PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SIVALDO LIDERA PESQUISA DO INSTITUTO OPINIÃO


Do Blog de Magno Martins:
Na primeira pesquisa sobre a sucessão do prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), o pré-candidato do PSB, Sivaldo Albino, sai na frente, mas com uma pequena vantagem em relação ao pré-candidato do PTB, Haroldo Vicente. Se a eleição fosse hoje, o socialista teria 22,7% dos votos ante 16,3% do trabalhista. O ex-prefeito Silvino Duarte, ainda sem partido definido, vem em seguida com 14,8% e Zaqueu Lins (PP) desponta bem próximo, com 13%. Luizinho Roldão (PCdoB) é preferido por 4,3%, Givaldo Calado (Avante) pontua com 2,8% e Pedro Veloso (PT) tem 2,3%. Brancos e nulos somam 13% e 10,8% dissera m que não sabiam ou se recusaram a responder.
Na sondagem espontânea, na qual o entrevistado é forçado e lembrar o nome do seu candidato sem o auxílio do disquete com todos os postulantes, a situação se inverte e quem sai na frente é Haroldo, com 4,5%, seguido por Sivaldo e Silvino empatados, com 3%. São citados ainda Zaqueu com 2,3%, Roldão com 2%, Veloso com 0,5%, Izaias com 0,3% e Zé da Luz, com 0,3%. Neste cenário, indecisos sobem para 73,6% e brancos e nulos representam 10,5% do universo pesquisado.
O levantamento foi a campo entre os dias 30 e 31 últimos, sendo aplicados 400 questionários, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.  Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.
O item rejeição também foi avaliado. Entre os pré-candidatos, o que aparece com maior taxa é Haroldo. Dos entrevistados, 12,3% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo lugar aparece Givaldo Calado, com 10,3% e em terceiro Sivaldo, com 9,8%. O ex-prefeito Silvino Duarte detém uma taxa de 6,8%, Luizinho Roldão 5,3%, Zaqueu Lins 4,3% e, por último, Pedro Veloso, com 4,0%.
Na estratificação da pesquisa, as maiores de intenção de voto de Sivaldo se situam entre os eleitores com grau de instrução superior (30,9%), entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (25,4%) e entre os eleitores com renda familiar com mais de dois salários (23,8%). Por sexo, 26,6% dos seus eleitores são masculinos e 20,2% femininos.

Um comentário:

  1. Diante das circunstâncias vindouras como também das condições atuais, o grande ou mais beneficiado dessa pesquisa tem um só nome: SILVINO DUARTE. Tudo isso, tanto no campo da aceitação quando obteve (15%), quanto da rejeição (7%). Se fugir do PTB de Armando Monteiro e desembocar de mala e cuia no PSL do rabo cheio Luciano Bivar, que ele e seu partido têm DINHEIRO para encher Judas e queimar na fogueira de São João, corre o risco de abater em pleno voo, seus dois potenciais adversários diretos(Albino e Haroldo), principalmente, se tiver Zaqueu ou Hélder ou Coronel Campos como companheiro de chapa.

    Preocupante mesmo é o índice de rejeição de Albino que atingiu a marca de dois dígitos (10%). Numa eleição aonde três ou mais candidatos se apresentam com chances de saírem vencedores do pleito como é o caso dos 3 líderes da pesquisa e até 4 se incluir Zaqueu, configura-se em preocupação vigilante quem carrega nas costas um índice de rejeição de dois dígitos.

    Mesmo Haroldo tendo um índice de rejeição na casa de 12%, mesmo assim, tem plena condição de revertê-lo, pois, em seu ombro, ancora-se ou pousa à mão amiga de seu fortíssimo cabo eleitoral Izaías Régis que, se arregaçar às mangas, morreu Maria Preá, pois não tem pra ninguém!!!

    Outro fator preponderante que beneficiará Haroldo, sem sombra de dúvidas, é que o cara vai disputar à eleição como prefeito de Garanhuns (de posse da chave do cofre), haja vista que o atual prefeito deve RENUNCIAR o cargo em abril e sair candidato a vereador para atingir a maior votação da história do município (de 7 a 10 mil votos).

    Caso seja confirmada a renúncia de Izaías, em abril, há uma grande probabilidade de, sequer, SIVALDO ALBINO disputar o pleito municipal de 2020, em razão do Governador Paulo Câmara, protetor de Albino, não tem pique nem gás para reverter o quadro do seu pupilo que tem um índice de rejeição na casa de dois dígitos e ainda por cima acossado por Haroldo e Silvino na sua cola, se não bastasse à força eleitoral, inquestionável, de Izaías, que vai lutar para chegar aos 10 mil votos como vereador e apelar para o votinho casado...

    P.S1.: - Correndo por fora, comendo a canjica quente pelas beiradas do prato, com poucas chances de se elegerem prefeitos, também dois grandes beneficiados na pesquisa que foram Zaqueu e Roldão: tanto no campo da rejeição, como relativamente, na aceitação. Os dois não empolgam tanto, mas há meses que vêm asfaltando
    suas respectivas estradas para chegarem ao pódio como vices.

    P.S2.: - Há um ano do pleito, o grande perdedor da pesquisa foi Givaldo Calado que saiu bastante tosquiado. E O PIOR: não se deslumbra no horizonte eleitoral nenhuma perspectiva de ir avante ou deixar o rabo da gata... Tudo indica que vai desistir da parada. Caso venha a ser oficializada sua saída do páreo, Garanhuns perde um grande quadro. Goste-se ou não dele; aceite-se ou não ele, teria tudo para ser, se eleito, um baita gestor, um grande prefeito. Porém, contudo, todavia, BOVINAMENTE, o bravo touro Calado, mais uma vez, caminha para o matadouro político tendo absoluta certeza de ser abatido ou taxado, em definitivo, como Givaldo quatro quedas...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA