PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

TEMPERO DA VIDA - FILMES INESQUECIVEIS - 69º

Encontrei este filme na Americanas de Garanhuns. Um trabalho de um diretor grego, Tassos Boumetis, do qual, confesso a ignorância, nunca tinha ouvido falar. O longa é de 2003 e ganhou 10 prêmios no Festival de Cinema Thessaloniki, aberto a produções independentes e considerado um dos mais importantes da Europa.

Confesso que Tempero da Vida foi uma bela surpresa. Incluir uma produção de menos de 10 anos na série Filmes Inesquecíveis não é fácil. Quem acompanha essas resenhas escritas sobre cinema sabe que têm sido privilegiados os grandes clássicos de até 50 anos atrás e alguns sucessos populares de qualidade dos anos 70, 80 e 90.

Mas este filme grego está à altura de muita coisa boa que tenho conferido desde que me tornei um cinéfilo inveterado. Para começar vi semelhanças no modo como a história foi contada e na própria caracterização dos personagens com Cinema Paradiso, já comentado neste espaço. Ambos são tocantes, conduzidos com extrema sensibilidade e revelam muito do significado da vida.

Não há como não lembrar de A Festa de Babette, outro filme dos bons já avaliado pelo blogueiro. Diferentes em muitos aspectos, porém um remete ao outro por enfatizar a questão da culinária, a importância de comer bem, lembrar que cozinhar não é para qualquer um, é uma arte.

Em Tempero da Vida temos Fanis Iakovidis, professor de astrofísica na Grécia. Ele é bem sucedido, bonitão, respeitado, no entanto parece não ter acertado ainda as contas com seu passado.

Quando criança, Fanis vivia com os pais e o avô, Vasilis. Este tinha uma loja de especiarias e exercia forte influência sobre o menino. Dá lições que irão ser lembradas pelo futuro professor por toda sua vida. Os conselhos do velho serão aplicados na culinária, paixão que o pega desde garoto, no exercício de professor de astrofísica e até no seu relacionamento com as pessoas.

Além de focar muito o aspecto humano, tendo a preocupação de retratar com muito sentimento as crianças, homens e mulheres de meia idade e os mais velhos, o filme nos faz ter pelo menos uma ideia do que é a Turquia, a Grécia e os conflitos e rivalidades entre esses dois países.

Por conta desses desentendimentos entre os países, os pais de Fanis são deportados de Istambul e vão viver em Atenas. O avô é o único que fica e o mundo a brincar com eles, de modo que não se vejam mais em nenhum momento, apesar da lembrança forte do velho na mente do neto.

O elenco formado em sua maioria por atores gregos é muito bom, desde o menino aos adultos. A direção é magistral, às vezes parece que o cineasta está regendo uma orquestra, noutros momentos nos dá a impressão de querer pintar uma tela, imprimir imagens capazes de impressionar as nossas retinas.

A música do filme é belíssima, entre o popular e o erudito; é absorvida pelos sentidos e ocupa um lugar no coração que emociona. Como Tempero da Vida. Uma obra prima irretocável que nos dá o prazer de apreciar de maneira escancarada e com classe a universalidade da arte.

Na Grécia, na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos, em Israel, na Argentina, na Espanha, no Brasil... em todos os países existem artistas fazendo poesia, música, teatro, escrevendo romances, produzindo filmes, possibilitando uma vida bela que fuja à mediocridade dos escritórios e dos jogos políticos.

Recomendo o filme grego. Principalmente para quem tem o gosto apurado, valoriza a cultura e uma boa reflexão sobre a vida.

- Últimos filmes comentados nesta série:

  1. Gandhi
  2. Mandela – A Luta pela Liberdade
  3. O Pagador de Promessas.
  4. O Expresso da Meia Noite
  5. As Pontes de Madison
  6. Ben Hur
  7. Amadeus
  8. Carandiru
  9. Os Dez Mandamentos
  10. A Mão que Balança o Berço
  11. O Óleo de Lourenzo
  12. Coração Valente
  13. Vidas Secas
  14. Uma Linda Mulher
  15. Ghost
  16. Anatomia de um crime.
  17. Alcatraz – Fuga Impossível
  18. Um Corpo que Cai
  19. Kramer versus Kramer
  20. A Festa de Babette
  21. Carrie a Estranha
  22. O Discurso do Rei
  23. Gritos do Silêncio
  24. Laranja Mecânica
  25. Lawrence da Arábia

Um comentário:

  1. Gostaria que todos pudessem ter acesso a filmes de qualidade, mas, fica difícil com a programação disponível na TV aberta e nos principais cinemas do país. Onde esse cinema artificial possui amplo espaço. Uma ótima opção é a Mostra Internacional de Cinema da TV Cultura sempre as quartas e sextas depois das 22h.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA