Governo de Pernambuco

Governo de Pernambuco
Governo de Pernambuco

DIA 25 DESTE MÊS COMPLETA 40 ANOS DA INAUGURAÇÃO DO RELÓGIO DE FLORES

No dia 25 deste mês, segunda-feira, completa 40 anos da inauguração do relógio de flores, instalado na Praça Tavares Correia, ainda hoje, quatro décadas depois, o principal cartão postal de Garanhuns, admirado por pessoas de todo o Brasil.

Relógio foi construído na gestão do prefeito Ivo Amaral, que recebeu a sugestão no início da década de 80 do jornalista e Secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Pernambuco, Francisco Bandeira de Melo.

Bandeira de Melo visitou a Suíça, viu um relógio de flores numa das cidades do país europeu e achou que Garanhuns era a cidade ideal para ter uma obra semelhante.

Ivo gostou da ideia e encarregou sua equipe de concretizar o projeto. Arquiteto Marcílio Maia, engenheiro João Inocêncio e Jaime Pinheiro, Secretário de Planejamento,  desempenharam papeis importantes no empreendimento.

Na inauguração, no dia 25 de janeiro de 1981, o prefeito Ivo Amaral previu que o relógio na Praça Tavares Correia se transformaria em grande atrativo turístico da cidade. Acertou em cheio:  se tornou o principal ponto e ainda hoje não foi superado por nenhum outro.

Pessoas de cidades grandes, do Sul e Sudeste, de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre já estiveram na Suíça Pernambucana admirando o relógio, que foi projetado para passar a ideia de “uma estrela caída do céu, em forma de brinco de ouro, colocada por mão divina em orelha de virgem”, como escreveu o professor José Rodrigues, quando dos 25 anos da inauguração na Praça Tavares Correia.

Na imagem abaixo, o ex-prefeito Ivo Amaral aprecia sua obra, que deu um charme especial ao bairro nobre de Heliópolis e a Garanhuns.

Segundo o blogueiro e pesquisador Anchieta Gueiros, a foto foi tirada pelo músico Dominguinhos.

Um comentário:

  1. O ATUAL E FUTUROS PREFEITOS DE GARANHUNS TÊM DOIS DÉBITOS COM O MELHOR PREFEITO DE GARANHUNS DE TODOS OS TEMPOS QUE FOI IVO AMARAL: COMEMORAR O CINQUENTENÁRIO DO RELÓGIO DAS FLORES COM A PRESENÇA DE IVO E CANCELAR AQUELE ARREMEDO DE PROJETO SANCIONADO PELO FORASTEIRO IZAÍAS RÉGIS AFIRMANDO QUE GARANHUNS TEM 210 ANOS DE CIDADE. É MENTIRA!!! GARANHUNS TEM 140 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E IVO AMARAL É O PREFEITO DO CENTENÁRIO...

    P.S.: Das 187 cidades de Pernambuco nenhuma é bicentenária. Apenas algumas como Olinda, Igarassu e outras têm mais de 400 anos, mas é de fundação e não de emancipação política,

    ResponderExcluir