PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

UMA CANÇÃO DE AUGUSTO CALHEIROS

Augusto Calheiros nasceu em Maceió, em 1891 e morou uma parte de sua vida em Garanhuns. Teve uma passagem pelo Recife, se apresentando na então recém inaugurada Rádio Clube e depois foi para o Rio de Janeiro, conseguindo sucesso na carreira como cantor. Seus restos mortais estão no cemitério São Miguel, na Boa Vista, conforme registra Jodeval Duarte hoje em seu blog, inclusive com foto do túmulo. Calheiros teve muitos sucessos na carreira. Um deles, Ave Maria, com letra de Erothides de Campos, recebeu uma regravação de Caetano Veloso no CD Federico e Giulietta, de 1998. Abaixo, os versos da bela canção interpretada pelo quase garanhuense e pelo artista baiano:


AVE MARIA

Cai a tarde tristonha e serena, em macio e suave langor
Despertando no meu coração a saudade do primeiro amor!
Um gemido se esvai lá no espaço, nesta hora de lenta agonia
Quando o sino saudoso murmura badaladas da “ave-maria”!
Sino que tange com mágoa dorida, recordando sonhos da aurora da vida
Dai-me ao coração paz e harmonia, na prece da “ave maria”!


Cai a tarde tristonha ...


No alto do campanário uma cruz simboliza o passado
De um amor que já morreu, deixando um coração amargurado
Lá no infinito azulado uma estrela formosa irradia
A mensagem do meu passado quando o sino tange “ave maria” (Na foto, Augusto Calheiros, de família indigena, natural de Maceió, mas que morou e se projetou como artista em Garanhuns).

Um comentário:

  1. Esta semana li seu artigo "A verdadeira música sertaneja" no Correio Sete Colinas. Achei muito interessante e apropriada. No entanto, confesso, fiquei bastante interessada no local em que o senhor encontrou o CD da dupla Cascatinha e Inhana a fim de que também possa adquiri-lo. Peço-lhe a gentileza de me informar o referido local respondendo este comentário que, assim que me for possível, consultarei. Agradeço desde já. Atenciosamente, Denise Marques.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA