PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

UM GAROTO QUE VAI COMPLETAR 100 ANOS



"O Garoto", um dos bons filmes dirigidos por Charlie Chaplin,  completa 100 anos neste ano de 2021. 

O longa, em preto e branco,  mudo (só com algumas legendas) ainda hoje é capaz de emocionar quem gosta de um bom drama. 

Filme relata a história de uma mulher que tem um filho e por estar em condições extremamente difíceis abandona o seu bebê. 

O menino é criado pelo vagabundo Carlitos, principal personagem dos filmes de Chaplin.

Como em outros trabalhos do cineasta, há cenas em que o espectador é levado ao riso, alternadas com outras que vão arrancar lágrimas dos mais sensíveis.

Momento em que o pequeno é levado de quem o criou, à força, chorando muito, é de cortar coração.

Charles, que nasceu na Inglaterra, viveu quando era criança na miséria e quando se tornou famoso como diretor de cinema se tornou milionário.

Em O Garoto, mais do que em qualquer outro dos seus trabalhos, colocou um pouco de sua própria vida no filme, que, assim, narra momentos da realidade que viveu.

Depois de se consagrar em seu pais de origem, o cineasta foi viver nos Estados Unidos, onde rodou dezenas de filmes.

São considerados obras primas, da filmografia de Charlie Chaplin, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, Luzes da Ribalta, Em Busca do Ouro e O Grande Ditador.

Neste último, lançado em 1940, teve grande coragem, pois fez uma sátira aos ditadores Adolf Hitler e Benedito Mussolini, que então estavam no poder na Alemanha e Itália. 

As questões políticas lhe renderam problemas mesmo nos Estados Unidos. Esteve proibido de viver no país no período da guerra fria, chamado por seus críticos de comunista. Só pôde voltar à nação que adotou como sua em 1972, quando recebeu uma homenagem na entrega do Oscar daquela ano, por sua obra. 

Chaplin casou diversas vezes, mas acertou quando se uniu com a atriz Oona O´Neill, com que viveu até o fim de sua vida. O diretor morreu enquanto dormia em sua casa, no dia 25 de dezembro de 1977, quando tinha 88 anos. 

O filme "O Garoto" é encontrado facilmente na internet, inclusive pelo YouTube, em cópias de razoável qualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA