PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PADRE EVANDO COMPLETA UM ANO NA COHAB DOIS


O padre José Evando completou um ano à frente da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Cohab II, em Garanhuns.

No momento, por conta da pandemia na área da saúde, o sacerdote celebra missas sem a presença a aglomeração dos fiéis e diariamente faz orações que envia pelo WhatsApp aos católicos do bairro.

Padre Evando escreveu algumas considerações sobre seu primeiro ano na Cohab II, destacando os desafios que tem enfrentado em sua jornada pastoral:

Há exatamente um ano Deus me chamou para o ofício de pároco nesta paróquia do Sagrado Coração de Jesus. 
Momento de novos desafios, novas realidades, de conhecimento, de tomar algumas medidas emergenciais para o bem da paróquia. Por muitos não fui compreendido, por outros criticado, por uma grande maioria de pessoas que não são engajadas em PMs sempre me agradecem e dizem: pode contar comigo. 
Cada paróquia tem sua realidade, tem seus desafios, tem seus defeitos e suas qualidades. 
Cada padre é cada padre. Tem seu jeito, tem seu estilo, tem o seu modo de administrar, pq tem
Uma visão completa do que é a Paróquia. 
Muitos são os desafios. Principalmente na zona rural. Muitos são os desafios no que diz respeito a formação que todos precisam. Devemos colocar em nossa cabeça que nunca sabemos de tudo. Sempre temos algo para aprendermos.
Ao longo desses 365 dias como o vosso pároco pude ver também grandes qualidades, aqui ressalto a festa do Sagrado Coração de Jesus e a Visita Pastoral. 
Temos trabalhado a pastoral orgânica pq não podemos viver sozinhos, isolados como uma ilha em meio ao oceano. 
Tenho minha consciência tranquila que tenho dado aquilo que percebo que a comunidade precisa.
Temos feitos formações sistemáticas com o CPP Rural, as celebrações, as festas, a participação das PMS em algumas festas para termos o sentimento de pertença. A Paróquia não é apenas a Matriz. Mas, as comunidades rurais. Temos feito um excelente trabalho em Iratama, revigorando a fé daquele povo, onde hj celebra a festa do seu padroeiro São Vicente Ferrer, coloquei cada um em minhas orações. Temos feito visitas às escolhas em Iratama, grupo jovem, estruturando o COMIPA, instituindo o Conselho Administrativo Paroquial, temos projetos para serem colocados em prática. Temos as realidades das comunidades Quilombolas onde devemos respeitar a sua cultura e conhecer a sua hostória. 
Temos o desafio do condomínio Manoel Camelo, temos desafios de novas capelas na cidade pois estamos na construção da primeira. Temos os banheiros para fazer, a ampliação da Matriz, investir na formação catequético uma vez ao mês conforme foi acordado no início do ano, a missa das crianças, reforma da secretaria paroquial para a segurança dos funcionários, como também a instalação de sistema de segurança para segurança da casa paroquial. 
Não me acho inacessível pois todos que desejam falar cmg sempre os atendo. Na casa paroquial, na secretaria, antes das missas, depois das missas, nunca neguei atender aqueles que me procurassem. 
Recordo-me nos três elementos que foram cruciais para o bispo me trazer pra cá: 1-Para cuidar da minha família, 2- Por conta da faculdade, 3- E pela paróquia ser na cidade de Garanhuns. Há um ano atrás ele afirmou isso por várias vezes na sua homilia da minha posse. 
Convido aos que não lembram, ver pelo Facebook a missa de posse. E reafirmei perante o bispo, o clero e os fiéis esses propósitos.
Dentro de mim existe muita vontade de fazer muita coisa. Depende da conjuntura que a comunidade vai se conscientizando que somos Igreja. 
Peço apenas uma coisa, o que quiserem falar comigo, seja algo positivo ou negativo que se dirijam até mim e falem. Não pensem que ficarei chateado, com raiva, pois tenho maturidade para acolher críticas construtivas e destrutivas. Ficarei triste e chateado se não tiverem coragem de falar a mim. 
Vamos fazer da nossa paróquia um pedaço do céu. 
Vamos nos unir. Vamos fazer a experiência das primeiras comunidades, vejam como eles se amam. Muitos talentos e potenciais temos. Caminhemos de mãos dadas. 
Estou sempre à disposição para o que precisarem. Todos tem meu nunero, respondo todas as mensagens, tem meus dias de expediente na secretaria, dia de confissão, rezemos para essa pandemia passar e que em breve possamos está todo mundo juntos. Vocês são minhas ovelhas e eu sou o vosso pastor. Só na transparência e sinceridade é que vamos crescer como Igreja e Povo de Deus. Hj elevei a Deus minhas orações por cada um, me emocionei na missa, nunca tinha vivenciado uma experiência atípica como esta. Com fé vamos superar tudo. Forte abraço do vosso pároco.

Pe. Evandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA