PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

NIKOLAS FERREIRA DIZ QUE O BRASIL PRECISA DE MACHOS


Uma das principais funções de um deputado federal é apresentar projetos que visem melhorar a situação do país.

Mas o deputado Nikolas Ferreira (PL), o mais votado do Brasil, em 2020, durante um ato político no domingo, no Rio de Janeiro, disse que o país não está precisando de projetos de lei.

Segundo o parlamentar, "estamos necessitando de homens, de testosterona".

O discurso pegou mal e levou as pessoas a interpretações maliciosas. Alguns acham que o próprio Nikolas está clamando por "machos".

Terra de Tiradentes e Tancredo Neves,  Minas Gerais hoje tem um deputado jovem, conservador de extrema direita, que só faz vergonha.

PREFEITO NÊGO DO MERCADO MANTÉM O RITMO DE TRABALHO


Sem saber ainda quem será o adversário ou adversária, na eleição de outubro, o prefeito de Capoeiras, Nêgo do Mercado (PSB), prossegue na mesma "pisada".

Além de estar realizando obras de calçamento, o  gestor deve anunciar esta semana ou na próxima, um conjunto de ruas do centro que serão asfaltadas.

Por outro lado, Nêgo faz visitas na cidade e zona rural, procurando conversar com o povo para saber as demandas de cada localidade.

Neste sábado e domingo mesmo, o prefeito capoeirense visitou várias famílias.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO SERÁ DIVULGADA


Prefeito Sivaldo Albino e Secretária de Cultura, Sandra Albino, vão anunciar nos próximos dias a programação da Festa de Santo Antônio, padroeiro de Garanhuns.

Os dois também já estão prontos para anunciar os artistas que vão se apresentar no polo Gospel, no período do Festival de Inverno.

Em termos de obra de pedra e cal, o prefeito do município deve inaugurar em breve a creche da Cohab II, a quinta construída em sua gestão.

VIVA GARANHUNS 2024 FICOU NA HISTÓRIA

Praça Mestre Dominguinhos 
Parque Euclides Dourado

O Festival Viva Garanhuns encerrou em grande estilo, com a praça de eventos lotada, em pleno domingo.

Mônica Almeida, Luan Estilizado, Solange Almeida e Tarcísio do Acordeon fizeram os shows do último dia da festa, prestigiado por uma multidão digna do Festival de Inverno em suas melhores edições.

Não só a Praça Dominguinhos teve bom público. O polo do Parque Euclides Dourado também atraiu muita gente, como no dia da apresentação de As Januárias.

Agora só no próximo ano. Mas vem aí a Festa de Santo Antônio, em junho e o Festival de Inverno, em julho.

Grandes eventos atraem turistas e dão retorno, aquecendo a economia da cidade.

O que é investido pelo poder público retorna através de impostos, pois todo o comércio aumenta o movimento e o faturamento.

FESTIVAL VIVA GARANHUNS TERMINA NESTE DOMINGO


O Festival Viva Garanhuns chega hoje a última noite, com shows de Mônica Almeida, Luan Estilizado, Solange Almeida e Tarcísio do Acordeon.

Esses artistas vão se apresentar na Praça Mestre Dominguinhos, a partir das 20h.

Desde quarta-feira que a cidade está em festa. O evento tem atraído bom público todas as noite, desde a última quarta-feira.

Pelo polo principal do Viva Garanhuns já passaram nomes como Flávio José, Dorgival Dantas, Elba Ramalho e o grupo Mastruz com Leite.

Secretária de Cultura, Sandra Albino, avalia que o festival este ano já pose ser considerado um sucesso, tendo superado as edições anteriores.

*Foto: Jornal Folha das Cidades

NA POLÍTICA BELEZA É FUNDAMENTAL? - Por Cristina Moraes



Por Cristina Moraes

Houve uma época da política nacional brasileira em que os nossos representantes eram de longeva idade e de traços fortes, nos trazendo a ideia de que a politica tinha que ser assim, que a beleza não precisava fazer parte do pacote.

Bom,  de fato a beleza  não é um fator importante, mas tivemos figuras que nos levaram a pensar melhor e a beleza pesou na hora de votar, a partir do político alagoano Fernando Collor de Melo, que era um belo homem, mas que infelizmente não foi o político que esperávamos, tendo o seu mandado cassado em 1992, passando pelo cargo apenas dois anos, sofreu impeachment  por corrupção, apesar do seu lema de “caçador de marajás”.

Tivemos também outro politico que foi Deputado Federal, Senador e Ministro da Reforma Agrária, professor da Faculdade de Ciências Econômicas, da Faculdade de Direito do Recife e da Escola de Relações Públicas e Presidente da Caixa Econômica. 

Um homem bonito que teve uma das maiores votações para o cargo de Deputado Federal, um ativista da politica que tinha apenas dois lados, Arena e MDB. Era natural de Recife, fazia visitas a minha linda Garanhuns e caminhava nas ruas acompanhado do meu tio Humberto Morais, que o admirava pois faziam parte da mesma legenda.

Marcos Freire foi amado e odiado, por suas ideias ideais políticas que agradava  a uns e desagradava a muitos, morreu de forma trágica em um acidente aéreo, até os dias atuais o seu corpo nunca foi encontrado e a sua morte nunca esclarecida.

Depois veio o neto de Arraes, Eduardo Campos, que por fazer parte da política desde jovem, mas tinha também o apelo da sua beleza, sendo um fator também que fazia a diferença entre um candidato e outro.

Esta cronista votou nele para governador, justamente por achar Eduardo Campos era  “lindo”, mas ele tinha muitas qualidades, era um grande articulador da política nacional, fadado a ser Presidente da República.

Mas em plena campanha para as eleições,  e sem dúvidas  chegaria ao Palácio do Planalto, infelizmente sofreu um acidente de avião, no dia 13 de agosto 2014.

Bom, mas voltemos a pessoas bonitas na política atual, que uma prova disto é a minha linda Garanhuns, que tivemos grandes políticos, cujas fotografias estão bem expostas na antessala do gabinete do prefeito no Palácio Celso Galvão.

Mas eu sou da ideia de que a beleza não é fundamental, para Cristina Moraes, mas vale a capacidade de ser estar na função, mas não posso deixar de fazer uma observação, quando se estar na grande liderança de sentar na principal cadeira de uma cidade, aquele que é “dono da cidade” e esse gestor também vem com a beleza junto.

Pois é isto mesmo, a minha linda Garanhuns, pela primeira vez tem um prefeito bonito, sem desqualificar os que o antecederam, pois beleza tem o olhar de cada um, somado a isto outras qualidades preponderantes que constroem a figura de um político.

Mas Sivaldo Rodrigues Albino, assim o considero e acredito que muitas outras pessoas também assim o ver, como um prefeito bonito, algo que observo, nas suas andanças, pela quantidade de pessoas, entre jovens, adultos, entre elas, mulheres e crianças pedem para fazer uma selfies com o prefeito.

E no último dia 18 de abril de 2024, quando da entrega da requalificação da Escola Maria Tavares, no bairro do Magano, as crianças chorando emocionadas por estar ao lado do prefeito, por ele estar ali e lhes dando atenção e a oportunidade de tirar uma fotografia com ele.

Mas volto a máxima, beleza não é fundamental, mas sim, o trabalho, a ética, o compromisso de ser o prefeito da minha linda Garanhuns, algo que também tem sido a sua marca, já tem mais obras estruturais entregues,  do que todos ou outros que já passaram pela prefeitura de Garanhuns.

Cada um que passou teve as suas oportunidades e dificuldades também e cada um no seu tempo, certamente tiveram seus apoios e souberam aproveitar ou não, algo visível, pois Sivaldo Albino, conta com o apoio do Deputado Federal Felipe Carreras que já colocou mais de R$ 100.000 milhões em emendas para a minha linda Garanhuns

Viver, reviver e reconhecer.

CORRUPÇÃO E IGNORÂNCIA EM SANTA CATARINA

Professor Paulo Freire cercado de livros 

Prefeita Juliana Maciel, do município de Canoinhas, em Santa Catarina, ficou conhecida esta semana em todo o Brasil.

Não foi por uma atitude bonita, muito pelo contrário. Ela apareceu num vídeo jogando livros no lixo, por considerá-los uma "porcaria".

Reinaldo Azevedo, jornalista conhecido nacionalmente, comparou a atitude da prefeita catarinense ao que fizeram os nazistas, que em sua época queimaram livros na fogueira.

Não vamos aqui generalizar, como os sulistas fazem com os nordestinos.

Se eles deram uma grande maioria ao candidato da extrema direita, na eleição de 2022, o petista Luiz Inácio Lula da Silva teve mais de 1 milhão de votos no Estado.

Assim, não são todos os catarinenses que são alienados, preconceituosos e burros.

Alguns deles são.

No estado em que uma prefeita, falando um português horrível, joga livros no chão, por achar que o mandato lhe dá o direito de avaliar e julgar conteúdos, a corrupção parece epidêmica.

Afinal de contas é o estado do Brasil que mais teve prefeitos presos por irregularidades, nos últimos dois anos.

Já são 19 prefeitos na cadeia em Santa Catarina. Curioso é que todos são de partidos da direita, a maioria do PL do ex-presidente.

Não vou escrever para perdoar a prefeita Juliana, "porque ela não sabe o que faz".

Na verdade ela merece uma punição, afinal de contas jogou dinheiro público fora.

O Ministério Público abriu uma investigação. Se vai dar em alguma coisa é outra história.

Mas puxando a brasa para minha sardinha, ou seja pra o Nordeste, ouso comparar Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão e Bahia com Santa Catarina.

A princípio, acho que somos muito mais ricos do que eles em vários sentidos, principalmente em termos culturais.

Talvez por isso os catarinenses, de influência europeia, tenham tanta gente alienada, sem dar valor à literatura e a boa música.

Lamentavelmente elegem políticos corruptos e os prefeitos presos são ratos pequenos, comparados ao grande gabiru que queria ficar com as joias do tesouro.

Santa Catarina tem pouco mais de 7 milhões de habitantes.

É um estado rico com muitas pessoas de mente pobre.

A prefeita Juliana possivelmente leu poucos livros na vida. E seus eleitores e dos prefeitos corruptos também.

Talvez porque no estado deles não teve um Ariano Suassuna, um Jorge Amado, um José Lins do Rego ou Graciliano Ramos.

Tem algum grande nome da MPB de Santa Catarina?

Será que por lá não faz falta um Alceu, um Zé Ramalho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico César ou um Zeca Baleiro?

O governador, um tal de Jorginho, da linha política do ex-presidente, ainda hoje boicota as vacinas.

Resultado é que recentemente morreu uma criança de Covid.

Fazia tempo em que não lia notícia de morte por conta do coronavírus. 

Mas em Santa Catarina uma criança perdeu a vida. Lá, onde o governador permite que as crianças frequentem escolas sem ter sido vacinadas.

Tomara que um dia esse povo do estado sulista adquira consciência. Pare de eleger prefeitos corruptos ou prefeitas que jogam livros no lixo.

Santa Catarina deu quase 70% dos votos a um sujeito que só pregou ódio e destruição em quatro anos.

Um governante que não construiu escolas técnicas e universidades, negligenciou vacinas e fez com que o Brasil tivesse 10% das mortes por Covid no mundo.

No Piauí o presidente Lula teve mais de 70% dos votos. Já foi um estado atrasado, do qual se faziam piadas até mesmo nos outros estados nordestinos.

Quem sabe, hoje, Santa Catarina é o Piauí de 30/40 anos atrás. Apesar de ser um estado rico, é pobre, porque seu povo está anestesiado, alienado da situação do restante do país.

Minha intenção aqui não é falar mal da região sulista. O objetivo é jogar informação e refletir em cima delas.

Quem fala mal de Santa Catarina são os prefeitos presos por corrupção, é a prefeita ignorante que joga livros no lixo, são eleitores que elegem e reelegem um governador que sabota vacina.

Torço para que um dia eles tenham não apenas praias bonitas (isso o Nordeste também tem de sobra), mas nomes que possamos admirar na música, nas letras, na política.

Para a prefeita Juliana, o professor Paulo Freire, recifense, patrimônio da educação brasileira, deve ser "porcaria". Ela certamente também jogaria os livros dele no lixo sem ao menos ler.

Nada pior que o ignorante que acredita saber alguma coisa.

NÊGO TEM CONTAS APROVADAS E ANUNCIA MAIS RUAS ASFALTADAS


Prefeito que assumiu no final de 2021, Nêgo do Mercado, de Capoeiras, já tem prestação de contas julgadas no TCE.

O Tribunal, na última quinta-feira, analisou o exercício financeiro do ano de 2022, tendo recomendado a aprovação das contas de Joaquim Costa Teixeira (Nêgo).

Processo teve como relator o Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Junior.

MAIS ASFALTO - Na quarta-feira passada, o prefeito Nêgo do Mercado participou do 7º Congresso Pernambucano de Municípios. Gestor considera importante participar desses encontros.

"É uma oportunidade de aprender, trocar ideias com outros gestores, vivenciar experiências de outros lugares que podemos aplicar em nossa cidade", disse Joaquim Costa Teixeira.

Na oportunidade, o prefeito também antecipou que conseguiu recursos para asfaltar mais ruas em Capoeiras. Ele informou que no próximo mês serão divulgados os nomes "das várias vias urbanas que serão pavimentadas".

ESCOLA DO MAGANO É ENTREGUE TOTALMENTE RENOVADA


A Prefeitura de Garanhuns, da Secretaria de Educação, entregou esta semana a Escola Municipal Maria Tavares, localizada no bairro do Magano, totalmente renovada.

Escola tem 200 estudantes matriculados no Ensino Fundamental, atendendo do 1º ao 5º ano. De acordo com os recém-divulgados resultados do SAEPE, a unidade de ensino está entre os melhores níveis, que são Básico e Desejável.

"Sempre estamos dispostos a fazer tudo da melhor maneira, pensando nos nossos estudantes. Entendemos que educação é prioridade e que as melhorias precisam ser feitas. Aproveitamos pra parabenizar a escola pelo destaque no resultado do SAEPE. A Escola Maria Tavares foi destaque em proficiência no 2º ano. O envolvimento de todos faz a educação avançar", declarou a Secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino, logo após entregar a escola requalificada.

A diretora da escola do Magano, Joelma Pereira, comemorou as melhorias feitas no espaço. "Educação não é apenas transmitir conhecimento, é também proporcionar um ambiente propício para o aprendizado. Eu trabalho na Rede há 34 anos e aguardei ansiosa por esse momento, pois sabia que ia chegar. A requalificação se une a várias iniciativas que trazem avanços, como a implantação do Diário Eletrônico, por exemplo. A palavra de hoje é gratidão", ressaltou.

Carol Ferreira, mãe de uma estudante da unidade, aprovou a reforma e reforçou que uma melhor estrutura aliada ao ensino de qualidade pode trazer benefícios pra todos. "Quero agradecer à Prefeitura pela requalificação. Minha filha estuda aqui desde o 1º ano e não tenho interesse que ela saía daqui. Recebemos fardamento, livros e os funcionários são exemplares", comentou.



Fotos: Vinicius Vilela

TRIBUNAL DE CONTAS APROVA CONTAS DE ARMANDO RELATIVAS A 2020


Na última quarta-feira (17), o pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou por unanimidade as contas de governo do município de Caetés,  relativas ao ano de 2020. 

A prestação de contas é referente ao último ano de governo do saudoso ex-prefeito Armando Duarte. Com esse resultado, o ex-gestor obteve a aprovação de todas as contas dos dois mandatos que exerceu como prefeito na terra da energia eólica.

Essa aprovação deixou todos que fazem parte da atual gestão municipal muito felizes e orgulhosos, tanto pelo reconhecimento do trabalho que mudou a realidade do município quanto pela defesa do legado de Armando Duarte, considerado por muitos o melhor prefeito da história de Caetés.

O prefeito Nivaldo Tirri demonstrou sua felicidade: “É emocionante ver a confirmação pelos órgãos de controle daquilo que a população de Caetés já sabia: desde o início do governo de Armando até os dias atuais, seguimos respeitando os princípios constitucionais e as normas legais, buscando sempre fazer o nosso melhor, garantindo uma boa gestão dos recursos públicos e, consequentemente, gerando resultados efetivos à população.” disse o prefeito.

A família de Armando, através de seus filhos, publicou uma nota nas redes sociais, enaltecendo o trabalho realizado, as conquistas alcançadas e agradecendo a todos os envolvidos na obtenção desse resultado, citando especialmente as pessoas de Dr. Natanael de Vasconcelos, Dr. Richardson Vasconcelos e Dr. Bruno Siqueira França, consultores diretos nas áreas contábil, jurídica e de gestão, além de Renata Silvestre, representando os servidores do município.

"É o fechamento de um ciclo que exigiu muita dedicação, trabalho, paciência e colaboração mútua diante das dificuldades que surgiram. Porém, ficamos muito felizes em poder celebrar esse resultado com a certeza de que pudemos contribuir com êxito na luta encampada pelo nosso saudoso amigo Armando Duarte, que sempre demonstrou um amor imensurável por sua terra e a vontade de fazer o melhor para o povo de Caetés",  enfatizou Dr. Richardson Vasconcelos, consultor da Navasil Consultoria.

Ronaldo, genro de Armando Duarte, pontuou: "Temos certeza de que Armando está orgulhoso e feliz com esse resultado obtido hoje, ratificando a lisura, o comprometimento e a competência de seu trabalho, que jamais será esquecido pelo povo de Caetés". 

MADALENA LOTA ESPAÇO NO LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA EM ARCOVERDE


A Persone Recepções virou um mar vermelho na noite desta sexta-feira (19) no lançamento da pré-candidatura à prefeitura de Arcoverde de Madalena Britto e Gilsinho Duarte, ambos do PSB, e dos pré-candidatos a vereadores e vereadoras. 

Madalena conseguiu reunir no seu palanque os ex-prefeitos Julião Guerra, Erivânia Camelo e Rosa Barros, além dos deputados federais Pedro Campos e Lucas Ramos, ambos do PSB; deputados estaduais Waldemar Borges (PSB), Danilo Godoy (PSB) e João de Nadegi (PV).

“Hoje, começamos uma nova jornada. Tenho Deus no coração e ele saberá nos guiar pelo melhor caminho para podermos transformar a vida das pessoas. Quero agradecer de coração a todos e todas que estão aqui, que sonham o sonho que nós sonhamos, de uma Arcoverde forte e mais feliz. Nossa cidade está abandonada e precisamos resgatar sua história. Meu sentimento é de gratidão, a todos que nos abraçaram nesse dia repleto de felicidades e alegria”, disse Madalena. 

Além das falas dos presentes, o evento contou ainda com vídeos do ex-prefeito João Paulo; do prefeito do Recife, João Campos; da ministra Luciana Santos, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão; do presidente do PT, Doriel Barros; do deputado federal Clodoaldo Magalhães, entre outros. Em sua fala, Gilsinho Duarte o carinho e amor pelo povo de Arcoverde e ressaltou que que é preciso olhar para o futuro.

“Juntos, eu e a experiente ex-prefeita Madalena, queremos retomar esse legado de trabalho incansável, de obras que transformam vidas e de um olhar sempre voltado para o futuro. Acreditamos firmemente que Arcoverde merece mais do que simples promessas vazias ou soluções temporárias. Merece uma visão clara e um plano de ação concreto para avançar na saúde, na educação, na infraestrutura, na ação social, no desenvolvimento, na geração de empregos e oportunidades”, disse Gilsinho. 

Lardeada por artistas, lideranças locais, estaduais e federais e com o espaço lotado, Madalena Britto mostrou força no ponta pé inicial da trajetória rumo à prefeitura.

O lançamento da pré-candidatura ao lado de quatro vereadores - Luiza Margarida, João Marcos, Sg. Brito e João Taxista) -,  além de contar com uma coligação proporcional com mais de 33 pré-candidatos, que envolve seis partidos, entre eles a Federação Brasil Esperança.

ENCONTRO DOS RITMOS NORDESTINOS NO FESTIVAL VIVA GARANHUNS


A Praça Mestre Dominguinhos foi o ponto de encontro dos ritmos nordestinos,  presentes na quinta-feira (18), durante a segunda noite do Festival Viva Garanhuns. O público presente cantou e dançou com as apresentações de Rogério e Os Cabra, Nando Cordel, Elba Ramalho e Mastruz com Leite. O evento este domingo (21).

Mesmo com a chuva que caia, a poesia e a cultura pernambucana deram o tom à primeira apresentação, com Rogério e Os Cabra. “É sempre uma grande satisfação estar tocando na minha cidade. Há um respeito mútuo e eu me emocionei muito”, declarou o vocalista do grupo, Rogério Diniz.

Em seguida, o cantor Nando Cordel voltou a Garanhuns e em seu repertório estiveram canções como “É de dar Água na Boca” e “Você Endoideceu meu Coração”. O artista é compositor de canções famosas nas vozes de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Maria Bethânia.

A paraibana Elba Ramalho foi a penúltima atração, com um show multifacetado repleto de sucessos dos seus mais de 40 anos de carreira musical. Quem encerrou a programação foi a banda Mastruz com Leite. O grupo é consagrado pelo seu repertório de “forró das antigas”, que fez do público um verdadeiro coral a cada música tocada.

A programação da sexta (19) teve shows no Palco do Parque Euclides Dourado, onde se apresentaram Pedrinho Pontes, Juba e Maciel Melo. 

Na Praça Mestre Dominguinhos,  Mourinha do Forró, Petrúcio Amorim, Alceu Valença e Geraldo Azevedo animaram a noite, com boa presença de público.

DEPUTADO ASSUME PATERNIDADE DE AÇÃO DE VEREADORA

Betânia Monteiro

Deputado Izaías Régis (PSDB) não gostou de matéria que revelou a bronca da sua gestão em Garanhuns junto ao Tribunal de Contas da União, por conta do Pórtico do Magano, que nunca foi concluído.

O político gravou um áudio esculhambando com o jornalista e o prefeito Sivaldo Albino, que aliás não tem nada a ver com essa história.

Na sua fala enfurecida, o parlamentar diz que não precisa de mim pra nada. E "passa na cara" que já me ajudou, citando até uma viagem que fiz ao Rio de Janeiro, em 2016, para tratamento de saúde.

Acontece que a viagem, o tratamento no hospital, hotel, ônibus, avião, tudo foi custeado pelo SUS e quem desenrolou tudo foi a então vereadora Betânia Monteiro, com apoio do deputado federal Gonzaga Patriota.

Fiz a referida viagem acompanhado do meu irmão mais velho, o engenheiro agrônomo Aurélio Almeida, que inclusive bancou diversas despesas, sendo depois reembolsado pelo Sistema Único de Saúde.

Mesmo que o deputado tivesse me "ajudado" nesta viagem, o que não aconteceu, muito feio da parte dele vir "passar isso na cara", como a dizer que tenho dívida com ele.

Betânia, a quem sou eternamente grato, nunca me cobrou nada, nunca divulgou a ação importante a meu favor, que conseguiu num momento delicado da política brasileira, pois Dilma havia sido afastada da presidência e Michel Temer tinha assumido o poder.

FESTA NA CORTE: ROBERTO CARLOS COMEMORA 83 ANOS DE VIDA

Roberto recebe o Grammy Latino em 2015


Por Cláudio Gonçalves

Consagrado como um dos melhores cantores e compositores da música brasileira e internacional, em todos os tempos,  Roberto Carlos completa 83 anos neste 19 de abril.

“Um tesouro musical”, assim o definiu Gabriel Abaroa Junior, Presidente da Academia Latina da Gravação,  ao entregar ao cantor, em 2015, o prêmio Grammy de Personalidade do Ano. 

Mantendo um reinado que atravessa gerações, Roberto Carlos é um dos maiores fenômenos da música, com milhares de discos vendidos no Brasil e em vários países do mundo, tendo sido agraciado com centenas de prêmios nacionais e internacionais.

Ao longo de sua trajetória artística, Roberto conquistou milhares de fãs de todas as idades, sendo amado por brasileiros, sul-americanos, centro-americanos, norte-americanos, africanos, europeus e japoneses, quer seja cantando em português, espanhol, italiano, inglês ou francês. 

Com lançamentos anuais que ultrapassavam a marca de 1 milhão de cópias vendidas, Roberto Carlos,  em parceria com o amigo de fé,  Erasmo Carlos,  emplacou inúmeros clássicos: músicas autobiográficas, ecológicas, religiosas e românticas. A interpretação única e incomparável, tornou-o  um porta-voz do amor em toda sua acepção e sentido. 

Roberto Carlos tira matéria viva de si e entra em detalhes, sentimentos íntimos e emocionais, momentos quase secretos de todo mundo, cantando frases que havíamos decorados e não chegamos a dizer ou confessar, como se suas canções fossem feitas para nós. Roberto é assim, catalisador, antena, receptor de ondas frequentes de amores vividos ou não correspondidos.  

Nas palavras de Dorival Caymmi, “o cantor de maior comunicação humana que ele já viu”.

“Você precisa ouvir aquela canção do Roberto”, verso de Caetano Veloso, na canção “Baby”, interpretada por Gal Costa, nos faz perceber que após ouvirmos “aquela canção do Roberto, descobriremos que há um Roberto Carlos em cada um de nós, pois em algum momento de nossas vidas encontramos um grande amigo.

“Às vezes em certos momentos difíceis da vida, em precisamos de alguém pra ajudar na saída, a sua palavra de força, de fé e de carinho, me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho”. 

Recorremos ao amor e proteção de Divina:  “Cristo, meu amigo, sua luz me mostra a direção a ser seguida, você é a verdade, é tudo, é o caminho, a vida, só você eu sei é a solução”.

Expressamos o amor pelo nossos pais: “Toda vez que te abraço e te beijo sem nada dizer, você diz tudo que eu preciso, escutar de você.  Olhando seus cabelos tão bonitos, beijo suas mãos e digo, meu querido, meu velho, meu amigo.

Passamos por momentos que nos indignamos com as atrocidades das guerras, “Deus é pai e amor não faz a guerra, peço paz irmão aqui na Terra”, nos preocupamos com a degradação da natureza, “o mar quase morre de sede no ano passado, os rios ficaram doentes com tanto veneno, diante da economia, quem pensa em ecologia? Se o dólar é verde é mais forte que o verde que havia”. 

Nos compadecemos com a situação de uma pessoa, amigo ou parente que está perdendo a vida para as drogas: “cara quem afinal é você, que está se entregando e não vê, que a vida oferece outras coisas”, lutamos pela igualdade, “todo ser humano é importante naquilo que ele faz, as vezes por caminhos distantes, mas todos são iguais, lutamos pela liberdade, “tudo em volta está deserto tudo certo, tudo certo como dois e dois são cinco”, “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, uma história pra contar de um mundo tão distante”. Sofremos com o fim de um relacionamento: “Você é a saudade que eu gosto de ter, só assim sinto você bem perto de mim, outra vez”, “Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes para esquecer”.

Nos declaramos para a pessoa amada: “e não há nada pra comparar, para poder lhe explicar, como é grande o meu amor por você”, vivemos um amor sem limites, “mas eu posso dizer que sei o que é ter um amor de verdade, e um amor assim eu que é pra sempre, é pra eternidade”, e até chegamos a dizer, “esse cara sou eu”.

Por todo seu carisma, talento e uma trajetória artística de sucesso, hoje todos seus fãs espalhados pelo Brasil e o mundo te oferecem flores. Parabéns, Roberto Carlos!

Capa do disco mais vendido do artista (1971)

PRÊMIOS/MARCAS NA CARREIRA DO REI

-  158.051.000 milhões de produtos vendidos no mercado fonográfico mundial;

-  LP de 1971, que inclui a música "Detalhes",  é o que mais vendeu até hoje: foram 7.635.000 milhões de cópias ao longo do tempo; 

- Artista  vence o Festival de San Remo, na Itália, em 1968,  interpretando a canção "Canzone Per Te", de Sérgio Endrigo e Sérgio Bardotti;

-  26 de fevereiro, Roberto Carlos Day. Em 1988, o prefeito de Los Angeles, Tom Bradley, em nome do seus cidadãos, criou o dia especial em homenagem ao cantor Brasileiro;

-  Em 1990 é homenageado em Miami com uma estrela na Calçada da Fama, conferido aos maiores astros latino-americanos;

-  Prêmio Grammy: 1 Grammy da Academia da Gravação dos Estados Unidos (1988);  Grammy da Academia Latina da Gravação, com destaques, Excelência Musical (2004),  Hall da Fama para o álbum "Detalhes"(2007), Hall da Fama para o álbum "Jovem Guarda"(2013) e Personalidade do Ano(2015).

-  27 Troféus Imprensa, sendo 22 de melhor cantor e 5 de melhor música. 6 troféus Internet.

-  2019. Entra para o ranking da Revista norte-americana, Global Concert Pulse como um dos 30 artistas de maior público nos Estados Unidos. No mesmo ano recebe o prêmio Billboard de Música Latina, em reconhecimento a sua trajetória artística.

-  Em 2023 recebe o prêmio Nobel Verde, em reconhecimento as suas composições com Erasmo Carlos, em defesa do meio ambiente e da Amazônia. O número de produtos  e LP mais vendidos estão contabilizados até 2005; 

- Em 1993, Roberto Carlos entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes), sendo reconhecido como o artista brasileiro que mais recebeu discos de ouro e de platina. Foram 18 de ouro e 17 de platina (contagem a partir de 1981 até o final de 1992). Alguns estudiosos de sua carreira afirmam que reunindo todos os discos de ouro, platina e diamante ganhos no Brasil e no exterior daria para dar uma volta no Maracanã.

- Recordes de músicas mais tocadas nas rádios do Brasil no dia do lançamento de seu LP anual: Caminhoneiro (1984) - 3.287 execuções. Verde e Amarelo (1985) 3.577 execuções, Apocalipse (1986) 3.608 execuções.

Estrela na Calçada da Fama, em Miami (1990)
Prêmio Nobel Verde (2023)

*Professor Cláudio Gonçalves tem livros publicados sobre a Hecatombe de Garanhuns e está para lançar um trabalho inédito sobre Roberto Carlos, artista que acompanha desde os seis anos de idade.

MADALENA E GILSINHO LANÇAM PRÉ-CANDIDATURAS EM ARCOVERDE


Nesta sexta-feira (19), a ex-prefeita Madalena Britto (PSB) e o advogado Gilsinho Duarte lançam em Arcoverde as suas pré-candidaturas à prefeita e a vice-prefeito do município no pleito deste ano. 

O lançamento acontece a partir das 19h na casa de eventos Persone, localizada na área central da cidade e contará com as presenças de deputados estaduais, federais, senadores, prefeitos e os pré-candidatos e candidatas a vereadores.

“Este é o momento de largada da nossa caminhada para que possamos recolocar Arcoverde no caminho do desenvolvimento, retomando o legado de obras e ações que deixamos. E esse encontro da nossa experiência com a juventude de Gilsinho, chega para que possamos ir além, construindo a cidade do futuro que tanto desejamos, com oportunidades para todos e com a autoestima do nosso povo de Arcoverde retomada”, disse Madalena.

Já confirmaram presenças os deputados federais Pedro Campos e Lucas Campos, ambos do PSB; deputados estaduais Waldemar Borges (PSB), João de Nadegi (PV) e Danilo Godoy (PSB); prefeitos Ângelo Ferreira (Sertânia), César Freitas (Sanharó), Regina Cunha (Itaíba), representantes do PDT, entre outros.

Ex-prefeita de Arcoverde por dois mandatos (2012 a 2020), Madalena Britto anunciou sua intenção de disputar a prefeitura do município em dezembro do ano passado. Na época, ela não contava com nenhum apoio de vereadores. Após quatro meses, ela chega ao lançamento da pré-candidatura ao lado de quatro vereadores - Luiza Margarida, João Marcos, Sg. Brito e João Taxista) -,  além de contar com uma coligação proporcional com mais de 33 pré-candidatos, que envolve seis partidos, incluindo a Federação Brasil Esperança.

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA