PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CAPOEIRENSE DEFENDE TESE DE DOUTORADO NO VATICANO


Por Junior Almeida

O capoeirense Dom Hugo Cavalcante (foto), monge beneditino que já traduziu perto de 200 livros e documentos Pontifícios e da Igreja para as Edições CNBB, para as Edições Fons Sapientiae, Libreria Editrice Vaticana e tem diversos artigos publicados em revistas católicas como as Brasileira de Direito Canônico, Fórum Canonicum e Paróquias e Casas Religiosas, está desde a semana passada no Vaticano, aonde na próxima sexta-feira (14) irá defender a tese do seu Doutorado “O Visitador Religioso à Luz do Direito Universal e do Direito Próprio da Confederação Beneditina: Estudo Exegético-Jurídico do CÂN. 628, § 1”.  



O presente Doutorado o habilita a cumprir todas as funções eclesiásticas no campo da Justiça que exigem esse título, de acordo com o Código de Direito Canônico. Dom Hugo vai ter a sua banca examinadora composta de três professores/religiosos espanhóis e um italiano, que são: 


Professor Doutor Padre Aitor Jiménez Echabe, Professor Doutor Padre Domingos Andrés Guttierréz, Professor Doutor Padre Manuel Jésus Arroba Conde, e Francesco Giammarressi, que é Doutor em Utroque Iuris no Direito Civil e Canônico.



Todos são padres Claretianos (Santo Antônio Maria Claret) e a sigla ”CMF” da Congregação está em latim Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria.



Dom Hugo diz que a pesquisa realizada para a composição de sua tese moveu-se, por conta, primeiramente do serviço que prestou à Congregação Beneditina do Brasil como Covisitador, percebendo que o múnus do Visitador e daquele que o acompanha não era assim tão claramente compreendido, e que a Visita Canônica realizada parecia não corresponder, de modo mais imediato, ao que a Igreja esperava do cumprimento da obrigação desse instituto. O religioso revela que se perguntou: 



Será que sabemos, de fato, o que é um Visitador religioso e qual realmente é o múnus que ele deverá cumprir durante a execução da Visita Canônica?


O capoeirense revelou ao blog que: 


Em suas pesquisas, constatou que teses tinham sido defendidas a esse respeito, mas unicamente na normativa contida no CIC 17, contudo nada mais concreto fora examinado no CIC 83, sendo isso então, buscou responder os seus questionamentos, de que é um Visitador religioso e qual o múnus que ele cumpre durante a execução da Visita Canônica.


Dom Hugo Cavalcante é membro Sociedade Brasileira da Canonistas, Associação Portuguesa de Canonistas, Associazipne Amici dell’Oriente Cristiano, Consociatio Intenationalis Studio Iuris Canonici Promovendo e da Academia Marial de Aparecida, São Paulo, já publicou cinco livros, todos com temas voltados à Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA