PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CENTRO E DIREITA VENCEM ELEIÇÕES, MAS BOLSONARISMO É SURRADO NAS URNAS


O centro e a direita foram os grandes vencedores das eleições municipais de 2020. Já tinham ficado mais fortes no primeiro turno e ratificaram sua ascensão neste domingo, dia 29.

Os partidos que ganharam mais prefeituras foram o MDB, DEM e PSDB e PSD.

O PSDB manteve São Paulo, maior colégio eleitoral do país, mas saiu menor, este ano, do que em 2016.

O PT teve um resultado parecido com o de quatro anos atrás. Elegeu menos prefeitos, mas vai governar mais pessoas, porque venceu em cidades como Diadema e Mauá (SP), Contagem e Juiz de Fora (MG).

O PSOL,  que chegou a assustar as elites paulistas, com Guilherme Boulos, ficou com a prefeitura de Belém, conquistada por Edmilson Rodrigues.

Já o PSB, apesar de ter feito menos prefeituras do que quatro anos atrás, manteve o Recife e conquistou Garanhuns, ficando forte em Pernambuco.

Se o Centrão saiu forte e o partido de Lula ficou praticamente na mesma, em compensação o bolsonarismo sofreu uma retumbante derrota. Todos os candidatos ligados ao presidente perderam em cidades importantes, tanto no primeiro, quanto no segundo turno.

No Recife, Belo Horizonte e São Paulo os candidatos que tinham a simpatia de Bolsonaro não foram nem para o segundo turno.

Neste domingo a derrota da extrema direita foi sacramentada com a goleada que Marcelo Crivella levou de Eduardo Paes, no Rio de Janeiro.

Para não dizer que o bolsonarismo perdeu em todas as cidades importantes, venceu em Vitória, capital do Espírito Santo.

As derrotas de Boulos, Manuela D´Ávila, Marília Arraes e outros nomes da esquerda desanimam os progressistas. Mas é preciso raciocinar que a recuperação pelo revés do golpe de 2016 é lenta, mudanças não se fazem do dia para a noite.

O Brasil foi jogado nas trevas, principalmente com o resultado da eleição de 2018, e para voltar ao grupo das nações civilizadas leva um tempo.

Rejeição ao bolsonarismo, demonstrada nas urnas da maioria dos grandes centros, já é um alento. Quem sabe em 2022 já poderemos ter avanços maiores.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA