PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

JUIZ PROÍBE LIVRO QUE ACUSA LAMPIÃO DE SER GAY

O juiz Aldo Albuquerque, da 7ª Vara Cível de Aracaju (SE), proibiu a publicação e comercialização do livro “Lampião – o Mata Sete” (foto) de autoria do juiz aposentado Pedro de Morais. A ação judicial foi movida pela família do “rei do cangaço”, que se sentiu ofendida porque, em um dos capítulos, ele é apontado como homossexual e sua companheira Maria Bonita, como adúltera.

No livro, o autor afirma que o Virgulino Ferreira, o Lampião, mantinha uma relação homoafetiva com um cangaceiro chamado Luiz Pedro, que também seria namorado de Maria Déia, a Maria Bonita, o que formaria triângulo amoroso.

Ainda no livro, o autor questiona a paternidade de Lampião em relação à única filha do casal, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos. Segundo a obra, Lampião teria sido atingido por um tiro na genitália em 1922, o que lhe teria incapacitado de procriação.

A decisão judicial foi expedida momentos antes do lançamento do livro, que ocorreria em uma livraria de Aracaju. Assim, o autor está proibido de divulgar e comercializar o livro em qualquer parte do país. Pedro Morais poderá apenas se defender quanto ao conteúdo da obra.

Segundo o advogado da família, Wilson Winne, a ação judicial foi fundamentada na violação da privacidade. “Direito de liberdade de expressão tem um limite. Essa obra viola a invasão de privacidade. Ele é uma pessoa histórica. Quando se fala de Lampião, é da parte histórica. Que ele era violento, pistoleiro, herói ou bandido, mas neste caso atinge a honra da família. Está interferindo na vida da pessoa, de sua família”, argumentou. (Fonte: Portal UOL).

17 comentários:

  1. Chama-se censura prévia!

    ResponderExcluir
  2. Este que fez o livro deve ser gay, gay não quer ser sozinho e sempre levar outro junto.Manda ele ir pra serra talhada que o lugar dele vai ser bom.

    ResponderExcluir
  3. NADA de censura prévia. Trata-se de decisão judicial. - E o requerente da tutela foi quem iria ser ofendido com a publicação do livro. - Esse tal de Pedro Morais está querendo ficar conhecido. Quer ficar no meio de uma polêmica. - CONCORDO COM A MARIA DA GLÓRIA: - O dito Pedro Morais deve SER GAY ENRUSTIDO. E NÃO quer ser sozinho. - Assim, manda o Morais catar coquinho em Serra Talhada. Que lá ele encontra o que procura./.

    ResponderExcluir
  4. Roberto, já ví esse comentário, que eu conclamo de " fuleiro ", rapaz, tem uns e outros que gostam de denegrir a imagem dos outros, por inveja ou por que os seus antepassados aqui mesmo no agreste foram comparsas e coiteiros de Virgulino, e o próprio autor do livro deve ter sofrido com a mão forte do Ferreira. Auguns livros nos contam como muitas famílias do agreste contribuiram servilmente com Lampião, aí eu vejo até em Garanhuns, um cidadão que propaga essa idéia, ouví isso no Fórum de Garanhuns, pode acreditar é pura inveja, seus antepassados, cidadão, nunca tiveram a bravura de Virgulino. Mário Antonio Leite dos Santos.

    ResponderExcluir
  5. ô Chapadão, tu realmente deves está chapado, não é permissível que se publique tudo que der na telha de qualquer maluco. se auguém disser de ti a mesma coisa, tu vais gostar? sei não. Malandrão.

    ResponderExcluir
  6. É o cúmulo da ignorância certos comentários acima. O Sr. Ccsta, por ser homofóbico declarado diz que não é censura prévia. A outra anônima chama o autor de gay, e os outros vão no mesmo tom. Tudo isto faz parte do preconceito imbecil de que ser gay é algo vergonhoso e desabonador para a honra de uma família, que não nunca se incomodou que Lampião fosse retratado como um bandido, salteador e assassino frio. O único correto é o anônimo Capachão-Mundaú que não quis desenvolver o raciocínio e eu o faço por ele.

    Eu fiquei até contente com a notícia que deu uma publicidade ao livro, jamais vista. Quando o autor conseguir anular esta sentença deste juiz preconceituoso, será um sucesso de vendas. O que estes homofóbico raivosos não conseguem fazer é visitar um psicólogo, um psquiatra ou um analista, pois saíram da primeira sessão vestidos de Carmem Miranda. Eu os convidaria a desfilarem na Papacagay (Parada Gay de Papacaça) onde eles seriam tratados como iguais. Hoje Lampião desfilaria na Parada Gay de Serra Talhada, vendendo alegria e diversão e não matando e saqueando nosso sertão, sem perder sua coragem. Eu só seria contra se ele se vestisse de Lady Gaga, pois é uma péssima artista.

    O Sr. Ccsta, e não sei se ele é realmente o anônimo que se denomina José Fernandes Costa, pois este diz mais besteiras do que o Sr. Ccsta original, é contra todo tipo de liberdade de expressão que mexa com seus preconceitos cruéis, ou com suas posições políticas mais imbecis. O conceito que ele tem dos gays não tem nada de diferente daquele do imbecil do Bolsonaro. E ele, o critica só porque chamou a Dilma de homossexual. Para mim, ele não ofendeu a Dilma com isto, da mesma forma que o autor do livro não ofendeu Lampião. Talvez ambos os tenham ofendido se um dissesse da Dilma que ela não é inteligentente o suficiente para o cargo que ocupa, pois nem a faxina consegue terminar, ou o outro dissesse que Lampião não fosse eficiente nos bordados que ele fazia. Quanto ao mais é sujo falando do mal lavado.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  7. Essa Lucinha Peixoto só bota no Zé Fernandes para abrir as bandas.

    ResponderExcluir
  8. Tenho pra mim e para o mundo que o seu lucinho PXOTA é gay. - Como NÃO sei se PXOTA é ele ou ela, por isso mesmo posso supor que PXOTA seja hermafrodita! - Se assim é, pode fazer cirurgia. E optar. - Então, vai dizer se quer ser ELE ou ELA./.

    ResponderExcluir
  9. Não entendi nada o que esse tal de Costa falou.

    ResponderExcluir
  10. Carlos Alberto: volte ao ensino fundamental. - Assim, um dia, você poderá entender o que eu escrevo. - Aliás, eu escrevo de modo simples e direto. Se alguém não entende, o defeito não é meu. - É aí onde moram as dificuldades para muitos que tentam aprender a escrever, por meio da internet. - Se não foi à escola, fica muito difícil aprender com os comentaristas de blogs./.

    ResponderExcluir
  11. O que agente não entende é o seu carate seu ze fernando

    ResponderExcluir
  12. João Matias - Heliópolis30 de novembro de 2011 às 09:01

    Este senhor Ze Fernando diz que o Pedro Morais que disse que o Lampião era Gay, era um gay enrustido. Pelo jeito ele sabe do que fala. Será que o Ze Fernando é um gay enrustido e tem medo do que Lucinha disse de ir ao analista? Como ele diz, quem é não quer ser só.

    ResponderExcluir
  13. Eu conheço o Zé é macho até demais!

    ResponderExcluir
  14. Que Zé Eduardo Ferreira, o Fernandes Costa?

    ResponderExcluir
  15. Eu não seio como um velho com mais de 70 anos não se enxerga e nem mede as palavrar para não se tornar alvo de algazarra como esse José Fernandes Costa. Se bem conheço ele..........

    ResponderExcluir
  16. NÃO vou dar resposta a todos os IMBECIS que se sentem incomodados com a minha presença aqui. - Esse afonso didier (outro nome falso) vem com reticências ..., querendo lançar dúvida sobre o meu caráter. Quer fazer entender que me conhece. E já é a segunda vez que faz isso! - De onde é que esse irresponsável, de caráter duvidoso me conhece? - De onde, seu afonso??/.

    ResponderExcluir
  17. Lhe conheço de velhos carnavais quando você saia cheio das cachaças do CLUBE DOS 30, Tá ligado veinho................

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA