PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

DIA 25 DESTE MÊS COMPLETA 40 ANOS DA INAUGURAÇÃO DO RELÓGIO DE FLORES

No dia 25 deste mês, segunda-feira, completa 40 anos da inauguração do relógio de flores, instalado na Praça Tavares Correia, ainda hoje, quatro décadas depois, o principal cartão postal de Garanhuns, admirado por pessoas de todo o Brasil.

Relógio foi construído na gestão do prefeito Ivo Amaral, que recebeu a sugestão no início da década de 80 do jornalista e Secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Pernambuco, Francisco Bandeira de Melo.

Bandeira de Melo visitou a Suíça, viu um relógio de flores numa das cidades do país europeu e achou que Garanhuns era a cidade ideal para ter uma obra semelhante.

Ivo gostou da ideia e encarregou sua equipe de concretizar o projeto. Arquiteto Marcílio Maia, engenheiro João Inocêncio e Jaime Pinheiro, Secretário de Planejamento,  desempenharam papeis importantes no empreendimento.

Na inauguração, no dia 25 de janeiro de 1981, o prefeito Ivo Amaral previu que o relógio na Praça Tavares Correia se transformaria em grande atrativo turístico da cidade. Acertou em cheio:  se tornou o principal ponto e ainda hoje não foi superado por nenhum outro.

Pessoas de cidades grandes, do Sul e Sudeste, de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre já estiveram na Suíça Pernambucana admirando o relógio, que foi projetado para passar a ideia de “uma estrela caída do céu, em forma de brinco de ouro, colocada por mão divina em orelha de virgem”, como escreveu o professor José Rodrigues, quando dos 25 anos da inauguração na Praça Tavares Correia.

Na imagem abaixo, o ex-prefeito Ivo Amaral aprecia sua obra, que deu um charme especial ao bairro nobre de Heliópolis e a Garanhuns.

Segundo o blogueiro e pesquisador Anchieta Gueiros, a foto foi tirada pelo músico Dominguinhos.

Um comentário:

  1. O ATUAL E FUTUROS PREFEITOS DE GARANHUNS TÊM DOIS DÉBITOS COM O MELHOR PREFEITO DE GARANHUNS DE TODOS OS TEMPOS QUE FOI IVO AMARAL: COMEMORAR O CINQUENTENÁRIO DO RELÓGIO DAS FLORES COM A PRESENÇA DE IVO E CANCELAR AQUELE ARREMEDO DE PROJETO SANCIONADO PELO FORASTEIRO IZAÍAS RÉGIS AFIRMANDO QUE GARANHUNS TEM 210 ANOS DE CIDADE. É MENTIRA!!! GARANHUNS TEM 140 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E IVO AMARAL É O PREFEITO DO CENTENÁRIO...

    P.S.: Das 187 cidades de Pernambuco nenhuma é bicentenária. Apenas algumas como Olinda, Igarassu e outras têm mais de 400 anos, mas é de fundação e não de emancipação política,

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA