PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A RAPADURA É NOSSA

"A Rapadura é Nossa". Este é o título do projeto cultural da professora Maria Filomena Camelo de Vasconcelos, a Filó, do município de Correntes. Selecionado no Revelando Brasis Ano IV, um concurso que seleciona vídeos digitais a partir de histórias escritas por pessoas de cidades de até 20 mil habitantes, o trabalho de Filó foi destaque numa reportagem publicada no último número do Correio Sete Colinas e neste sábado no Blog Cultural Censura Livre.
Segundo a própria Maria Filomena, "A Rapadura é Nossa" relata as vivências dos moradores do Engenho Gravatá, que tem na produção da rapadura o único meio de subsistência. Salienta, também, o esforço do proprietário do referido engenho para manter o estabelecimento, dando continuidade a uma parte importante da cultura e história de Pernambuco. O vídeo encara também a polêmica sobre a "apropriação" indébita da Alemanha, que patenteou o produto autenticamente brasileiro em seu próprio país e nos Estados Unidos.
O lançamento nacional dos 40 vídeos selecionados por Revelando os Brasis IV está previsto para o primeiro semestre de 2011, no Rio de Janeiro. Os filmes também serão exibidos num circuito promovido nas cidades participantes do projeto e em festivais de cinema das principais cidades do país. Na imagem da esquerda, a rapadura alemã, "roubada" dos brasileiros. À direita o conhecido tijolo doce feito nos engenhos do Nordeste.

6 comentários:

  1. BOA TARDE MEU CARO CONFRADE!!!.Valei-me SÃO BENEDITO, protejei meus PERIQUITOS.Eita com os 600 CRAVINOTES tão querendo roubar até RAPADURA,o maná dos SERTANEJOS,esta é de lascar.Quero parabenizar a comadre FILÓ pela produção desta peça cultural.Mostrando ao mundo em alto e bom som a origem da rapadura da cidade das CORRENTES.Vale salientar que CORRENTES outrora foi grande produtora de rapaduras,isto no tempo do "MAJOR LICURGO". o BARÃO DA RAPADURA",era de seus engenhos de cana de açucar que saiam as rapaduras para todo estado de pernambuco.As estradas de barro batido do agreste fervilhavam de CAMBITEIROS no lombo de burros carregados de rapaduras dos engenhos do MAJOR LICURGO.Anos de glória no país de JOÃO DE DEUS e LUÍS CALADO,infelismente tudo passa.Quero dizer que é de gente como a comadre FILÓ que este agreste precisa.Atenção senhores politicos representantes do agreste ABRAM OS OLHOS,vamos se mexer,quem procura acha,comadre FILÓ achou o caminho da mina é só segui-la.VIVA COMADRE FILÓ!!!!!!!!!!VIVAAAAAAAA.Bom meu caro RUBERTTO, vou ficando por aqui deitado na minha esteira e comanedo RAPADURA com CAFUBURA e sonhando com os estalos dos reios dos CAMBITEIROS do MAJOR LICURGO.Te lembra RUBERTTO?P.S. GARDINO LOBISOMEM

    ResponderExcluir
  2. Certamente, será um bom filme. A história é boa, existe um grande intusiasmo por parte da autora, personagens e comunidade. Sucesso para Filó e para a rapadura, que sempre será nossa.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente,o filme A RAPADURA É NOSSA vai mudar minha Correntes, pois um sonho já realizei,é ver gente tão famosa falando do nossa produto,num Blog tão maravilhoso com um comentário deste QUILATE não tenho dúvidas vamos ganhar essa parada, Roberto Almeida e equipe o Agreste precisa aprender muito com vcs. Esse ANONIMO, botou prá arrebentar..ele sabe tuuuuudo.. Maravilhoso.. Tô feliz obrigada Filó

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de importar rapadura aqui para Portugal e distribuir pela Europa, como consigo um fornecedor ai no Brasil?
    Erivaldo Silva
    00351918301114 / 00351912863518

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Sr Roberto Almeida,

    Muito boa a sua iniciativa em divulgar esse projeto!!! Entretanto eu tenho interesse sobre o assunto e gostaria inclusive de obter mais informações sobre o engenho gravatá!! Seria possível me enviar informações e contato deles para o meu e-mail: aurinha_canada@hotmail.com .

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para todos da família Camelo. A rapadura é nossa mesmo. Vamos divulgar mais esse patrimônio cultural instituindo o dia da rapadura. tem dia para tudo ,se já existe vamos comemorar com muita rapadura.Pois ela é nossa MESMO!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA