PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS PRECISA PENSAR GRANDE

Muitos governadores e presidentes da República passaram pelo poder sem fazer nenhum investimento de peso em Garanhuns. Este foi um fator preponderante para a decadência do município e não apenas a incompetência de alguns prefeitos, como alguns pensam. Imagine o leitor que uma cidade deste porte não tinha até um dia desses nem mesmo um lugar para jogar o lixo produzido todos os dias no comércio, indústrias e residências. E menos de 15% da área urbana recebia serviço de saneamento. Hoje Garanhuns tem aterro sanitário, o saneamento de ruas mais do que triplicou e se não vieram ainda as indústrias pelo menos ganhamos uma porção de cursos universitários de importância. Chega a ser até um luxo um município de 130 mil habitantes, no interior de Pernambuco, com dois cursos de Medicina, uma particular e outro público. Além desses, nos últimos anos foram criadas as faculdades de Direito, Engenharia, Psicologia, Agronomia, Veterinária, Zootecnia e estão para chegar Nutrição, Enfermagem e Educação Física, que funcionarão junto à FAMEG. Outra ação governamental de peso, que algumas pessoas burramente insistem em minimizar, foi a construção da Barragem do Cajueiro. Ora, caros leitores, antes dessa obra do governador Eduardo Campos os moradores da cidade, principalmente os mais pobres, sofriam horrores com a falta constante de água nas torneiras. As reclamações pelas emissoras de rádio eram feitas pela manhã, tarde e noite e o saudoso Aluízio Alves deve ter cansado a voz de tanto falar neste problema. Isso acabou, a água agora jorra nas torneiras de qualquer bairro, deixando as cisternas, os poços perfurados a preço de ouro e os caminhões pipa quase sem utilidade. Água é vida, não podemos esquecer disso. Para completar o conjunto de iniciativas importantes para o município, está aí o anúncio da duplicação da BR-423 e a ligação desta rodovia, por asfalto, com o distrito de São Pedro, que tem o tamanho de alguma cidades da região. O próximo prefeito ou prefeita que vier, terá condições de fazer Garanhuns dar um salto em direção ao futuro. Com água, estradas, cursos superiores à vontade e força política, o município poderá perder o Complexo do Peter Pan e começar a crescer num ritmo mais veloz em todos os sentidos e não apenas em termos de população.

Vejo Garanhuns em condições de ser um polo nas áreas de educação e cultura. A cidade não pode mais, em pleno século XXI conviver com tantas ruas sem pavimentação e saneamento. As intervenções no trânsito são urgentes porque me perdoe a direção da Autarquia Municipal, mas o trabalho de vocês até o momento não serve nem para mudar as coisas em Jucati. Precisamos de reformas no centro, principalmente na Avenida Santo Antônio e de maiores atenções na periferia. Alguns trabalhos importantes foram feitos, nas últimas gestões, na Várzea, Indiano, Manoel Chéu, Brama e Cohab III. Mas as Cohabs I e II,  partes de Heliópolis, a Brasília, São José, Aloísio Pinto e o próprio centro andam um tanto carentes de investimentos no setor de infra-estrutura.

Garanhuns tem problemas, muitos. Existe, no entanto, este dado novo: as obras de impacto que os governos estaduais e o federal não fizeram no passado estão vindo a borbotões da década passada para cá. Precisam as elites dirigentes tirarem da cabeça que aqui não há vocação industrial e conseguir algumas fábricas. Cadê os empreendimentos no setor de calçados pelos quais lutava Adolfo Lopes, três anos atrás? Só lembram de correr atrás nos períodos de campanha? E seu Izaías e Armando Monteiro, será que não têm condição nenhuma de viabilizar indústrias para o município? Estão sendo passados para trás pelo prefeito Sandoval Cadengue, que governa uma cidade talvez menor do que a Vila do Quartel?

Existem aí os Amigos de Garanhuns, os empresários de Garanhuns, os políticos e cabeças pensantes do município. Tem a Imprensa, as Igrejas, os estudantes e professores universitários. Que todos abracem a ideia do coletivo e aproveitem essa chance que a Suíça Pernambucana está tendo não apenas de crescer, mas de oferecer melhor qualidade de vida ao seu povo. Se tivermos a BR duplicada e uma fornada de doutores a cada ano saindo das universidades e a cidade continuar na mesma, aí sim será uma grande decepção.

Vamos pensar grande Garanhuns! (Foto de Garanhuns: Elio Rocha).

4 comentários:

  1. Uma cidade que já teve dois Deputados Federais, Cristina Tavares e Dr. Tinoco, Dois Deputados Estaduais, Ivo Amaral e Zé Cardoso e ultimamente somente tem um, Isaias Régis.

    Uma cidade que dá muito valor as brigas paroquiais cujas lideranças nunca pensaram grande e com o potencial que a Suiça Pernabucana tem em matéria de PIB e uma população de mais de 130 mil habitantes, não pode e não deve se dar ao luxo de se dividir tanto a ponto de estragar o seu próprio desenvolvimento e o surgimento de novas lideranças políticas.

    Pouca gente conhece Garanhuns a fundo.Não podemos dizer simplesmente que a cidade não teve desenvolvimento, pois o que fora retratado acima traduz o crecimento em algum setor, porém falta crescer muito mais e não pode perder a oportunidade ímpar de ter um filho da terra e não ter conseguido trazer uma ou muitas obras importantes para o Municipio.

    Eu vi um Dr. Miguel Arraes de Alencar aos 86 anos pensar lúcido e forte.Eu vejo um Sarney com 86 anos pensar forte e ter ainda liderança para conduzir os trabalhos diante de um congresso mergulhado em falcatruas de toda ordem.

    Garanhuns, ainda se dá ao luxo de menosprezar os seus grandes homens que tiveram uma grande contribuição no desenvolvimento da cidade e por isso podem e ainda têm condições de lutar incansavelmente por sua terra natal pelos conhecimentos acumulados.

    Infelizmente, o processo político se tornou cruel para com os homens que pensam diferente e não tem estrutura financeira para conduzir com maestria uma caminhada em prol da vitória de forma honesta, sincera e leal.

    Propostas, programas, projetos, metas, tudo se consegue com uma equipe de homens de bem e capacitados que Garanhuns têm de montão, o que falta é aglutinar, unir, juntar, reaproveitar as cabeças pensantes e tocar o barco com garra e determinação e força de vontade.

    Vejamos que a vinda da PRESIDENTA DA REPÚBLICA DILMA VANE ROUSSEFF não foi simplesmente uma visita qualquer, trata-se de uma cortesia extraordinária dada aos municípes de Garanhuns e agora é necessário que os homens e as mulheres de bem saibam tirar proveito e dividendos políticos por muitos e muitos anos pela frente.

    Duas obras estruturadoras ela deixou implantada que é Faculdade de Medicina e a Duplicação da Estrada de Garanhuns a São Caetano.

    Palavra de um Professor.

    ResponderExcluir
  2. Se ja nao bastassi aguentar as babozeira de Zeca Barboza e Ze Fernando aparecei esse tal de Palavra de um Professor.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente os políticos e os empresário daqui pensam pequeno.

    ResponderExcluir
  4. Realmente Sandoval tem mais prestígio junto ao governador que o deputado e o senador juntos.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA