínia sem limites.

O próprio Antônio João sabe que sua fala foi gravada por alguém de Lajedo e que os políticos de Garanhuns não estão envolvidos nisso.

Este blog, como os demais, apenas recebeu o material editado, via yotube e divulgou por saber que as gravações eram autênticas e representavam material jornalístico de interesse público.

Nunca fui próximo de Ivan, há muito que não o vejo e nunca postei nenhuma notícia neste espaço enviada por ele, à exceção da Carta divulgada recentemente.

Já sofri até críticas, da parte dele, nessa história toda. Nem por isso vou deixar de elogiar seu posicionamento neste momento, ao mesmo tempo em que como profissional e cidadão me sinto no dever de repudiar os ataques grosseiros que não respeitam nem a idade nem a história desse cidadão de Garanhuns.

Vencer eleição, ser bom de urna não é tudo. Tem ladrão e tem assassinos nas Assembléias Legislativas e no Congresso Nacional (lembram do parlamentar que serrava gente?). E esses senhores chegaram lá pelo voto.

Basta assistir o filme nacional Tropa de Elite 2 para saber do que estou falando e constatar a bandalheira que existe na política.

Não adianta tentar transformar Ivan Rodrigues em um desses bandidos. Garanhuns o conhece, os homens de bem sabem que ele é uma pessoa íntegra. Se tiver defeitos, como todos nós, esses sempre o prejudicaram mais do que aos outros.

Por isso mesmo não merece ser desrespeitado pelo seu partido, pelos ignorantes e por pessoas que querem tomar Garanhuns à força, pensando que podem transformar esta cidade num curral.

Quando Ivan perdeu o seu filho, em 2010, Lula Arraes, filho do ex-governador, escreveu uma mensagem tocante ao blog chamando o presidente da Arpe de “pai”.

Acredito que todos da família Arraes têm a mesma consideração por esse garanhuense, inclusive o governador Eduardo Campos.

Por conta de política, de interesses e projetos pessoais, é um ato criminoso se partir para o ataque alucinado contra o ex-presidente do PSB, apenas porque este – democraticamente – discorda do autoritarismo, da imposição e da obsessão de alguns pela Prefeitura de Garanhuns.

17 comentários:

  1. Senhor Roberto Almeida, mesmo voce esfolando os anonimo e engrandecendo o IVAN é preciso que se diga com todas as letras que ele foi matreiro, esperou seis meses na surdina para responder, mesmo depois de ter sido desmoralizado em ser chutado da comissão provisoria. essa é a verdade ele foi chutado e ficou de bico calado. Não venha que não tem senhor Roberto?

    ResponderExcluir
  2. QUANDO SE ESCULHAMBA ANTONIO JOÃO, ROBERTO CORRE LOGO PRA DIVULGAR, MAS QUANDO É COM OS SEUS, ELE FICA CALADO, MAS A ELEIÇÃO VEM AÍ , E ANTONIO JOÃO VAI SER ELEITO. E O QUE FIZERAM COM DOURADO NÃO É JOGO SUJO ???????

    ResponderExcluir
  3. Claudio Lyra disse:
    16 de abril de 2012 às 15:22
    Será ainda mais digno se o Sr. Ivan Rodigues deixar o comando do orgão a qual ele tá ligado dentro do governo doe estado, ele não pode dizer que o governo é autoritario e permanecer dentro dele, assim deveria fazer dona Emilia diretora do Dom Moura e seu marlos Duarte, todos com vinculo no governo que eles dizem autoritario, o Sr. Marlos anda entregando jornal nos bares e lanchonetes contra Antonio João, e memso assim não quer largar o osso, isso é uma incoerencia e uma falta de carater, por não dizer falta de vergonha na cara. saiam e deixe o governo autiritario que tanto voçes batem aos quatro cantos. ou serão lembrados em nossa cidade e no estado como oportunistas de plantão

    ResponderExcluir
  4. Claro, que o Dr. Ivan Rodrigues foi desmoralizado, ficou evidente em toda esse esconde esconde.

    ResponderExcluir
  5. Esse anonimo(07:37) estar completamente correto ao afirmar que o Senhor Ivan foi desmoralizado. Esse reporte estar completamente errado quando diz que foi um ato criminoso se partir para o ataque alucinado contra o ex presidente do PSB. Qui nada reporte? Essa coisa toda so chegou a tudo isso por culpa da comissao provisoria que butou.......entre as pernas e se calousse. O Paulo Camelo faz uma pergunta corrreta: Porque nao pediu licenssa do partido em IVAN?

    ResponderExcluir
  6. José Fernandes Costa17 de abril de 2012 às 17:27

    Só se atiram pedras em árvores que dão frutos. - Respeitem a trajetória de Ivan Rodrigues. - Se ele, Ivan, ficou calado durante alguns meses de fofocas e imundícies ultimamente, isso NÃO significa que tenha sido "desmoralizado", nem humilhado. - Pode-se dizer que Ivan é superior aos que fazem o jogo sujo da política. Os que usam de métodos escusos é que são desmoralizados. Quanto à humilhação, o tempo dirá. - Quem tem maturidade e decência, aguarda calmamente a hora de falar. Um homem que tem história NÃO precisa precipitar-se por causa de picuinhas. Deixem que a história julgue os que têm história. - Assim como a história julgará, também, os que NÃO têm história. - São tantos os "analistas políticos" dizendo bobagens, nessas horas, que causa dó ver tanta pobreza de espírito./.

    ResponderExcluir
  7. O governador está sem ter como dizer a Antônio João: Amigo, erramos.
    Antônio João deve desde já compreender que perante ele o governador foi um amigo, quando tentou, porém, em Garanhuns, os Dourado não tem votos.
    Faz parte na vida os erros e acertos.
    Antônio João, você sempre terá um espaço junto a Eduardo Campos, portanto, esvazia das costas daquele líder o dever de ter que tentar te empurrar de qualquer jeito onde tu hoje não cabe.
    O povo de Garanhuns o respeita, porém não o querem como prefeito.
    Facilita a vida do governador, ele tem coisas macros pra se preocupar.

    ResponderExcluir
  8. esses anonimos q ficam divulgando o nome desse forasteiro no teu blog são frutos dele liga não.nem votar em GARANHUNS eles votam, eu conheço alguns deles,fique tranquilo dr ivan rodrigues o sr é um homem de bem

    ResponderExcluir
  9. Amigo Roberto Almeida , venho de público expresar a minha solidariedade ao Dr. IVAN RODRIGUES ,
    homen horado e exeplo de Político , sempre escuta muito e fala pouco e nas horas certas , porisso nem sempre
    é compreendido , mas na vida política os justos são sempre enjustiçados. A POLÍTICA É UMA CAIXA DE
    SEGREDO ONDE SE COLECIONA DECEPÇÕES.edson carneiro.

    ResponderExcluir
  10. Ivan Rodrigues nao é uma pessoa errada, apenas ele errou e muito feio neste episodio. quanto a o intrometido ze fernbando esse é errado de naçença

    ResponderExcluir
  11. O que fez Ivan para Garanhuns? Pelo que se sabe, ele se aproximou de Arraes na sua volta do exílio, quando o mesmo se elegeu governador. Por que os outros não largam o osso? São uns oportunistas, e de oportunismo o Brasil está cheio. Passou todos estes anos mamando no governo, e aproveitando-se da família Arraes, que aliás também já foi enganada por muitos de Garanhuns. Este blog aplaude quando arrasam com João Antonio Dourado. E Ivan, uma nulidade na política da cidade, um oportunista de Carteirinha, ninguém pode falar? Se saiu do governo, saiu tarde.

    ResponderExcluir
  12. A trajetória de Arraes já é um lixo. Não passava de um coronel personalista, que sempre quis ser presidente da república. COMO TODO CORONEL, TINHA SEU SÉQUITO, logo depois complementado por Ivan Rodrigues, que aliás, nunca mais largou o osso. E que osso! É um homem de respeito? O que fez quando Arraes arrasou com a carreira de Cristina Tavares? Aliás, porque o ilustre bligueiro não pergunta á famíulia de Cristina Tavares, sobre Arraes?

    ResponderExcluir
  13. Eu não acredito em nenhum sujeito desse que fazia parte da comissao provisoria do PSB. E os que não fazem entraram no partido no apagar da luz por oportunismo e ficar ao lado do rei. juntando tudinho e queimando num dar uma par de cinza.

    ResponderExcluir
  14. O fato: o autoritarismo típico de políticos medíocres que chegam ao poder e acham que através da politicagem vão ser lembrados para sempre, puro engano!
    O senhor governador está, com estas imposições, com jogos sujos, com politicagens, com rasteiras, entrando para a História como mais um que chegou ao poder e vai deixá-lo sem deixar nenhuma saudade. O PSB, que me desculpem os poucos Socialistas que restam, não tem nada de Socialista, de Democrático. O PSB, assim como a maioria dos partidos no Brasil se tornou mais um, fazedor da política barata, partícipe da politicagem nojenta que cria o neo-coronelismo. Numa corrida cega ao Planalto, o senhor governador de Pernambuco busca apoio de Deus e do diabo, faz acordo com Kassab e Borhausen (crias diretas da Ditadura Civil-Militar que prenderam e expulsaram seu avô Miguel Arraes), e governa Pernambuco num faz de conta, um conto de fadas, quando na realidade os problemas graves de desigualdade social, miséria e desemprego (sem falar nos altos índices de criminalidade) não são levados à sério.
    Não conheço o senhor Ivan pessoalmente, mas, pela sua história e coerência, fica latente sua vida de Político, com "P" maiúsculo. Sua dignidade fica visível.
    Não vamos cair no erro de culpar Sileno (o presidente local do PSB/PE) ou o provável candidato Dourado dos erros do PSB. Se existe um dedo nisso tudo é o dedo do autoritarismo e do neo-coronelismo de Pernambuco.
    Está longe de ser um estadista o nosso governador, muito longe!

    M. Souto, Garanhuns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro M. Souto: Não tomo em consideração os que se escondem no anonimato e, por isso mesmo, gostaria muito de lhe conhecer pessoalmente para uma boa prosa de troca de informações e, sobretudo, de opiniões. Abraço de Ivan Rodrigues

      Excluir
  15. TODO O PSB DE GARANHUNS ESTAR DESACREDITADO E COM A CARA NO CHAO. OS NOVATO QUE ENTRARAM NO PARTIDO NO FINAL DE SETEMBRO E OS ANTIGO QUE BABAVA O GOVERNADOR QUE ERA DE FAZER VERGONHA. E AGORA PAULO LINS? IVAN? GIVALDO? FALCAO? NIVALDO? ALEXANDRE MARINHO E O FILHO DE IVO AMARAL??

    ResponderExcluir
  16. Jefferson de Freitas18 de abril de 2012 às 15:04

    Eu estou cansado de dizer: se existe um culpado em tudo isso é o governador e não Ivan(apesar de ter ficado calado e engulido em seco).

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA