CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GHOST - FILMES INESQUECÍVEIS - 57º

GHOST - DO OUTRO LADO DA VIDA

Esta semana estava num salão esperando minha vez de cortar o cabelo. Uma pequena TV, ligada na Globo, anunciava a exibição do filme Ghost, no dia seguinte, na sessão da tarde.

Além do cabelereiro, quatro mulheres estavam no local, duas já sendo atendidas, as outras conversando e folheando revistas. Todos, porém, prestaram atenção à chamada e fizeram algum comentário. Queriam rever o filme, uma delas nunca tinha assistido, não queria perder a oportunidade...

É incrível como esta produção americana, dirigida por Jerry Zucker, depois de 21 anos continua presente no imaginário popular. Diverte, alimenta fantasias românticas, torna possível a existência de fantasmas e espíritos lutando por uma boa causa.

Ghost – Do Outro Lado da Vida, é do mesmo ano de Uma Linda Mulher, comentado neste blog na semana passada. Ambos tiveram um sucesso explosivo desde o início, fazendo com que os jovens lotassem os cinemas do país e saíssem satisfeitos com o show de charme, juventude e beleza proporcionado pelos pares românticos Richard Gere/Julia Roberts e Patrick Swayze/Demi Moore.

A princípio poderíamos considerar Do Outro Lado da Vida um filme totalmente inverossímil e apelativo. Uma história de amor para emocionar às mocinhas, conduzida com um toque de humor, graças sobretudo à atriz negra Whoopi Goldberg, melhor dentre todos os atores do longa.

Swayze era muito bonito e Moore tinha à época uma carinha de colegial maravilhosa, não há dúvida. Mas nem ele “amarrava as chuteiras” do Richard Gere, nem ela tem metade do talento de Julia Roberts.

Deixemos essas comparações para lá, contudo. Os filmes são muito diferentes e o único ponto em comum é que o amor afinal está no centro da trama.

Talvez seja mesmo a fantasia, o roteiro espirituoso descolado da realidade que empreste a Ghost tanta graça e o tenha transformado num mega sucesso.

No longa Sam Wheat (Patrick) é funcionário de um banco e namora a linda Molly (Demi), artista que faz trabalhos com argila. Estão apaixonados e se preparando para morar juntos.

Carl Bruner (Tony Goldwyn), colega do banco de Sam, está roubando a instituição em que trabalha, mas o amigo está a ponto de descobrir tudo.

Sam e Molly vão ao teatro e na saída, num lugar ermo, são abordados por um homem negro, com jeito de assaltante. O bandido, Willy Lopez (Rick Aviles) dá um tiro no rapaz e este morre pouco depois.

A partir daí que começa verdadeiramente a história, quando a platéia e o próprio Sam percebem que está morto. Agora ele é apenas um espírito que não pode ser visto, nem ouvido, nem pode tocar a sua bela namorada.

Pouco depois entra em cena a personagem de Whoopi Goldberg, uma vidente de araque chamada Oda Mãe. Ela é uma farsante, mas inexplicavelmente pode ouvir Sam, tem o poder de se comunicar com o seu espírito.

A atriz rouba a cena, diverte, proporciona alguns dos melhores momentos de Ghost. Whoopi ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e emplacou vários sucessos na carreira depois do seu ótimo desempenho em O Outro Lado da Vida.

Com uma boa química entre Patrick Swayze e Demi Morre, cenas românticas e uma música lindíssima e embalar alguns momentos marcantes da trama, Ghost envolve e atende de forma exemplar o gosto médio dos cinéfilos. Tem todos os ingredientes para ser um filme popular. E a participação de Whoopi acentua ainda mais essas qualidades da produção.

Tanto tempo depois, Do Outro Lado da Vida ainda emociona, faz rir, descontrai. Demi Moore hoje é uma mulher de meia idade que está um tanto sumida, esquecida pelo seu público. Patrick Swayze, que já brilhara em Dirting Dancing, de 1987, também viu sua fama declinar e em 2009, covardemente surpreendido por um câncer no pâncreas, morreu aos 57 anos de idade.

A esposa do ator, Lisa Niemi, mais de um ano após a morte de Patrick, falou com saudade do companheiro. “Tudo deveria ser como em Ghost”, desabafou, demonstrando a vontade de ver o marido novamente, mesmo que fosse em espírito.

Por todos esses ingredientes – amor, humor, um crime, almas do outro mundo, trilha sonora especialmente bonita – e mais o desfecho da vida do principal personagem da história, Ghost continua encantando românticos de todas as idades. É mesmo um filme do outro mundo.

Alguns filmes comentados nesta série:

1. Casablanca
2. O Grande Ditador
3. Um Sonho de Liberdade
4. Sociedade dos Poetas Mortos
5. Coração Valente
6. E O Vento Levou
7. Silêncio dos Inocentes
8. O Poderoso Chefão
9. O Estranho no Ninho
10. Titanic
11. Cidade de Deus
12. Tropa de Elite
13. Carandiru
14. Ladrão de Bicicletas
15. Janela Indiscreta
16. Sexto Sentido
17. Cinema Paradiso
18. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
19. Luzes da Cidade
20. Os Dois Filhos de Francisco.

Um comentário: