PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUNS REALIZA EM SETEMBRO 22ª MISSA DO VAQUEIRO

Vaqueiros de Garanhuns e da região do Agreste Meridional vivenciam no período de 23 a 25 de setembro, a 22ª edição da Missa dos Vaqueiros Heleno Gino e Ivone Leão. Neste ano, o evento será realizado pela primeira vez no Parque Heleno Gino e Ivone Leão, criado especialmente para homenagear os dois vaqueiros. O Parque está localizado no bairro Bela Vista, popular Cohab 3 (Em frente a Associação dos Cavaleiros).

A abertura acontecerá na sexta-feira, 23, a partir das 20h, com o show de Dema do Forró. No sábado, 24, às 20 horas, o palco do Parque receberá o show da banda Forró Pesado. Já no domingo, principal dia da festa, a programação terá início às 8 horas com a concentração dos vaqueiros no Parque Heleno Gino e Ivone Leão. Está marcada para as 9 horas a saída do desfile dos vaqueiros pelas ruas da cidade. O percurso contempla os bairros do Magano, Centro, Boa Vista, Heliópolis e São José, com retorno ao Parque. Após o percurso, a vaqueirama receberá a benção do padre Valdervan, da Paróquia de Santa Terezinha.

Ainda no domingo, às 14 horas, haverá prova de Marmeleiro Pendido, Cerca de Vara, Agilidade e Chapéu. Os interessados em participar das provas podem se inscrever gratuitamente no local, dia e hora da prova. Os ganhadores serão premiados com troféus. Paralelo as provas, ás 14 horas, também será realizada uma Cavalhada. A inscrição deverá ser feita na hora do evento, ao custo de R$ 10, e os ganhadores serão premiados com carneiros. Além disso, também serão premiados com troféus: o Vaqueiro Mais Velho, Vaqueiro Mais Novo, Cavalo Mais Bonito, Amazona Mais Bem Trajada, Vaqueiro Mais Equipado, Vaqueiro Mais Distante a Cavalo.

Para fechar a festividade, a partir das 15 horas, se apresentam Joadson e Bridões do Forró, em seguida Zé Hilton e Zé Inaldo com a participação de Givaldo Gino, e ainda Os Brilhantes das Vaquejadas com a participação de aboiadores. De acordo com Adilma Valença, vice-presidente da Associação da Missa dos Vaqueiros Heleno Gino e Ivone Leão, a expectativa é receber 2 mil vaqueiros no domingo. “Nós estamos trabalhando muito com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, Governo do Estado e Fundarpe para conseguir que o evento cresça cada vez mais. Por isso, queremos convidar todos de Garanhuns e região que gostam da festa para participar”, finaliza Adilma Valença.

HOMENAGEADOS – Os vaqueiros Ivone Leão e Heleno Gino são os grandes homenageados. A história que remete aos dois aboiadores conta que em 1989 a dupla estava a caminho da Missa do Vaqueiro de Serrita, quando sofreram um acidente de carro, e Ivone Leão faleceu no desastre. Heleno Gino decidiu, então, realizar anualmente uma missa em consideração ao parceiro de aboio, e promoveu durante dez anos. Com a morte do Heleno Gino, em 1999, o seu filho Givaldo Gino, a pedido do Pai, continuou a promover a festa, desde então, em homenagem aos dois vaqueiros aboiadores.

2 comentários:

  1. ZE da luz nao e nada no poder ele quer aparecer ele e a pendida cuja tidinha

    ResponderExcluir
  2. dessa festa o que sobra para a cidade é uma fedentina e bostas pelas ruas da cidade sem falar em um bocado de cachaceiro fazendo arruaça com cavalos do tipo pé de pano do pica-pau subido pelas calçadas de nossa cidade. Que façam sua festamça mais lugar de cavalo é no mato.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA