Governo de Pernambuco

Governo de Pernambuco
Governo de Pernambuco

O INÍCIO DAS AULAS NO DIOCESANO

Dia 1º de fevereiro, o Colégio Diocesano de Garanhuns, assim como outros estabelecimentos de ensino, abre as suas portas para receber seu alunado. Evidentemente, para realizar os seus planejamentos em mais um ano letivo, são realizadas nas escolas, reuniões e jornadas pedagógicas, visando melhores meios para defrontar os desafios que sempre existem na difícil, mas honrosa missão de ensinar.

Dentre as atividades de preparação para 2011, o Diocesano participa do Encontro Nacional de Coordenadores COC, evento que reúne, via satélite, profissionais de educação de todo o Brasil, que dão palestras e compartilham suas experiências e ideias. O acontecimento, que no Diocesano, também foi aberto aos professores, segue até o dia 25, com uma vasta programação. A ação apóia as Escolas Parceiras do Sistema na capacitação contínua de seus profissionais, além de promover a troca de informações para o aprimoramento dos materiais didáticos da Editora COC.

O Encontro é realizado via Tele Sala®, recurso tecnológico que permite a interação entre palestrante e público alvo, não pesando, portanto, na ocasião, o empecilho da distância.

A palestra de abertura, que teve como tema “Como aproveitar o potencial de seus alunos”, foi proferida pelo Prof. Hamilton Werneck (foto), renomado conferencista, pedagogo e autor de vários livros sobre educação. Em sua fala, com a inspiração e bom humor característicos dos bons oradores, Werneck passou uma série de motivações, estimulando a busca pela descoberta do potencial dos alunos. “É fundamental que se incentive a criatividade, o desenvolvimento do pensamento abstrato, a energia e a capacidade existente nos alunos”.

Cada vez mais, quando esses assuntos são refletidos por profissionais da educação como o Prof. Hamilton, é que se vê o quanto é importante procurar incutir nos alunos a autonomia, a participação em decisões, a intervenção ativa, para que se aproveite realmente o potencial natural do aluno. (Texto do professor Carlos Janduy).

Nenhum comentário:

Postar um comentário