PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

NOSSO FIG ESTÁ DE VOLTA - Por Cristina Moraes

Uma festa nascida a partir da ideia de Marcílio Lins Reinaux, acolhida pelo então prefeito de Garanhuns, Ivo Tinô do Amaral.

Marcílio Reinaux é garanhuense apaixonado e viu que poderíamos explorar o maravilhoso clima de montanha e as belezas naturais, assim como é feito em Campos do Jordão.

Em um dos encontros com o Senhor Ivo Amaral, Marcílio Reinaux mostrou um rascunho do que poderia ser o festival.

Marcílio Maia (sobrinho de Reinaux) fazia parte do então governo Ivo Amaral, e como não havia secretaria de Cultura, o amigo Marcílio era Diretor de Cultura e posteriormente essa diretoria passou para o status de Secretaria de Cultura, cargo ocupado, atualmente por Sandra Albino.

Então, à época, resolveram fazer uma reunião em Recife, onde todos engajados nesta nova perspectiva econômica, cultural, gastronômica e turística, se reuniram, no hotel do Sol, com Dr. Paulo Tavares Correia e sua esposa, Suzana, senhor Ivo Amaral e Dona Edjenalva, Marcílio Lins e sua esposa Gláucia e mais, Marcílio Maia e o jornalista, Gildson Oliveira do Diário de Pernambuco.

A primeira edição do FIG, aconteceu no período de 13 a 28 de julho de 1991, já com o apoio da Fundarpe, já nascendo gigante pelas maravilhosas atrações com nomes como: Zé Ramalho, Alceu Valença e Dominguinhos (este de saudosa memória).

Um maravilhoso festival que chegou com pompa e circunstância, levando o nome de Garanhuns além fronteiras, trazendo turistas de todo País.

Gerando emprego e renda, no raio de ação que atinge os mais de vinte municípios que é polarizado por linda Garanhuns.

São disputas em hotéis que têm as reservas preenchidas com bastante antecedência.

Todos se organizam para colocar as barracas de comidas, bebidas e artesanato, fazendo girar a economia local.

Tudo isto é muito aguardado todos os anos e e sempre no mês de junho é a grande expectativa para o lançamento da data do início do evento e também da grade da programação.

A divulgação é estudada e bem preparada para enriquecer todo o festival, oferecendo maravilhosas atrações que enchem  a praça de eventos, Praça Mestre Dominguinhos e os diversos polos, espalhado por toda a cidade, numa sintonia de harmonia e descontração, fazendo de Garanhuns, um dos maiores berços culturais da América Latina.

Uma linda espera que ficou sem resposta há por dois anos, quando ficamos sem vivenciar essa maravilhosa festa multicultural, por conta da pandemia.

Mas este ano de 2022, o nosso FIG, estará retornando e a data já está definida, de 15 a 31 de julho de 2022, numa sinalização de que teremos um FIG diferente, a começar pela quantidade de dias, serão 17 dias de arte e cultura.

A grade da programação ainda não foi fechada, mas certamente virá recheada de novidades e de atrações locais e do âmbito nacional.

Senhores idealizadores: Marcílio Lins e Ivo Amaral, como garanhuense apaixonada, os meus parabéns pela criação do nosso FIG e ao governo do Estado e ao prefeito Sivaldo Rodrigues Albino, por mais mais um ano nos trazer a maior festa multicultural da América Latina.

2 comentários:

  1. Tanto dinheiro jogado ao ralo,em meio a tantas pessoas passando fome.isso era pra ser proibido,depois de tantos sofrimentos que passamos por meio da pandemia,não ha nem clima pra festival de inverno,isso não trás nada de bom pra ninguem...invista esse dinheiro em alimentaçao,moradia,saúde e educaçao;isso sim é o que precisamos nesse cenário q estamos passando.

    ResponderExcluir
  2. FESTIVAL DA MACONHA E DA VIADAGEM DE GARANHUNS

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA