PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

TRANS RELATAM PROBLEMA NA INSCRIÇÃO DO ENEM


O site vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), no qual são feitas as se inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio -Enem, já apresentou inúmeras falhas desde que se abriu o processo para realização do registro na prova.

À medida que estudantes vão relatando dificuldades para concluir o processo de inscrição, a população trans revela enfrentar ainda mais dificuldade para se inscrever.  

Chegou ao nosso conhecimento que nesta quarta, dia 27, que pessoas trans, já com o nome devidamente retificado e atualizado na Receita Federal, não estavam conseguindo concluir a sua inscrição para o Enem.

A inscrição chega a ser concluída, mas ao reparar no nome que consta no site do Inep, foi observado que o mesmo não se tratava daquele que contém a identidade atual do indivíduo, mas sim, o antigo, o que chamamos de “nome morto”.

Conforme nos foi repassado, ao ligar para o canal de atendimento ao participante, o resultado obtido é longe do esperado. Encontra-se uma equipe completamente despreparada para abordagem do problema, que não sabe responder as perguntas da maneira correta e muito menos sabe explicar ao estudante o que precisa ser feito em circunstâncias como essa.

Além disso, foi relatado que na hora da prova é preciso levar consigo o R.G cujo nome confere com a inscrição realizada no site do Enem. Ou seja, no caso de uma pessoa que já tem seu nome retificado e atualizado na Receita Federal, que provavelmente nem carrega mais consigo a antiga identidade, é preciso se dar ao constrangimento de ser chamado por um nome que não é o seu.

Apesar da situação absurda, o Inep não disponibiliza, até o momento, o uso de nome social para pessoas trans não retificadas, o que só alarga a irresponsabilidade do Governo Federal com essa parte tão importante da população brasileira. 

*Foto: G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA