PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

DILMA ROUSSEF E JUDITH ALAPENHA

POLÍTICA E MESQUINHEZ - Por José Fernandes Costa

De ordinário, a política exercida em muitos países, carrega o tom da mesquinhez. No nosso país, a mesquinharia também dá o tom político. Saímos de uma eleição há poucos dias. E nessa disputa, foi eleita uma mulher para governar o Brasil, nos próximos quatro anos. Essa mulher, Dilma Rousseff, sofreu e ainda vem sofrendo muitas e muitas hostilidades da parte de pessoas que não a queriam, nem a querem como presidenta da República.

Mas ela foi eleita. E vai governar. Embora os partidos do conservadorismo nazifascista, que foram cevados nos anos de chumbo dos Médicis e assemelhados, teimem em não aceitá-la. Partidos esses que tinham o nome de Arena, PDS, PFL etc. Este último, há bem pouco tempo, adotou o sombrio nome de DEMO.

Saindo da esfera nacional, dou uma voltinha por Bom Conselho, onde temos uma prefeita, Judith Valéria A. de Lira, que também foi eleita pela maioria da população. A prefeita Judith, do mesmo modo, vem sofrendo iguais massacres. Porque os “caciques” locais não querem que ela governe. As forças do atraso, que não souberam, ao menos, que os “coronéis” do passado já faleceram, não dão trégua a Judith.

E esses aprendizes de “coronéis” estão arregimentando forças para derrotar Judith Valéria, no próximo pleito. Se algum deles não concorrer com Judith ou com o/a candidato/a que ela indique e apóie, já se comenta que eles vão “importar” um forasteiro para disputar a eleição em Bom Conselho. Essa é uma idéia tenebrosa. Mas está na cabeça dos opositores da prefeita Judith Valéria. – Opositores ou inimigos?

Enquanto isso, Judith está governando Bom Conselho, com as dificuldades próprias de todos os municípios pobres. Com poucas receitas e muitas despesas. Contudo, Judith conta com o apoio do nosso governador Eduardo Campos. – Eduardo também derrotou as forças do ódio e do atraso, que imaginavam ser donos de Pernambuco. Essas forças do ódio e do atraso se agregam em quatro partidos dos grandes conchavos políticos. São estes: PMDB, PPS, DEMO e PSDB. Estes formam a linha de frente.

Em que pesem eles, se é que esses partidos ainda pesam em Pernambuco, o governador não pára de trabalhar. Razão por que obteve votação de 82,83% do povo de Pernambuco. E alijou grande parte dos que foram cevados pela ditadura de 1º de abril de 1964. Exemplo de um destes: Marco Zero Maciel. – Assim como defenestrou outros que se diziam contra o regime das armas e hoje são aliados dos que abaixaram a cabeça, por 21 anos, para não perderem privilégios. Exemplo desse último leque: Jarbas Vasconcelos. – É ISSO./.

*José Fernandes Costa é natural de Bom Conselho e mora no Recife. Tem familiares na terra natal e sempre que pode visita os papaceiros.

4 comentários:

  1. Será que Dilma dirá a mesma coisa de Judith, que pegou uma herança maldita, já que 2 anos depois é este o único discurso da nossa Prefeita. Estamos esperançosos que a mesma pelo menos daqui a 2 anos, mude o discurso, e não deixe que os escandalos, cheguem a seu governo.

    ResponderExcluir
  2. Em minha passagem matinal pelos blogs, me surpreendi com um artigo do professor José Fernandes onde coloco este simples comentário. Acostumado a dialogar com ele no Blog da CIT, a surpresa foi pelo o local, e não pela clareza e correção de linguagem sempre encontrada em seus escritos. Infelizmente, sempre encontro algumas questões pequeninas que me fazer discordar dele.

    No caso do presente artigo nós concordamos em quase tudo, menos quanto ao que ele diz que “Dilma Rousseff, sofreu e ainda vem sofrendo muitas e muitas hostilidades da parte de pessoas que não a queriam, nem a querem como presidenta da República”. Quanto a ter sofrido hostilidades, eu trocaria o termo por discordâncias, e eu concordo. Agora, quanto a não a quererem como presidente da República, eu só conheço poucas pessoas que se prestam a este papel, um deles é o meu conterrâneo Lula. O homem quer continuar a mandar de qualquer jeito, e a Dilma, coitadinha, está indo na dele. Veja o ministério. Como a Dilma vai tocar o problema da energia neste país com o Lobão Sarney como ministro? E a previdência com o jeca Garibaldi Alves? E mesmo o Guido Mantega, que fingiu se comportar como um cortador de gastos, quando todos sabemos que sua natureza é outra, e só não a exerceu plenamente porque o Meirelles, o responsável pela inflação baixa neste país, não deixou.

    Com um ministério destes, apenas volto a dizer o que dizia antes, ela não tem condições de presidir este país na forma que ele merece. Isto não quer dizer que queira que ela não seja presidente, ela é presidente e deve continuar sendo. Uma boa presidente é outra história.

    Caro professor, não se pode chamar de “nazifascismo” quem faz oposição. No nazifascismo a oposição, quando havia, era de fachada. Não há nada mais democrático do que oposição. Mas, a grande oposição ao governo de Dilma está ainda desencarnando do poder. Será que desencarnará mesmo?

    Para terminar, e meus comentários caberem no excelente Blog do Roberto Almeida, eu citaria uma jornalista que li, também hoje: “... com esses primeiros movimentos o que a Dilma conseguiu na formação dos ministérios é a consolidação de práticas, escolhas, critérios e nomes do que há de mais antigo na política brasileira. Nunca antes um governo nasceu tão velho.

    Quanto à prefeita de Bom Conselho, eu não faço nenhum juízo, igual ao meu conterrâneo não me meto na vida de outros municípios, isto é um caso para Lucinha Peixoto.

    Zezinho de Caetés – (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  3. Êita dupla caipira e CONHECEDORA DE POLÌTICA NACIONAL:Lucinha(IGnobel de literatura) e Zezinho(que ninugém conhece em Caetés)observem a oposição feita por àecio Neves e verão o que é oposição.O resto é canalhice.
    Einstein,recife/PE

    ResponderExcluir
  4. O meu comentário é sobre o comentário do Zezinho de Caetés. Ele ficou surpreso porque eu escrevi no Blog do Roberto Almeida. Por quê? E mais: eu nunca vi, em nenhum blog ou outro periódico, comentário do mesmo tamanho do texto comentado. Concluí: o Zezinho está com ciúmes porque o Roberto publicou o meu texto. - E ciúmes entre homes é coisa muito feia. Se o Zezinho não pode escrever no Blog do Roberto, isso não é motivo para ficar com inveja, não. Mas, por isso mesmo, ele resolveu mostrar que também pode escrever no Blog. E fez um comentário maior do que o meu texto. - E ainda teve o desplante de chamar de "simples" comentário. - Imaginem se fosse múltiplo.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA