PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PESQUISA DO INSTITUTO SIMPLEX EM GARANHUNS PODE SER DIVULGADA HOJE


Ainda hoje pode sair, nos blogs da capital e do município,  uma nova pesquisa eleitoral realizada em Garanhuns.

O trabalho de campo foi feito pelo Instituto Simplex, de Caruaru e a pesquisa foi registrada no TSE.

Embora ainda não tenhamos recebido o relatório completo, a informação é que os números são um pouco diferentes dos divulgados pelo Instituto Opinião.

Na pesquisa do Simplex, Silvino Duarte está em primeiro lugar, mas a diferença para Zaqueu Lins (PP) não chega a ser tão larga quanto a que foi mostrada pelo instituto de Campina Grande. Os três candidatos mais fortes estariam empatados tecnicamente.

É aguardar, porque poderemos ter a pesquisa completa ainda hoje

OPINIÃO – Na pesquisa do Opinião deu Silvino em primeiro lugar na preferência da população, com 29%. Zaqueu Lins (PP) e Sivaldo Albino (PSB) ficaram embolados no segundo lugar, o primeiro somando 18,3% e o segundo 17%.

Delegado João Lins (PRTB) pontuou com 4,5%, Paulo Camelo (PCB) somou 3% e Givaldo Calado (Avante) teve 2,5%.

Givaldo, por sinal, foi a Convenção de Sivaldo Albino, realizada ontem à noite, quando anunciou a retirada estratégica de sua candidatura para apoiar o socialista.

Na pesquisa do Opinião, registrada no TSE, brancos e nulos somaram 12% e os indecisos foram 13,7%.

Na pesquisa espontânea, sem o uso do cartão, Silvino lidera com 16,5%, seguido de Sivaldo Albino, com 8% e Zaqueu Lins, com 7,5%. João Lins aparece com 0,8%, Paulo Camelo com 0,5% e Givaldo Calado com 0,3%. Neste cenário, brancos e nulos somam118% e indecisos sobem para 50,2%.

Pesquisa do Opinião  foi realizada nos dias 12 e 13 deste mês, sendo aplicados 400 questionários, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.

Segundo o Instituto, os candidatos à prefeitura de Garanhuns têm pouca rejeição. Dos entrevistados, 14,5% disseram que não votam em Sivaldo de jeito nenhum. 13% não admitem votar em Silvino. Camelo também tem rejeição de 13%, o delegado João Lins tem 7,5%, Givaldo Calado aparece com 6% dos que disseram que não votariam nele em hipótese alguma e 4% se manifestaram dessa forma em relação a Zaqueu.

O vereador  tem seus maiores percentuais de indicação de voto entre os eleitores mais jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (23,7%), entre os eleitores com renda familiar entre dois a cinco salários (23%) e entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano (20,7%). Por sexo, 19,4% dos seus eleitores são homens e 17,3% são mulheres.

Sivaldo tem suas melhores inclinações de voto entre os eleitores com grau de instrução superior (24,1%), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (23,2%) e entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (22%). Por sexo, 19,4% dos seus eleitores são homens e 15% são mulheres.

AVALIAÇÃO - O Instituto Opinião também levantou o grau de satisfação dos entrevistados em relação aos três níveis de poder – federal, estadual e municipal. Entre os três, o Prefeito Izaías Régis (PTB), cuja pesquisa não foi averiguada o seu nível de influência no apoio a Silvino, é o que detém a maior aprovação.

Entre os entrevistados, 60% disseram que aprovam a administração de Izaías, ante 30,5% de desaprovação, enquanto 9,5% se recusaram a responder ou disseram que não sabiam avaliar. Já o Governo Paulo Câmara tem 50,3% de desaprovação e 38% de aprovação, enquanto Bolsonaro tem desaprovação maior ainda – 56% ante 33,5% de aprovação.

2 comentários:

  1. Roberto teremios pesquisa aqui em lajedo também?

    ResponderExcluir
  2. PAULO CAMELO: Para mim pesquisa tem um pouco de credibilidade quando se divulga os dados de quem a contratou, valor da pesquisa (hoje em torno de R$15.000,00), endereço da pesquisadora e nome dos responsáveis, margem de erro, escolaridade, poder aquisitivo, sexo, faixa etária, índice de rejeição, percentagem dos indecisivos (hoje passa de 50%), margem de erro e método utilizado de amostragem.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA