PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A GARANHUENSE CRISTINA TAVARES, UMA GUERREIRA!


Por Cristina Moraes

Somos uma cidade politizada e não é de hoje, mas desde a década de 1970 quando pudemos ver uma mulher sendo eleita deputada federal por minha linda Garanhuns.

Uma vitória para o sexo feminino, pois naquele período foi a única mulher pernambucana a conseguir um cargo dessa categoria, se transformando em um ícone de bravura, coerência, inteligência e integridade. 

Com os seus discursos eloquentes, ganhou notoriedade no Brasil por defender a Política Nacional de Informática,  alegando que “sem tecnologia nacional, isto é, sem o domínio do ciclo, que vai da tecnologia do projeto à do uso, nenhum país será soberano e, por via de consequência, maiores serão os problemas de sua classe trabalhadora”.

Maria Cristina de Lima Tavares Correia nasceu no dia 10 de junho de 1934, na Terra de Simoa, filha de José Alves Tavares Correia e Maria Mercês de Lima Tavares Correia.

A sua consagração na vida pública se deu pelo engajamento com o jornalismo comprometido e pela participação política e através do jornalismo e também como educadora.

Sem dúvidas os seus discursos eloquentes se destacaram diante de uma série de personalidades da sociedade brasileira, que fizeram resistência parlamentar contra o Golpe Militar de 1964.

Se destacou também na política partidária, sendo uma  séria interlocutora junto aos movimentos sociais, tendo conquistado três mandatos.

Pelo MDB, tendo sido eleita deputada federal, 1979 a 1983, pelo mesmo partido, já transformado em Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), ganhou mais dois mandatos consecutivos como deputada federal, 1983 a 1987 e 1987 a 1991.

Cristina Tavares, nunca participou de movimentos feministas,  mas com o seu olhar amplo pela causa feminina, compreendendo como eram desumanas as desigualdades de gênero.

Com a sua firmeza de caráter,  firmou e assumiu inúmeros compromissos com o Movimento de Mulheres, legislando em defesa dos direitos civis, políticos e sociais da população feminina.

Cristina Tavares lutou, junto à Câmara Federal, pela emancipação política das mulheres; pelos direitos das empregadas domésticas e das trabalhadoras rurais; pela posse da terra; pela assistência integral à saúde da mulher e contra as desigualdades de tratamento entre homens e mulheres.

A emenda constitucional  que veio a reconhecer e consagrar o direito da mulher, é de autoria da nossa garanhuense, Cristina Tavares, fazendo da mulher, perante o imposto de renda a peça principal.

São de autoria de Cristina Tavares, também  outros projetos voltados a combater a discriminação das mulheres no mercado de trabalho, a violência física, moral, jurídica e institucional que elas vinham sofrendo, além do capítulo da Família, presente no Código Civil.

Cristina Tavares elaborou mais de 139 projetos, proferiu 334 discursos, participou de duas comissões parlamentares, foi relatora de dois simpósios e presidiu duas comissões na Câmara dos Deputados, proferiu 60 conferências no Brasil, 12 no exterior, e publicou 8 livros, entre eles: A Última Célula, minha luta contra o câncer .

No tocante à Constituição de 1986, apresentaria 227 emendas, das quais 95, foram aprovadas.

Cristina Tavares, a filha legítima da minha Garanhuns, foi admirada por muitas personalidades nordestinas e do âmbito nacional.

Mas a sua trajetória política, por sinal, muito bem sucedida foi interrompida em 1990, quando perdeu as eleições.

A nossa expoente da política da minha linda Garanhuns, faleceu nos Estados Unidos, aos 55 anos de idade, em 1992, vítima de um câncer,

Cristina Tavares, uma grande mulher, guerreira e é uma grande responsável por muitas conquistas em prol das mulheres que são usufruídas até os dias atuais.

Cristina Tavares era amiga da minha família,  que participou de campanhas eleitorais juntos, meu avó Raimundo de Moraes, meu tio Humberto Morais e meu pai Cláudio Alves de Moraes.

Viver, reconhecer e homenagear.

Um comentário:

  1. Conheci muito Cristina, minha contemporânea. Muito apropriada e justa a homemagem a ela feita. É motivo de orgulho para nós garanhuenses ter tido uma representante de esquerda na Câmara Federal. Pena que tenha falecido tão jovem. Junto-me à homenagem.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA