PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

DECISÃO DA CÂMARA PODE IR À JUSTIÇA

O número de vereadores de Garanhuns para 2012 ainda não foi definido. O que se comenta abertamente na cidade e nos corredores da Casa Raimundo de Moraes é que os atuais parlamentares não têm muito interesse em aumentar a atual representação. Os que estão lá querem que fique como está, os 11 atuais ou talvez 13. Por que isso? Por que Garanhuns, com 130 mil habitantes, abrigar apenas 11 vereadores quando Jucati e Angelim, cada uma somando pouco mais de 10 mil moradores,  são representados por 9 parlamentares? Os atuais vereadores do município imaginam que ficando um número menor de vagas, será mais fácil a reeleição da maioria deles. Isso porque têm toda a estrutura necessária para a campanha, além de um bom salário todo mês. Se alargar muito, esticar a representação para 19 parlamentares, ninguém sabe o que poderá acontecer e os novatos poderão tomar o lugar de muitos dos veteranos.

Acontece que a Lei que possibilita a alteração do número de vereadores fala em proporcionalidade, o próprio presidente do TSE lembrou isso outro dia. Então Garanhuns não pode ter praticamente o mesmo número de parlamentares dos outros municípios da região, como Caetés, Capoeiras, São João, Jupi e Calçado. A decisão da Câmara, se for esta de ficar com uma representação nanica, estará errada e afrontando a disposição legal.

Os vereadores, porém, se optarem por esse caminho poderão enfrentar resistência da sociedade. Militantes de alguns partidos políticos do município, principalmente dos que não estão representados no Legislativo Municipal, estão prontos para entrar com uma ação de inconstitucionalidade, caso seja mantido o atual número de parlamentares. Na concepção desses políticos, Garanhuns pode e deve ter 17 ou 19 representantes na Câmara pelo tamanho da sua população.

É importante a população saber também que o aumento do número de vereadores não implica em mais despesas. O dinheiro repassado ao Legislativo não sofrerá alteração, apenas será dividido com mais pessoas. De todo jeito, pelo andar da carruagem, a decisão final ficará a cargo da Justiça.

9 comentários:

  1. Caro Roberto Almeida, o que a sociedade menos quer é mais vereadores, pois sabemos que elel nadam fazem, e não adianta dizer que os que vão entrar irão mudar pois este filme já é antigo,temos vereadores médicos, professores, administradores,semianalfabetos assim como todas as câmaras passadas e é sempre a mesma coisa ou seja irão mudar 6 por meia duzia, e eu faço parte da sociedade e não vejo porquer aumentar o nº de vereadores. basta o que já tem e pronto.

    ResponderExcluir
  2. Sou favorável ao aumento do número de vereadores, para que se torne o poder, mais democrático e participativo. A resistência da câmara atual, demonstra a concentração e o apego no poder; tornando-o concentrado e não permitindo uma maior representatividade da população.
    Desde que não aumente o custo dispendido atualmente, defendo o aumento do número de vagas.

    ResponderExcluir
  3. Caro Roberto,

    Eu ainda não tinha visto o novo visual do seu Blog. Já sinto saudades das outras cores verde-oliva do outro. O meu está uma metamorfose ambulante. Já foi azul agora é branco e estou mexendo nele.

    Por enquanto ainda não tenho os meus velhos leitores do Blog da CIT. Você mais do que ninguém sabe como é difícil construir um blog. em nosso caso pelo destrabelhamento de alguém fomos todos jogados na rua da amargura.

    Com toda humildade que minha religião prega e eu mesma às vezes peco contra, peço que se possível o divulgue.

    O link do meu blog como sempre está em meu nome acima e o recomendo pelo conjunto da pequena obra que já cometi lá.

    Mas, fique certo, e isto é sincero, se não gostar dele não o divulgue. Eu também faço isto e por isso divulgo o seu.

    um abraço

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  4. Garanhuns está precisando é de professores universitários para melhorar a edução de nível superior e não de um monte de empacotados que ganham de braços cruzados!

    ResponderExcluir
  5. Se o pensamento é de que os vereadores não servem pra nada, as pessoas devem defender o fim das câmaras municipais. Os vereadores atuais, representam seus eleitores. Se não estão cumprindo o seu papel, que sejam excluídos através das eleições. Mas, sem eles, o município se torna uma ditadura.

    ResponderExcluir
  6. A Cãmara de precisa de qualidade e não quantidade como querem os parasitas de plantão...

    ResponderExcluir
  7. Caro Roberto,vc sabe e poucas pessoas da sociedade sabe que antigamente verador nenhum recebia salario nao tinha remuneraçao e se fazia bem mais pelo povo hoje e diferente virou um negocio ser vereador e querem passar anos vivendo ou melhor sugando os monicipios

    ResponderExcluir
  8. Caro Roberto, seu blog está mais bonito, parabéns. Deviam acabar com a figura do vereador, pois não servem para nada. São cabos eleitorais renumerados, e ativos participantes da nossa conhecida corrupção eleitoral. Só.Por essas e outras, sai muito caro para o país. Deveria haver conselhos municipais sem renumeração, com mandatos de no máximo, um ano, e atuação junto com o ministério público, visando popularizar a fiscalização das prefeituras. Do jeito que está, não dá.

    ResponderExcluir
  9. Rapaz,o que esses vereadores desejam é não dividir obolo ( duodécimo ), todos nós sabemos que se aumentar o número de vereadores, obviamente os mesmos terao seus vencimentos diminuidos não pensem que eles estao querendo ser altruistas, é ganância mesmo. até breve

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA