CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O HOMEM QUE NÃO QUER SER PREFEITO

O repórter encontra num supermercado da cidade o médico Zenício dos Santos (foto), natural de Bom Conselho. Ele é uma das figuras mais cordiais do meio médico que conheço aqui no Agreste Meridional. Talvez a explicação esteja na sua origem humilde: nasceu num dos distritos da terra de Pedro de Lara, estudou em escola pública,  morou em casa de estudante na capital, passou por dificuldades mas conseguiu seu diploma de doutor na Faculdade de Medicina da UFPE. Serve ao seu município, como profissional e já teve uma passagem também na política. Foi vice-prefeito de Daniel Brasileiro, também médico. Passou também pela Secretaria de Saúde, na administração de Audálio Ferreira.

Hoje, em Bom Conselho, seria o nome mais credenciado para unir as oposições. Audálio, Daniel e Gervásio não teriam dificuldades para apoiá-lo. Boa parte da população também é simpática ao seu nome. O problema é que Dr. Zenício não gostou muito da experiência política. Não quer ser candidato. Os amigos e correligionários insistem, a família não é contra esse projeto, porém ele pessoalmente não sente a vontade de disputar a eleição.

"Estou tão sossegado em minha vida, não vale a pena quebrar a cabeça na prefeitura", confessa o médico ao jornalista. Num mundo em que as ambições afloram, em que muita gente briga na tapa, na faca e no revólver pelo poder, é raro descobrir um cidadão querido pelo povo, com reais condições de ser prefeito de sua terra, mas que prefere viver do seu trabalho, cuidar de sua família.

Zenício Santos faz lembrar uma música de Raul Seixas, o maluco beleza: "Mamãe não quero ser prefeito, pode ser que eu seja eleito e alguém queira me assassinar...".

Ninguém vai querer matar o doutor, que é boa gente. Mas que na prefeitura se perde o sossego (principalmente quem é sério) disso não tenho a menor dúvida. (Foto publicada originalmente no blog de Tiago Padilha).

2 comentários:

  1. Armando Torres de Barros10 de novembro de 2011 às 21:19

    Pelas palavras de pessoas que o conhecem muito bem, esse cidadão é digno de elogios. Simbolo de Honestidade e Respeito com os amigos que o cercam. Talvez entrando na politica mais uma vez vai tecer milhares de inimigos pela sua postura honesta de HOMEM DE BEM.

    ResponderExcluir
  2. "Num mundo em que as ambições afloram, em que muita gente briga na tapa, na faca e no revólver pelo poder, é raro descobrir um cidadão querido pelo povo, com reais condições de ser prefeito de sua terra, mas que prefere viver do seu trabalho, cuidar de sua família".

    Estas palavras citadas acima tem sido a tona da política brasileira.

    Lamentavelmente foi sempre os coronéis clássicos de hoje que propagaram ideias de valentia em todo o lugar.

    É salutar(moralizador) que tenhamos que ouvir depoimentos tão sincero e leal quanto à política mesquinha e tacanha que ainda é praticada por muitos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, deputados e ex-deputados e cabos eleitorais.

    Quantas vidas foram ceifadas, tiradas,destruídas por pessoas que ontem praticavam todo tipo de tirania.

    Mas o bom de tudo isto, Dr. Zenício, é a rotatividade do poder.

    Muitas dessas pessoas que apregoavam esse tipo de politicagem em todo o Brasil e particularmente aqui entre nós, muitas estão provando dos seus próprios erros e aos poucos estão ficando doentias e envelhecidas também.

    Reafirmo com muita convicção que, a história política do Brasil está mudando.Muitos dos que fizeram e ainda fazem da política a sua sobrevivência causando tanta barbaridade, um dia pagarão com juros e correção, pois a justiça divina tarda, mas não falta.

    ResponderExcluir