CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O FREVO NO RECIFE


Nesta terça-feira, dia 09 de fevereiro, o frevo comemora 103 anos. Para marcar a data, Prefeitura do Recife organizou uma vasta programação. Uma delas é o Arrastão do Frevo que promete conduzir centenas de pessoas pelas ruas dos bairros de São José, Santo Antônio e da Boa Vista, com o objetivo de promover um resgate aos antigos carnavais, festejados pelas famílias recifenses. Quem comandará a folia será a Troça Carnavalesca Mista O Cachorro do Homem do Miúdo, agremiação que será homenageada por completar, em 2010, cem anos de fundação.
Além do Cachorro, também estarão presentes – como convidadas -, as troças Bagaço é Meu, Batutas de Água Fria, Destemidos de Campo Grande, 10 porta-estandartes, um orquestrão de 78 músicos regidos pelo Maestro Ademir Araújo, 100 passistas, a Frevioca com o Maestro Fábio César e a Orquestra de Frevo Raízes Pernambucanas, com os cantores Ivanildo Silva, Carlinhos Caetés, dois bonecos gigantes e algumas agremiações do bairro dos Coelhos.

A concentração será a partir das 14h na Rua Rego Melo, bairro dos Coelhos. De lá, ao som da Frevioca e do orquestrão, os foliões seguirão pelas ruas do bairro em direção à Estação do Frevo I, localizada na Rua da Imperatriz. No local, os participantes se juntarão a outro cortejo coordenado pelo Governo do Estado, formando um único grupo que irá apresentar a coreografia, letra e música do hino “O Cachorro na Cabeça”, composta por Marcelo Varela e Bráulio de Castro especialmente para celebrar o centenário.
O próximo passo dos foliões será a Estação do Frevo II, na esquina da Rua Nova com a Rua da Palma. O cortejo será recebido pela Orquestra 100% Mulher e por passistas de frevo. De lá, a próxima parada será a Estação do Frevo III, na Praça do Diário. Neste local, será feita uma homenagem aos 30 anos da Frevioca com a Orquestra de Ademir Araújo e os cantores Paulo da Hora e Carmem Silva. Haverá também apresentações teatrais com as companhias Haja Teatro, Ariano Suassuna e Foco 3 do Coliseu.
Às 19h o cortejo deverá chegar no Pólo de Todos os Ritmos (Pátio de São Pedro), onde acontecerá a apoteose do evento. Os foliões assistirão ao show da Orquestra da Bomba do Hemetério com o Maestro Forró e à homenagem ao centenário da troça O Cachorro do Homem do Miúdo. (Rafaela Aguiar, da Secretaria de Turismo do Recife).

Um comentário:

  1. Ubiratan Carvalho (Garanhuns)9 de fevereiro de 2010 às 16:10

    Muito boa esta postagem. Ela mostra um resumo desta grande festa popular que é o carnal do Recife.É uma pena Garanhuns não fazer parte deste circuito que ambrange também inúmeras cidades do interior.Ficamos somente com a saudade de um tempo que não volta mais. A proposito, aproveito a oportunidade, para registrar neste espaço tão valioso do seu blog, a homenagem feita pela emissora Rádio Fm sete Colinas hoje pela manhã no programa 100,5 Brasil pela passagem do dia do frevo. Que bom que algumas pessoas ainda preservam ao seu modo na cidade o espírito de carnaval.

    ResponderExcluir