PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS COMPLETA HOJE 141 ANOS DE HISTÓRIA



Garanhuns completa hoje 141 anos como cidade.

Aniversário do município durante muitos anos foi comemorado no dia quatro de fevereiro. Na atual gestão, a data foi mudada para o dia 10 de março.
Isso até hoje rende polêmicas. Fato é que as unidades da federação em geral comemoram aniversário levando em conta quando foram emancipadas politicamente e passaram da condição de vila à cidade.

É o caso de Caetés, Brejão, Paranatama e São João. Eram distritos de Garanhuns, foram emancipados e festejam o aniversário na data em que se tornaram cidades independentes.

O mesmo acontece com Lajedo, ex-distrito de Canhotinho; Jucati, que pertencia a Jupi e Capoeiras, ex-vila de São Bento do Una.
Jornalista e advogado, Manoel Neto Teixeira escreveu um artigo de muita repercussão sobre a mudança na data do aniversário de Garanhuns. Para ele, a Suíça Pernambucana regrediu ao passar a comemorar a sua elevação à categoria de vila.

Texto de Manoel foi publicado originalmente no Jornal do Commercio, do Recife. Já o reproduzimos aqui uma vez, assim como Anchieta Gueiros fez em seu blog, nesta segunda-feira.

Eis o texto citado, para ler ou reler:

É dado saber que o processo evolutivo não tem volta, principalmente em se tratando de datas históricas. Como diria o professor, historiador e editorialista Aníbal Fernandes: “O fato é sagrado, apenas o comentário é livro”. Queiram ou não alguns o fato, o fato normativo e histórico, imutável, é que Garanhuns galgou o status de cidade em quatro de fevereiro de 1879. Percorrer o caminho inverso, ou seja, festejar-se simplesmente a condição de vila, ao invés de cidade, é retrocesso a troco de nada e que só confunde as cabeças das novas gerações, milhares de alunos das redes pública e privada de ensino.

A formação dos primeiros núcleos comunitários, com suas características rurais, desde o Brasil Colônia até o Império até chegarmos à condição de República foi e continua sendo conhecida como vilas. Eram formadas por casebres, geralmente de taipas (ver Sobrados e Mocambos, de Gilberto Freyre), pequenas ruas, serviços mínimos, como fornecimento de água potável, energia elétrica (esta,  só para as vilas surgidas nas últimas décadas, pois nos velhos tempos luz só de vela e candeeiros). Esse estágio, primitivo, é que evoluiu como ainda evolui até galgar o definitivo status de cidade. O caminho inverso,  não se tem notícia, exceto agora, lamentavelmente abarcando a nossa Garanhuns.  

Trata-se de uma evolução natural e artificial, ao mesmo tempo, como é próprio da condição humana. E não ocorre da noite para o dia, é um processo, evolutivo, ao que sabemos sem volta; nenhuma cidade quer retroagir  à antiga e superada condição de vila. Com todo respeito a essas pequenas comunidades quando desenharam ou nada serviram de linha para o atingimento da condição de cidade.

Está registrado no volume 2 da coleção de documentos históricos municipais, edição 1994, trabalho de grande alcance realizado pela FIAM, a seguinte evolução histórica e normativa de Garanhuns: "Criação do termo - 20 de maio de 1833; Criação da Comarca: 7 de junho de 1836; Retorno da freguesia de Altinho ao termo de Garanhuns - 8 de maio de 1945; elevação à cidade - 4 de fevereiro de 1879; constituição do município (com base no Art. das disposições gerais da Lei Nº 3/8/1892 - 7 de janeiro de 1893".

Esse é o fato. Nenhum comentário, ou procedimento, particular nem mesmo emanado de órgãos públicos é capaz de alterá-lo, substituí-lo. Quem conhece um pouco de história sabe que do estado primitivo, nômade, o homem foi evoluindo até chegar à grande e definitiva criação - a cidade. Conquista irreversível e proclamadora do grau civilizatório e urbanístico dos povos dos povos de todos os continentes. 

*Foto reproduzida do blog de Anchieta.


3 comentários:

  1. A RESPEITO DESSA POLÊMICA EU JÁ ME DECIDI: SÓ VOTO NO CANDIDATO A PREFEITO QUE REVOGAR ESSA LEI IMORAL QUANDO DIZEM QUE GARANHUNS TEM MAIS DE 200 ANOS. ISSO É COISA DE PREFEITO FORASTEIRO QUE SE METE ONDE NÃO LHE CABE!!!

    P.S.: - Se Hélder Carvalho for a favor que nossa cidade tem mais de 200 anos, JÁ PERDEU MEU VOTO!!!

    ResponderExcluir
  2. 0 MESMO acontece em Lagoa do Ouro.25 de março de 1962 foi quando LAGOA DO OURO se desmembrou do município das Correntes. E o atraso é tão grande que as 2 cidades MÃE E FILHA vivem ainda hoje separadas por uma ESTRADA DE BARRO quando em 57 anos não conseguimos ASFALTAR 15 km de estradas.

    Recebemos em 2008 a terraplanagem no governo do ex-governador EDUARDO CAMPOS que fez muito por Lagoa do Ouro trazendo uma academia das cidades,uma escola em tempo integral,um Samu,uma prefeitura,a ampliação da barragem do riacho da palha e 95 kit de tração animal e 78 cisternas.

    Em 1979 quando estudei no Colégio diocesano de Garanhuns de 1977 a 1979 fiz parte do centenário de Garanhuns jogando pela seleção de Garanhuns quando fomos campeões da copa do interior jogando 9 partidas sem perder para ninguém. E foi na gestão do ex-prefeito de Garanhuns Ivo Tinô do Amaral.Lembro -me da alegria geral de Garanhuns ao ver a seleção desfilando e a população de Garanhuns nos aplaudindo.

    A maior comemoração do Brasil não se dá na data do descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500 e sim no data da INDEPENDÊNCIA DO BRASIL em 07 de setembro de 1822.E por que Garanhuns é diferente? Será que estamos no sistema solar quadrado e não redondo?

    0 descobrimento do Brasil foi um marco importante.Mas a independência foi um grito de libertação e foi preciso D. PEDRO I gritar bem forte "INDEPENDÊNCIA OU MORTE". Leiam a HISTÓRIA camboio de incompetentes.Quando o ex-ministro da educação Mendonça Filho propôs acabar com a disciplina HISTÓRIA eu disse a mim mesmo.Ele deu um tiro no próprio pé.

    Não existe jornalismo sem críticas e não existe democracia sem liberdade de expressão. Ditadura nunca mais!Parabéns,jornalista Roberto Almeida!

    ResponderExcluir
  3. EU SOU GARANHUENSE E VI COM OS MEUS PRÓPRIOS OLHOS GARANHUNS COMPLETAR 100 ANOS ,FOI UMA FESTA LINDA ,EU TINHA 13 ANOS E ME LEMBRO MUITO BEM ,AGORA VEM UNS IDIOTAS E BAGUNÇAM COM A DATA DE COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE GARANHUNS ,ISSO É LAMENTÁVEL ,VERGONHOSO, PARA MIM GARANHUNS SEMPRE SERA A CIDADE QUE FOI FUNDADA EM 1879.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA