Garanhuns fez adesão ao programa de reciclagem de lixo do Governo do Estado, com base na legislação atual que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A intenção do prefeito Luiz Carlos é que a cidade seja referência no tratamento ao meio ambiente. “Nós já temos o aterro sanitário, a Associação Nova Vida dos Catadores de Lixo (ASNOVE), a ONG Eco Nordeste e através da Secretaria de Agricultura realizamos uma campanha permanente de coletiva seletiva. Agora, com essa adesão o município sai na frente e passa a fazer parte do Recicla Pernambuco”, explicou o Secretário de Desenvolvimento do município, Ornilo Lundgren.
Além de Garanhuns, vão participa da iniciativa, municípios da Mata Sul e do Sertão, como é o caso de Arcoverde. O Projeto busca incentivar a coleta seletiva de resíduos sólidos e estimular a redução, reutilização e reciclagem desses resíduos, por meio de ações sociais de inclusão sócio-econômica dos catadores de materiais recicláveis, de forma a melhorar a qualidade dos serviços de limpeza urbana nos Municípios do Estado de Pernambuco.
O Recicla Pernambuco também promoverá ações de fortalecimento de comunidades locais que vivem da coleta de lixo, estimulando o desenvolvimento integrado das pessoas a partir da organização de cooperativas e/ou associações catadoras de materiais recicláveis, adotando políticas públicas consolidadas para a destinação final de resíduos sólidos. (Na foto o prefeito Luiz Carlos assinando a adesão ao programa de reciclagem de lixo do Estado).
LIXO:
ResponderExcluirUma certa vez eu ia acompanhando uma procissão na sexta-feira Santa e vi a multidão pisando no lixo em determinada Rua.
Na outra semana vi o lixo sendo jogado entre duas casas de pessoas pobres.
Cheguei para os dois vizinhos e mandei que eles levantasse uma casa naquele terreno baldio e só assim o lixo sairia daquele local.
Os dois vizinhos não tiveram coragem de invadir o terreno e veio um terceiro e construi uma garagem.
Resultado, o lixo passou a ser depositado na lagoa bem pertinho da casa de um Professor.Então, eu vi o Professor ficar brabo porque o lixo foi ficar vizinho a casa dele.
Daí notei que ninguém gostaria de ter como vizinho o LIXO.
O lixo tem sido um dos assuntos predominantes nas minhas aulas de EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Como ex-vereador discutimos o LIXO permanente e constantemente.Apresentei um REQUERIMENTO pedindo ao poder executivo que destinasse a cada varredor de RUA um Kit contendo botas, fardas, luvas, protetor de narinas, enfim, que os faxineiros fossemm tratados com decência, dignidade e como pessoas que estão sujeitas a pegarem primeiro as doenças parasitárias e as bactérias.
Finalmente, vi o lixo de minha cidade sendo jogado na beira do Rio tal qual ocorra também na cidade de Correntes e vi muitas vezes o lixo sendo jogado nas estradas de Lagoa do Ouro e Bom Conselho.
Há muito tempo que as autoridades santárias deveriam fiscalizar os depósitos de lixo em todas as cidades e punir o administradores que não se enquadrarem nas normas técnicas de higienização, pois ninguém gostaria de ter como vizinho o LIXO.
Professor -JOSÉ LUZ DE CARVALHO IRMÃO -ZECA BARBOSA -LAGOA DO OURO-PE.