Governo de Pernambuco

Governo de Pernambuco
Governo de Pernambuco

GARANHUNS - SUÍÇA PERNAMBUCANA

 

Por Cristina Moraes

Só posso comparar Garanhuns a uma bela mulher que traz em seu arcabouço, um corpo perfeito, cheio de belas curvas e bem delineado, cabeça pensante e membros desenvolvidos e precisos.

Se imaginarmos a cabeça de uma mulher com uma

linda cabeleira, aqui representada por suas maravilhosas fontes de águas minerais, que se espalham e se aninham e correm por entre seus córregos.

O lindo corpo que se esgueira por entre as sete colinas, se fortalecendo e dando o suporte a tão linda cidade, sendo delimitada e muito bem distribuída por toda a extensão de nossa cidade.

E os membros se simbolizam por seus canais de entretenimento, lazer, cultura, por seus eventos sazonais(Festival Viva Dominguinhos, FIG e a Magia do Natal), pontos turísticos, rede hoteleira, nossa rica gastronomia e o povo maravilhoso, educado, gentil e acolhedor.

Uma linda cidade, uma mulher que aqui defino como uma mulher perfeita,  que tem além desses atributos que a faz pujante e forte, é dona de uma das mais belas bandeiras de Pernambuco.

Tremulando em seu mastro, mostrando a nossa história, grafada com a frase “ad altiora tendere”(ter tendência às alturas), idealizada pelo beneditino Dom Paulo.

Foi oficializada pela Lei 457/58, de 05 de março de 1958, sancionada pelo prefeito Francisco Simão dos Santos Figueira.

E o nosso belo hino garanhuense, de autoria do poeta e escritor João Marques, filho de Garanhuns, retrata muito a nossa Garanhuns com lindos versos e rimas.

E a cada execução nos emociona e nos enche de muito orgulho, com o seu lindo estribilho “colina!

Nos anais, "Florescente e garbosa

Garanhuns", fostes sempre assim.

A elegância, a beleza da rosa,

as paisagens, estesias sem fim...”

Descrever minha linda Garanhuns é o que mais amo fazer, pois esse é meu pedacinho de céu, aqui nasci, aqui me criei e aqui estou acompanhando o seu desenvolvimento e lutando por uma cidade sempre melhor.

E nesta linda construção de amor e fidelidade, vamos enriquecendo os nossos conhecimentos para entender até os títulos a ela dedicados:

“Cidade das flores”, “cidade da garoa”, “cidade dos festivais”, entre tantos outros.

Assim como: “Suíça Pernambucana”, esse me chama bastante atenção, pois define Garanhuns, por sua altitude de 896 metros acima do nível do mar, e seus morros, traduzindo de fato o clima frio de montanha, numa baixa temperatura que se assemelha com o clima da Suissa, país.

Linda Garanhuns, que tem em seu bojo também os quilombolas que aqui ainda habitam e foram peças fundamentais para a história de Garanhuns e estão nas comunidades Timbó e Castainho.

Um povo que fez a faz a nossa história e merecem o nosso respeito e atenção, por sua luta e resistência, uma linda história que começou lá atrás em 1671, que merece todas as homenagens de todos os garanhuenses, independente de raça, ideologia ou classe social.

SÉRGIO MORO RECEBE CACETADA DEFINITIVA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Em julgamento realizado nesta quinta-feira (22), o pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão anteriormente proferida pela Segunda Turma da Corte no sentido de declarar a suspeição do ex-juiz Sergio Moro,  nos processos movidos contra o ex-presidente Lula na Lava Jato.

Votaram a favor da decisão da suspeição os ministros Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Rosa Weber, deixando o placar em 7 a 2.

Votou com o relator, ministro Edson Fachin, pela anulação da decisão da Segunda Turma apenas o ministro Luís Roberto Barroso.

NOTA – Os advogados do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins e Valeska Martins, divulgaram uma nota comentando a decisão dos ministros do STF.

O plenário do Supremo Tribunal Federal hoje (22) formou maioria para manter íntegro o julgamento realizado em 23.03.2021 pela 2ª. Turma (habeas corpus nº 164.493) que, por seu turno, reconheceu que o ex-juiz Sergio Moro quebrou a regra de ouro da jurisdição: agiu de forma parcial em relação ao ex-presidente Lula.

Como dissemos desde a primeira manifestação escrita, em 2016, Sergio Moro usou o cargo de juiz para praticar lawfare (uso indevido dos recursos jurídicos, uso da justiça como arma de guerra)  e promover uma verdadeira cruzada contra o ex-presidente Lula — para acusá-lo e condená-lo sem prova de culpa com o objetivo de retirá-lo das eleições presidenciais de 2018 e da vida política.

O ex-presidente Lula lutou pelo cumprimento do devido processo legal durante mais de cinco anos, período em que sofreu 580 dias de prisão ilegal e toda espécie de perseguições e constrangimentos irreparáveis.

É uma vitória do Direito sobre o arbítrio. É o restabelecimento do devido processo legal e da credibilidade do Judiciário no Brasil.

Quando era tido como paladino da justiça, Moro chegou a ser um nome forte como candidato à presidência da República. Atualmente está em queda livre nas pesquisas, disputando o terceiro ou o quarto lugar com Ciro Gomes e Luciano Huck. 

VEREADOR LUIZINHO ROLDÃO DEFENDE CONTRATAÇÃO DE MAIS AGENTES DE ENDEMIA


Líder do governo Sivaldo Albino na Câmara Municipal, o vereador Luizinho Roldão (PSB), defendeu que o município abra uma seleção simplificada para contratação de profissionais para trabalhar na Secretaria de Saúde.

As vagas seriam ocupadas vagas por agentes de combate a endemias.

Segundo Luizinho Roldão,  a Prefeitura de Garanhuns no momento tem necessidade de recompor o quadro de Agentes de Combate a Endemias.

“O município necessita urgentemente dessa seleção simplificada para inclusão de 25 a 30 agentes de endemia, visando cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, explicou o vereador.  

SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA MAIS UM ÓBITO POR COVID EM GARANHUNS


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado um óbito em Garanhuns por Covid-19,  nesta quinta-feira (22).

A vítima foi uma pessoa de 68 anos, e a morte ocorreu no dia 19/04, em unidade da rede pública.

Também foram notificados 18 casos positivos da Covid-19. Mais 13 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação. Mais 29 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença.

Outros 15 óbitos estão em investigação. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

Até hoje, 18604 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 7214 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para população com 60 anos ou mais, povos tradicionais quilombolas, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Ao todo, já foram confirmados 8606 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 157 pessoas vieram a óbito, 7715 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 157 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 13324 testes pela rede municipal.

Atualmente, o município dispõe de 40 leitos clínicos, sendo 22 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos clínicos de enfermaria municipais encontra-se em 65%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Unidade de Tratamento Covid-19 encontra-se em 100%.

*Foto ilustrativa: Revista Crescer

GOVERNADOR DE PERNAMBUCO MANTÉM RESTRIÇÕES DA PANDEMIA ATÉ O DIA 9 DE MAIO


O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, em pronunciamento divulgado nesta quinta-feira (22), que os números das últimas três semanas indicam uma estabilização de casos, internações e óbitos devido ao novo coronavírus em Pernambuco, mas com percentuais ainda em um patamar alto.

Por conta disso, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado decidiu estender as atuais restrições contidas no Plano de Convivência até o dia 9 de maio, com alguns ajustes que passarão a vigorar a partir da próxima segunda-feira (26).

“Vamos autorizar o comércio de praia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana. O funcionamento das atividades de maneira geral será estendido, nos finais de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até às 17h”, destacou o governador.

Ainda de acordo com Paulo Câmara, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 continuará analisando diariamente os números da pandemia para avaliar a necessidade de novos ajustes para o período a partir de 10 de maio.

ROBERTO TEVE MÚSICA CENSURADA PELA DITADURA E FEZ SHOW PARA ATENDER DOM HÉLDER


O cantor e compositor Roberto Carlos, que completou 80 anos no último dia 19, tem sido acusado, ao longo do tempo, de alienado e de ter sido conivente com o regime militar implantado no Brasil na década de 60,  e que se prolongou até 1984.

Ele é criticado por ter recebido comendas dos militares brasileiros e também por uma apresentação feita no Chile, quando durante o show fez citação ao nome do ditador Augusto Pinochet.

Na história recente, durante um show, fez menção elogiosa ao então juiz Sérgio Moro, tido na época como o paladino na luta contra a corrupção.

Roberto foi fotografado ao lado do magistrado e de sua mulher, Rosângela Moro.

Professor garanhuense Cláudio Gonçalves, que está concluindo uma biografia sobre o rei, revelou um outro lado do cantor, em contato conosco e em diálogos num grupo de WhatsApp da cidade.

A dupla Roberto e Erasmo, conhecida por centenas de composições românticas, fugiu um pouco ao script, em algumas ocasiões.

Uma de suas canções, “Vida Blue”, composta nos anos 60 num período duro da ditadura, tem cunho político e social, tendo sido censurada pelo regime militar. Foi liberada quando começou a abertura, tendo sido gravada por Erasmo Carlos.

Outra canção com uma pitada social é “Mundo Deserto”, gravada por Elis Regina no início da década de 70.

DOM HÉLDER – Cláudio Gonçalves também revelou que em 1966 houve uma cheia no Recife que deixou muitos desabrigados. Roberto Carlos então, atendendo um pedido do então arcebispo da capital, Dom Hélder Câmara, realizou um show sem cobrar cachê, para ajudar as vítimas da enchente.

A foto que ilustra esta matéria, do acervo de Cláudio, mostra o artista com o religioso, que era considerado o “bispo vermelho”, tendo sido acusado de comunista pelos militares.

"Num mundo deserto de almas negras/eu me visto de branco/me curo da vida, sofrida, sentida/que deram pra mim", diz a letra da música gravada por Elis.

"Vida Blue" é ainda mais incisiva politicamente:

Se casou com sua faca/fez a trouxa e veio para o sul/certo de que tinha peito/e que a vida era toda azul/putz, que vida blue/arrependimento/não foi salvação/foi executado/pelo esquadrão.

O esquadrão da morte citado na canção de Roberto e Erasmo era uma organização de extrema direita que atuou nos anos 60 e 70,  executando homens tidos como bandidos. As vítimas, muitas vezes, eram inocentes, assassinados por serem pobres, pretos ou tidos como subversivos.

Roberto e Erasmo também tiveram músicas censuradas por questões morais, que só foram liberadas após mudanças nas letras.

"Proposta" (1973) foi uma das canções que passou por alterações impostas pelos censores. Outra foi "Café da Manhã" (1978),  originalmente "Motel", título que não foi aceito pelo regime militar. 

QUEM SERIA O MELHOR VICE DE LULA EM 2022?



Três nomes já foram especulados para ser vice de Lula na chapa que vai concorrer a eleição de 2022.

O primeiro foi o da empresária Luiza Helena Trajano, paulista, que comanda o grupo de lojas Magazine Luíza.

Ela é considerada uma mulher de visão, com mente mais aberta que a maioria dos empresários brasileiros.

Ao assumir o Magazine Luíza, este não passava de um conjunto de lojas no interior de São Paulo, sem projeção nacional.

Com ela à frente da empresa, esta se tornou gigante e hoje compete de igual para igual com Casas Bahia, Lojas Americanas e outras.

Se entrasse na política ao lado de Lula, seria o José de Alencar (vice do petista em 2002) de 2022, ajudando a quebrar preconceitos e atraindo votos do patronado para o candidato das esquerdas.

SOCIALISTAS – Dois nomes do Partido Socialista já foram cogitados para a vice do PT. O primeiro foi o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que em 2014 se afastou do Partido dos Trabalhadores, mas se reaproximou em 2018.

Embora seja frequentemente criticado em seu próprio estado, é respeitado nacionalmente.

Mantém as finanças de Pernambuco equilibradas, dá prosseguimento às políticas criadas por Eduardo Campos na educação, na saúde e outros setores.

Como vice poderia unir todos os governadores do Nordeste e consolidar mais ainda o nome de Luiz Inácio na região.

Como seriam dois pernambucanos na chapa isso poderia ser explorado pelos adversários e pode chegar a ser um problema.

O outro nome do PSB lembrado para compor com o PT é o de Márcio França.

Ele foi deputado federal em mais de um mandato, vice-governador de São Paulo e assumiu os destinos do maior estado da federação, quando da renúncia de Geraldo Alckmin para disputar a presidência.

As vantagens de Luíza e Márcio é que atraíram votos no maior colégio eleitoral do país, provavelmente fortalecendo o PT em toda região Sudeste e no Sul.

Paulo Câmara,  caso fosse eleito vice-presidente, teria o poder de ajudar mais Pernambuco e o Nordeste.

Mas também com um vice do Sudeste certamente Lula olharia com carinho para seu estado natal e toda região. Ele quando foi presidente deu um tratamento todo especial ao Nordeste e agora não seria diferente.

CORPO DE NAYRARA É ENCONTRADO A QUATRO QUILÔMETROS DO LOCAL DA TRAGÉDIA


O Corpo de Bombeiros e funcionários da Prefeitura de Garanhuns encontraram o corpo da jovem Nayara de Melo, 23 anos, que caiu numa cratera aberta pela chuva na Rua Antônio Paula de Miranda, entre a Boa Vista e o centro e foi levada pela força das águas.

Secretário de Infraestrutura do Município, Fá Albino, revelou que ela foi encontrada já perto de Antônio Justino, cerca de quatro quilômetros do local em que caiu.

As buscas foram iniciadas na noite de ontem, continuaram pela madrugada e boa parte da manhã de hoje. O resgate do corpo só foi feito meia hora atrás. 

Fá Albino, no momento em que teve contato com a reportagem estava com Júnior, o marido de Nayara e um tio da jovem.

Ele disse que a prefeitura está dando toda assistência a família da vítima. Secretário lamentou a tragédia, a seu ver causada pela força da natureza e repudiou os que estão aproveitando o fato para culpar o gestor atual ou seu antecessor. "Infelizmente até num momento desses aproveitam para criar fake news com objetivo político ou simplesmente por maldade", comentou. 


É ABSURDO QUERER POLITIZAR A CHUVA


Agora pela manhã já vi vídeos, ouvi áudios e li postagens de pessoas querendo politizar a chuva forte que caiu em Garanhuns durante o final da tarde e início da noite de ontem.

Alguns querem culpar o prefeito atual e o secretário de Obras pela tragédia ocorrida na Rua Antônio Paula de Miranda, que liga os bairros de Santo Antônio e Boa Vista.

Encontrei também, no Instagram, outros jogando a responsabilidade pelos estragos da chuva em cima do ex-prefeito Izaías Régis, falando em “asfalto sonrisal”.

Acho essas pessoas totalmente inconsequentes. Tanto os que criticam o gestor atual quanto o ex.

A chuva veio repentina, parecendo uma pancada e assustou logo no início devido a sua intensidade. Como minha casa não é nenhuma fortaleza, confesso que tive medo pela força das águas, acompanhadas de ventos, depois fortes trovões e raios.

Pela primeira vez em quase 30 anos minha sala ficou cheia d´água. Não foram simples goteiras, parecia mesmo uma tempestade e a tampa de uma caixa d´água, em cima do telhado, voou e se despedaçou. Pela manhã os pedaços estavam espalhados pela área do jardim.

Na cidade quase toda foi assim. Na Cohab II, em Heliópolis, no Indiano, na Cohab III...

Agora imagine você se eu for culpar o prefeito ou ex-prefeito porque uma tromba d´água causou alguns danos na minha casa...

Politizar uma chuva, aproveitar uma tragédia - pois uma mulher desapareceu no aguaceiro -  é insanidade e irresponsabilidade.

É como querer culpar Paulo Câmara, Bolsonaro, Joe Biden ou os chineses pelo vírus.

Na tragédia da Covid, o presidente do Brasil pode ter parte da culpa por ter minimizado a doença e não ter providenciado as vacinas necessárias, mas querer jogar todas as mortes nas costas dele é doentio.

Como é doentio fazer política – seja em cima de Izaías ou de Sivaldo – em cima de uma chuva muito forte que fez muitos estragos e pode ter levado a vida de uma pessoa.

Bom senso e responsabilidade não fazem mal a ninguém.

CIÇO BRABO DEVE SER MANTIDO COMO VICE, EMBORA ALGUNS PREFIRAM O NOME DE PITONHO


Em Capoeiras, como a maioria já sabe, vai haver uma eleição suplementar este ano, por conta do impedimento de Dudu assumir o cargo.

Duas candidaturas já estão praticamente definidas no município: a da ex-primeira dama Celina Miranda, pelo PL, e de Nêgo do Mercado, que vai concorrer de novo pelo PSB.

Celina já disse que seu vice será o ex-vereador Ailton Lino, o Piu, que foi o companheiro de chapa de Dudu e ajudou muito, conforme opinião da própria pré-candidata.

No grupo de Nêgo, há quem defenda a  troca de vice. No lugar de Cícero Brabo, alguns gostariam de ver o nome de Pitonho, vereador e prefeito interino.

Aliás tem gente que acredita Pitonho ser o ideal até para disputar na cabeça da chapa, como candidato a prefeito.

Mas as principais lideranças do grupo governista estão unidas em torno de Nêgo, embora ele tenha perdido nas urnas pra Dudu.

O blog conversou com duas pessoas com acesso ao pré-candidato socialista e eles acreditam que não haverá mudança na chapa: Ciço Brabo continuará como vice.

Assim, Pitonho que por enquanto é o prefeito, terá de esperar sua vez.  

TROMBA D´ÁGUA DÁ SUSTO EM MORADORES DE GARANHUNS E JOVEM ESTÁ DESAPARECIDA



Uma tromba d´água caiu em Garanhuns, no final da tarde desta quarta-feira (21), assustando os moradores da cidade, causando estragos nas ruas e deixando alguns bairros sem energia elétrica durante horas.

Nas proximidades do centro, entre Santo Antônio e Boa Vista, a chuva abriu uma cratera na rua, perto do bar do peixe. Nayara de Melo, de 23 anos, ao tentar salvar o carro, junto com o marido, caiu no buraco e está desaparecida. 

O esposo da jovem senhora, que também estava no local, conseguiu evitar o pior. 

Secretário de Infraestrutura do município, Fá Albino, que hoje pela manhã falou a respeito da tempestade na Rádio Marano, informou ter saído mais de três horas da manhã do lugar da tragédia e Nayara ainda não tinha sido localizada.

Prefeito Sivaldo Albino também esteve no local e saiu de lá por volta das 2 horas da madrugada. 

O Corpo de Bombeiros participa das buscas desde às 19h de ontem. Secretário de Infraestrutura neste momento continua acompanhando as buscas. 

A água entrou em muitas casas de Garanhuns durante a chuva, forte durante pelo menos meia hora e que prosseguiu durante mais 30 minutos com menos intensidade.

Na Rua XV de Novembro, perto do Supermercado Bonanza, se formou um pequeno rio e a via ficou intransitável durante algum tempo.

Em diversos bairros as ruas ficaram intransitáveis. Moradores da Cohab III pediram ao Secretário de Infraestrutura do Município que mandasse limpar a principal avenida de acesso do bairro porque a situação lá ficou feia.

*Imagens: Sistema Jornal do Comércio

PREFEITURA REALIZA CAMPANHA CONTRA ROUBO DE FIOS NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS


A Prefeitura de Garanhuns está fazendo uma campanha contra o roubo de fios no município. 

"Pensando em facilitar a identificação para a população, as equipes de iluminação da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos ganharam um novo fardamento e o caminhão está adesivado", informa a Secretaria de Comunicação.

No comunicado distribuído com a imprensa, a Secretaria de Infraestrutura salienta:

Além de ser crime, o ato ainda prejudica a comunidade, deixando vários locais sem iluminação e prejudicando o erário. Denuncie! Ligue ou mande uma mensagem por áudio, texto ou fotos para o Whatsapp da Ouvidoria Municipal: (87) 3762.7003. A sua identidade será preservada. Contamos com você!

Muita gente tem perguntado a respeito do telefone da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos para solicitação de troca de lâmpadas e de reparos nas ruas. A linha telefônica da secretaria sofreu uma pane e não está funcionando. Houve um curto-circuito na rede elétrica, o que danificou toda fiação. Já foi solicitado o reparo à Oi, empresa responsável, e a Prefeitura aguarda a manutenção. Enquanto isso, todas as solicitações podem ser feitas pelo contato da Ouvidoria Municipal, disponível acima.

Foto: Hilton Marques

 

 

IZAÍAS CHAMA VEREADORES DE TRAIDORES E DIZ QUE SÓ GERSINHO SE PORTA COMO HOMEM NA CÂMARA

Haroldo e Izaías quando estavam na prefeitura

Entrevistado por Júnior Paulino, na Rádio Marano FM, o ex-prefeito Izaías Régis (está sem partido) bateu forte no seu sucessor, Sivaldo Albino (PSB) e na maioria dos vereadores que rejeitaram suas contas, relativas ao ano de 2018.

Ele considerou os parlamentares do município como traidores, por terem participado de sua gestão e rejeitado sua prestação de contas.  Izaías chegou a considerar Gersinho Filho (PTB) como o único com comportamento de homem na Casa Raimundo de Moraes, por ter defendido o governo passado.

De acordo com o ex-prefeito os vereadores foram ameaçados para votar contra suas contas e até quem foi líder de sua gestão na Câmara ficou ao lado do atual prefeito. “Um ex-líder do meu governo telefonou para dizer que eu podia esquecer dessa história de ser candidato a deputado”, revelou.

Apesar da crítica aos vereadores, Izaías minimizou a votação feita na Câmara e insistiu que é pré-candidato a deputado.

Criticou Sivaldo até por estar economizando recursos para fazer obras. “Economizar pra quê? O povo quer é ação!”, detonou o ex-prefeito.

As críticas de Izaías aos vereadores atingem principalmente Alcindo Correia, que foi seu líder de governo no Legislativo, Luzia da Saúde e Professor Márcio, que apoiavam sua administração e agora estão com Sivaldo. 

Bruno Taveira, Darliane de Natalício, Nelma Carvalho  e Juca Viana, eleitos no palanque de Silvino, de certo modo também são atingidos com a pecha de traidores imputada por Izaías Régis aos vereadores. 

EM MENOS DE QUATRO MESES WILSON LIMA CONSEGUE LIMPAR O NOME DE SÃO JOÃO



Antes de completar quatro meses de governo, o prefeito de São João, Wilson Lima (PP) conseguiu limpar o nome da cidade, que estava no CAUC, uma espécie de SPC ou Serasa dos municípios.  

 

“Depois de muito tempo, São João volta a ter o nome limpo e está apto para receber recursos federais”, comemoram os assessores do prefeito Wilson Lima.

 

Com as dívidas pagas, o município poderá receber verbas e emendas federais, além da formalização de convênios com outras entidades. Isso não estava sendo possível porque a prefeitura estava com o nome sujo, no CAUC.

 

Wilson se pronunciou sobre a importância conquista, neste início de administração:

 

"Desde o início da minha vida adulta, sempre fiz questão de prezar pelo meu nome, na gestão pública não poderia ser diferente, assumi deixando essa missão para os meus secretários, sabia que não seria fácil, mas com empenho e dedicação conseguimos chegar lá. Agora estamos quites e aptos a receber recursos federais, podendo então cobrar dos nossos parlamentares para trazer mais investimentos para nossa amada cidade”, pontuou.


PREFEITO SANCIONA PROJETO QUE PROTEGE MULHERES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


A partir de uma proposição apresentada pela vereadora Fany das Manas (PT), que exerce, juntamente com Marília Ferro e Fernanda Limão, um mandato coletivo na Câmara  Municipal de Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino (PSB) sancionou a Lei nº 4.758/2021, criando o programa Florescer, voltado ao apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar aqui no município.

De acordo com a Lei, publicada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco da segunda-feira, dia 19, o Programa fortalecerá às ações voltadas à promoção da autonomia financeira das mulheres em situação de violência, promovendo medidas de qualificação profissional; de geração de emprego e renda e de inserção no mercado de trabalho.

“O Programa Florescer será operacionalizado pela Secretaria da Mulher e por um Conselho formado por membros da Guarda Municipal; do Ministério Público; do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); pela Defensoria Pública Estadual e pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Garanhuns”, esclareceu a vereadora Fany das Manas. 

De acordo com a Lei Municipal, o Regimento Interno do Conselho será elaborado num prazo de 180 dias.