PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CAPOEIRAS COMEMORA 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Capoeiras, que foi distrito de São Bento do Una, comemora hoje 56 anos de emancipação política.

Município fica a 26 km de Garanhuns, 240 do Recife e 33 km da antiga sede.

A emancipação, em 21 de dezembro de 1963, aconteceu na primeira gestão de Miguel Arraes de Alencar.

Capoeiras conta em seu território com dezenas de sítios, as vilas Alegre, Riacho do Mel e Maniçoba, além das comunidades quilombolas do Imbé, Cascavel e Fidelão.

A versão mais aceita para o nome do município é a do jornalista Albérico Bezerra de Melo, que em seu livro “Capoeiras Paz e Dinamismo” de 1978 diz que:

Em fins do século XVII o caminho obrigatório dos almocreves ou tropeiros que conduziam suas tropas de burros transportando algodão e peles do Sertão para Zona da Mata, era as capoeiras. Nesse terreno havia uma clareira onde passava um riacho ladeado por algumas árvores frondosas, sendo ponto de descanso dos tropeiros. Essas terras pertenciam à freguesia de São Bento do Una, onde na época já havia algumas fazendas para os lados de Maniçoba. Quando desaparecia alguma rês do rebanho, era procurada nas “capoeiras”, por que no lugar havia bons pastos e água permanente.

Ao longo dos anos, Capoeiras tem se destacado na região pela feira livre da sexta-feira, como produtor de queijo, de grãos e pela pecuária.

Desde que se tornou município independente, Capoeiras teve como prefeitos homens públicos do porte de Zezinho Borrego (três mandatos), Álvaro Tenório, Valter Elias, Manoel Reino, Carlos Batata, Aluízio Cabral, Maurílio Rodolfo (Neném), Luiz Claudino (Dudu) e Neide Reino, que cumpre seu segundo mandato.

A arte acima, que ilustra a matéria, é uma homenagem de Dudu a sua terra e nos foi enviada por sua Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA