PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA DOMINGO

O horário de verão 2011/2012 do Brasil termina no dia 26 de fevereiro. À 0h (do sábado para o domingo), os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Foram 133 dias, começando no dia 16 de outubro, e o período foi o mais longo da história. A data para o término foi prorrogada em uma semana devido ao carnaval.

A medida vigora no Brasil há 27 anos, em 16 Estados brasileiros. O objetivo, segundo o Governo Federal, é a redução do consumo de energia, já que no verão a iluminação natural diária tem maior tempo de duração. De acordo com as empresas que administram o fornecimento de energia, entre o final da tarde e o início da noite, encontra-se o período do dia em que mais se consome energia elétrica. Neste momento é que o sistema de fornecimento atinge o pico de carga coincidente, ou seja, todos aumentam o consumo de energia no mesmo momento.

Ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se a entrada desses equipamentos ao mesmo tempo. A iluminação pública, por exemplo, começa a funcionar após as 19h, no sentido inverso das atividades industriais. Com dias mais quentes, propícios a passeios e atividades físicas ao ar livre, as pessoas retardam a utilização do chuveiro, pulverizando o uso desse equipamento, que apresenta alto consumo de energia. Essas são as principais razões para a adoção do horário de verão pelo Brasil, seguindo passos de muitos outros países, principalmente na Europa e na América do Norte. (Fonte: Blog do Jornal Vanguarda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA