CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GRANDES NOMES DA MPB IX


CAPIBA


(Clique no nome do artista e acesse a música "Frevo e Ciranda", com Silvério Pessoa)


Lourenço da Fonseca Barbosa, o popular Capiba, nasceu em Surubim, no Agreste de Pernambuco, em 28 de outubro de 1904 e morreu no Recife, onde viveu a maior parte de sua vida, no dia 31 de dezembro de 1997.

Ao longo de sua longa vida, o pernambucano produziu mais de 200 canções, entre frevos, valsas, boleros e músicas românticas que se tornaram clássicas no seu Estado natal e no País. Foi gravado por Alceu Valença, Claudionor Germano, Carlos Fernando, Elba Ramalho, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e muitos outros intérpretes famosos da música popular brasileira. Entre os parceiros de suas composições, estão grandes nomes da literatura nacional, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Penna Filho, Vinicius de Moraes, João Cabral de Melo Neto e Ascenço Ferreira.

Capiba fez muitas músicas para o Recife, Olinda, Igarassu e outras cidades da Região Metropolitana, que ele amava. Uma das suas composições mais conhecidas, “Maria Betânia”, deu o nome a irmã cantora de Caetano Veloso e foi gravada por algumas das melhores vozes do Brasil, a exemplo de Nélson Gonçalves e Jessé.

Embora tenha composto músicas nos mais diversos estilos musicais, ficou mais conhecido, ao lado de Nélson Ferreira, por conta dos inúmeros frevos seus que foram sucesso no Carnaval.

Com muita satisfação registramos o nome de Lourenço da Fonseca Barbosa, conterrâneo de Chacrinha, como um dos mais importantes artistas dessa série MPB de Todos os Tempos.


(Na foto acima um monumento em homenagem à Capiba, na Rua da Aurora, no Recife)

Nenhum comentário:

Postar um comentário