PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS VOLTARÁ A COMEMORAR ANIVERSÁRIO NO DIA QUATRO DE FEVEREIRO


Gláucio Costa usou o espaço do “Pé de Conversa”, em seu prestigiado programa na Rádio Marano, para falar sobre a aprovação do projeto do vereador Alcindo Correia (PTB) restaurando o quatro de fevereiro como data de aniversário da cidade.

A proposta foi aprovada por 15 votos a 2 e na próxima semana deve passar pela segunda votação. Como teve ampla maioria deve passar tranquilamente no Legislativo Municipal.

No programa, o apresentador citou o historiador Alfredo Cavalcanti, que em livro editado em 1968 estabelecia quando Garanhuns virou vila.

Gláucio lembrou que a mudança na história da cidade foi feita em 2013, quando foi criado o Dia de Garanhuns, a ser comemorado todo segundo domingo de março, sem feriado municipal.

“Ficou sem identidade. Como se fosse uma espécie de Dias das Mães, que é comemorado todo segundo domingo de maio”, comentou o comunicador.

Alguns ouvintes se manifestaram, enviando mensagem de texto. Um deles chegou a afirmar que a mudança de 2013 foi feita somente para atender os interesses do comércio.

Quando houve a mudança, oito anos atrás, apenas os vereadores Sivaldo Albino e Alcindo Correia foram contra o projeto.

Agora, apenas Gersinho Filho (PTB) e Matheus Martins (PSD) votaram contra a proposta de Alcindo.

“Toda cidade do Brasil pode comemorar seu aniversário com feriado, por que só Garanhuns não pode?”, questionou outro ouvinte do programa, em mensagem lida por Gláucio Costa.

Na segunda votação, os vereadores irão decidir se acatam ou não emenda do vereador Gersinho Filho ao projeto de Alcindo. O petebista não quer que seja feriado no dia do aniversário da cidade, mas apenas ponto facultativo. 

*Foto: IBGE

2 comentários:

  1. Ainda bem que o bom senso prevaleceu, Agora é recolocar de novo os caracteres com a data de aniversário da cidade nas entradas da cidade, parabéns por concertarem essa história.

    ResponderExcluir
  2. 0 descobrimento do Brasil foi em 22 de abril de 1500.A nossa independência foi em 7 de setembro de 1822.A nossa proclamação da República em 15 de novembro de 1889.E assim faz 520 anos do descobrimento, 198 anos da nossa independência e 131 anos da nossa República Federativa do Brasil.

    A data mais importante e que é comemorada e feriado nacional é da nossa INDEPENDÊNCIA em 7 de setembro de 1822.

    A data mais importante e sempre foi comemorada em Lagoa do Ouro foi a nossa EMANCIPAÇÃO política em 25 de março de 1962.

    Por que em Garanhuns é diferente? Em 4 de fevereiro de 1979 Garanhuns fez 100 anos da sua emancipação politica e foi o ano em que a seleção de Garanhuns conquistou uma grande vitória jogando 9 partidas sem perder para ninguém pela COPA DO INTERIIOR DE PERNAMBUCO.

    04 de Fevereiro de 1879 sempre foi a data mais importante da emancipação política de Garanhuns.Até hoje eu não entendi a mudança.Cabe sim as autoridades refazer a história baseado em fatos e fenômenos.Parabéns,GARANHUNS por seus 142 anos de EMANCIPAÇÃO POLITICA.

    Professor ZECA BARBOSA ex-aluno do Colégio Diocesano de Garanhuns e ex-jogador da Seleção de Garanhuns de 1979.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA