SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A LIBERDADE DAS DITADURAS

Até o início da década de 80 seria impossível no Brasil uma revolução na mídia como esta, que acontece agora, através da internet. Nós, aqui de Garanhuns, não poderíamos estar produzindo estes blogs, falando com tanta liberdade sobre música, cinema, fatos da cidade e política estadual e nacional. Algumas coisas coisas que a gente posta hoje, poderiam nos levar à delegacia de polícia ou ao exército no passado. Na época da ditadura, aqui, seria mais ou menos como ocorre em Cuba neste momento, eu imagino. Eles culpam os Estados Unidos por todas as suas mazelas, mas não dá para crer que os americanos influenciem até no ar que se respira na simpática ilha da nossa América. Certas notícias, a gente lê com tristeza, pois afinal são nossos irmãos e foi tão linda a revolução que derrubou Fulgêncio Batista, há mais de 50 anos. Confiram:

BLOGUEIRA CUBANA PAGA FIANÇA E SAI DA CADEIA

A blogueira cubana Dania Virgen García foi liberada oficialmente pela justiça cubana neste final de semana, mas terá que pagar uma multa de 282 pesos cubanos (cerca de US$ 15) após apelar da sentença que a condenava a 20 anos de prisão por ter, supostamente, maltratado sua filha adulta.
Há uma semana, Dania foi liberada como "medida cautelar, por variação de circunstância", disse a própria blogueira à Efe, e denunciou que todo o processo contra ela foi "premeditado e planejado" pelas autoridade cubanas por conta de seu trabalho.
O caso de Dania, que elabora matérias para sites dos Estados Unidos sobre a vida cotidiana de Cuba, chamou a atenção de organizações como a Sociedade Interamericana de Imprensa e Repórteres Sem Fronteiras, que classificou a prisão da blogueira como "abuso de autoridade".

No Twitter, jornalistas cubanos se mobilizam e dizem que ajudarão a jornalista a pagar a multa. (Fonte: Portal Imprensa).

(Na foto acima, à direita, a blogueira cubana Dania Garcia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário