PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

COLLOR E LULA


1989. Fernando Collor é candidato a presidente, começa a crescer nas pesquisas e ganha o apoio do grande empresariado nacional, dos partidos de centro e de direita e dos meios de comunicação, à frente a Rede Globo de Televisão. O "caçador de marajás", como ficou conhecido, usa golpes baixos na reta final e derrota o seu adversário no segundo turno, o petista Luiz Inácio da Silva.

2010. Lula está para terminar seu segundo mandato e apoia como candidata a sua sucessão a ex-ministra Dilma Roussef. Fernando Collor, que após recuperar seus direitos políticos é senador da República, tenta voltar pelo voto ao Governo de Alagoas, de onde se projetou para chegar ao Palácio do Planalto. Collor, que se elegeu presidente com 40 anos, está com 61 e está no mesmo palanque dos petistas. Tudo mudou. O muro de Berlim caiu na Alemanha, o comunismo faliu em quase todo o mundo e a divisão direita e esquerda ficou mais difícil de distinguir, inclusive no Brasil.

Collor ainda é direita? Lula representa a esquerda?

Miguel Arraes, que era um mestre em fazer alianças à direita, ensinava que o importante é manter a hegemonia do campo progressista. De todo jeito, a política é a arte do pragmatismo.

*A foto do senador Fernando Collor e do presidente Lula foi publicada pela Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA