PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A FÉ SOBE O MORRO DA CONCEIÇÃO

As notícias da capital são de que perto de 1 milhão de pessoas se deslocam para o Morro da Conceição, durante esta semana, quando se celebra uma das maiores festas religiosas do Brasil. Comparece o governador do Estado, o prefeito de Recife, deputados, vereadores, artistas. A maioria, porém, é gente simples, homens e mulheres do povo movidos pela fé.

O Morro da Conceição, na zona norte de Recife, é um lugar meio mágico. A cidade fica no nível do mar, porém quando você sobe o alto, para ver a santa tem uma visão privilegiada da metrópole e se tiver pressão alta não é difícil sentir um certo desconforto, como quando se está no Alto do Magano, aqui em Garanhuns.

O local é bonito, a igreja foi modernizada e a imagem de Nossa Senhora, num ponto estratégico do morro, parece olhar nos seus olhos e vislumbrar cada cena da cidade.

Estive uma vez no Morro da Conceição muito doente. Foi o jornalista Marcílio Luna, que faleceu este ano, que resolveu me levar, claramente torcendo para que a santa intercedesse por mim. Neste dia senti tonturas, cansaço e o amigo precisou me segurar, em alguns momentos.

Vi muitas imagens da santa sendo comercializadas em casinhas que estão espalhadas pelo bairro. Quando estava no carro, descendo olhei uma imagem grande bonita e fiz a promessa, como qualquer homem comum que precisa do apoio lá de cima: "Se eu sair desta volto aqui e levo Nossa Senhora pra minha casa".

Recuperado, tempos depois, fui buscar minha imagem. Está aqui, ao meu lado, no escritório, olhando pra mim enquanto teclo essas linhas.

Existem ateus, descrentes, gente que acredita em Deus e Jesus Cristo, mas não admite o culto a imagens. Eu já vivi o suficiente para alimentar todas as dúvidas e saber também que tudo é possível. Que mal faz este povo todo subir o morro em busca do alimento espiritual? Que mal pode fazer a imagem de Nossa Senhora na minha sala de trabalho, com seus olhos doces? Mal nenhum, estou certo disso.

Creio que existem forças divinas que se manifestam nos iluminados. Cristo, Maomé, Buda, Ghandi, São Francisco de Assis, Joana Darc, Dom Hélder Câmara, Madre Teresa, Dom Expedito, João Paulo II.

Como escreveu uma vez Shakespeare: "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia".

Deus não é uma pessoa. Não é de carne e osso, não pode ser definido dentro dos nossos padrões humanos limitados. É cada partícula de passagem pela terra e é o universo todo. É invisível e pode ser visto na forças das águas, nas flores, no sorriso de uma criança, no milagre que salvou o homem ou a mulher de muita fé. Os santos e santas são como representantes do Criador, estão mais próximos dele do que nós, pobres mortais angustiados por dúvidas.

Quando a fé sobe o Morro alguma coisa acontece. Nossa Senhora da Conceição, de uma maneira que não se explica, zela pelos seus filhos. 

(Foto do Morro da Conceição: Clemilson Campos, do Jornal do Commercio Recife).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA