PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ARCOVERDE FICA COM 10 VEREADORES

Depois de 10 dias de discussões e opiniões controversas, a Câmara de Vereadores de Arcoverde decidiu reprovar o aumento no número de cadeiras de 10 para 11.

Com isso, Arcoverde é uma das poucas cidades da região, de Pernambuco e do Brasil em não aumentar o número de vereadores a partir das eleições do ano que vem. Assim, a cidade de 68.793 mil habitantes vai continuar tendo dez vereadores.

Na verdade o projeto que alterava o Artigo 7, da Lei Orgânica do Município foi aprovado em primeira votação no dia 19 de setembro de 2011, definindo o aumento em mais 1 vereador, quando na verdade a lei permitia aumento entre 13 até 15. Mas ao longo desses 10 dias entre uma votação e outra, quando 9 vereadores votaram pelo aumento e apenas Joel Filho foi pela manutenção de dez cadeiras aconteceram mudanças nos bastidores. Porém, na sessão desta segunda-feira, dia 03, com a Câmara lotada, os vereadores Luciano Pacheco, Célia Cardoso, Geraldo Vaz, Warley Amaral e Joel Filho e o presidente Everaldo Lira pularam para o outro lado fizeram discursos a favor da manutenção do número atual. Resultado: 6 a 2 contra o aumento, ou seja da maneira que o povo pediu. Apenas Jairo Freire e o Niltão votaram e defenderam o aumento para 11. A vereadora Luiza Margarida, para variar, não estava presente na sessão de votação.

Como basta maioria simples para definir a votação, o número de cadeiras vai continuar sem alteração. Chegou a ser anunciado que a câmara aumentaria na noite de hoje a quantidade de vagas para mais 3 ou apenas 1 vereador, mas tudo não passou de um engano ou para muitos surpresa.

Ao votarem pelo "não aumento", os vereadores nadaram junto ao povo, pois a população era pelas atuais 10 cadeiras e já tinha demonstrado isso em reuniões com os próprios vereadores e em manifestações. (Texto de Dárcio Rabelo).

Acreditamos que o número de vereadores de cada município tem de ser avaliado caso a caso. Arcoverde tem 60 mil habitantes menos do que Garanhuns e só um parlamentar a menos. Caruaru, população superior a 300 mil moradores, aumentou sua representação para 23 vereadores. Muitas cidades do Agreste com 20 ou 30 mil pessoas ficaram com a mesma representação da Suíça Pernambucana. Ora, um município que tem 130 mil habitantes fatalmente ficará com bairros inteiros sem ao menos um representante. Quem representa hoje na Câmara Municipal de Garanhuns o Mundaú, a Boa Vista, a Brahma, a Cohab II, Manoel Xéu ou a Várzea? Temos um Legislativo nanico com a maioria dos vereadores eleitos por votos da zona rural. Mais de 90% dos nossos votos são urbanos e a representação é essencialmente rural. Dá para entender? (R.A.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA