Até o próximo dia 29 acontece uma das maiores festas religiosas de Garanhuns. É a Festa de São Sebastião, no bairro da Boa Vista, uma tradição de muitos anos. O pároco do bairro, padre Emerson, convida toda a comunidade a participar das celebrações, quermesse, bingo, procissão e outras atividades que fazem parte do evento. Nos últimos anos, a Igreja decidiu acertadamente acabar com os festejos profanos, que resultaram em muita bebedeira e brigas. Agora, a programação é voltada exclusivamente para o aspecto religioso. Feita a homenagem ao santo e as orações, as pessoas podem refletir e talvez até se purificar. Ficar em paz. Afinal, esse é um dos objetivos do cristianismo.
Eu fui presidente da Festa de São Sebastião em Lagoa do Ouro de 1987 a 1994, isto é, durante 8 anos.
ResponderExcluirSegui a tradição deixada por José Gonçalves de Melo, o qual, foi presidente durante 50 anos e quem idealizou a mesma.
Não se poderia realizar bailes e trazer bandas com shows escandalosos.
Com o tempo fizeram as coisas tudo errado e terminaram com as festividades.
Naquela época não muito remota, nós trazíamos a Banda Manoel Rabelo que se apresentou por diversas vezes em Lagoa do Ouro cedido pelo ex-prefeito Ivo Amaral, pastoril, reizado, parques de diversões, os quais, nada representaram escândalos e outras coisas mais.
Ainda hoje não concordo sob hipótese nenhuma ter se acabado com a tradicional Festa de São Sebastião em Lagoa do Ouro.Aliás nunca se deveriam acabar com as festas tradicionais: São João, São Pedro, Reis, Festas dos Padroeiros(as), Carnaval,Natal, Desfile de Sete de Setembro e outras afins, apenas adaptá-las aos novos tempos e as novas realidades sem desfigurar do lado correto e ético.
Hoje, muitas delas acabaram e outras que surgiram terminaram se acabando também, e todo mundo sabe por que acabaram?
PROFESSOR ZECA BARBOSA (LAGOA DO OURO-PE).