GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

OPOSIÇÃO DE CAPOEIRAS LAMENTA QUE O MUNICÍPIO OSTENTE OS PIORES ÍNDICES, DE ACORDO COM ONG

Ao analisar os dados da ONG Liberdade-PE, publicados recentemente, o ex-deputado federal Carlos Batata lamentou profundamente a classificação obtida pelo município de Capoeiras.

A ONG, que é uma instituição suprapartidária e sem fins lucrativos, não recebe recursos públicos e trabalha a favor da liberdade econômica e contra a corrupção e os privilégios. Com base em dados abertos, fornecidos por órgãos de fiscalização do Estado, desenvolveu o Ranking dos Prefeitos. Uma ferramenta simples para ajudar o cidadão na avaliação da gestão municipal.

De acordo com a Organização, Capoeiras está entre os municípios com os piores serviços do Estado de Pernambuco nas áreas de finanças, saúde, educação, segurança, transparência e geração de emprego.

Batata atribui a situação da cidade  ao modo como vem acontecendo as eleições dos prefeitos nos últimos 20 anos. “Como é de conhecimento público, nas últimas cinco eleições, em Capoeiras, houve uma utilização exacerbada do poder econômico e uma recorrente prática criminosa de compra de votos, fazendo com que os detentores dos mandatos neste período deixassem de lado os cuidados com a prestação dos serviços públicos básicos que deveriam prestar a população e passassem a ter apenas como objetivo a utilização do mandato como forma de conseguir recursos para sanarem os débitos de campanha e promoverem a reposição do dinheiro pessoal, no caso do eleito ter colocado em campanha recursos do próprio bolso. Isso não sou só eu quem está dizendo. É voz corrente no município entre os próprios eleitores”, afirmou o ex-deputado.

Assim, ele vê como única saída para superar tal realidade, que nas próximas eleições o eleitor escolha de forma livre e consciente para governar o município aquele que entender possuir experiência e capacidade de gestão, espírito público republicano e grande capacidade de articulação política no estado e em Brasília para poder reconstruir um município que foi literalmente destruído.

OUTRAS OPNIÕES - O vereador Bruno da Ótica também fez considerações a respeito da realidade de Capoeiras. Eleito em 2016 no grupo da atual prefeita, logo em 2017 reconheceu a falta de compromisso da atual gestora e migrou para oposição lamentando a situação caótica em que se encontra o município, responsabilizando em grande parte a gestão municipal pela não prestação dos serviços básicos dos quais a população necessita nas áreas citadas pela ONG. “Fui percebendo que Capoeiras iniciava um caminho de retrocesso. É lamentável que a cidade de Capoeiras passe por esse processo. Os gestões deviam atender aos interesses da população, preferem fazer vistas grossas às demandas,  permitando que os índices e estatísticas sejam apresentadas na mídia de maneira vergonhosa”,  salientou Bruno.

Já o jovem Cândido Lira, do Povoado Alegre, também lamenta que a educação de Capoeiras esteja entre as piores do Estado e faz críticas à gestão na área de saúde pela falta de médicos e medicamentos na cidade de Capoeiras e em particular no Povoado Alegre. “Dizem que a educação está boa... se está no 107° no ranking, isso comprova que a gestão realmente não se importa em melhorar nossa educação. Nossa saúde não é real aos olhos de quem vê no município. Dizem está uma maravilha mas sabemos que faltam remédios nas farmácias do hospital e postos de saúde, além da constante falta de médicos. Isso tudo explica uma gestão inexistente em Capoeiras”, Argumentou Cândido que é pré-candidato a vereador.
O jovem Rodrigo, conhecido como Rodrigo de Rosana, pertence ao Grupo Jovem de Capoeiras lamenta: "Recebi com muita tristeza a notícia que a minha cidade é uma das piores de Pernambuco,  em relação à gestão e no que diz respeito à prestação de serviços nas áreas de saúde, educação, segurança e na geração de emprego”. 

Rodrigo, que sempre morou em Capoeiras, diz que jamais o município passou um momento tão delicado como esse e a exemplo de Carlos Batata responsabiliza a criminosa prática de compra de votos pela situação que se encontra o município. Mas,  ao mesmo tempo,  ainda tem esperanças e conclama toda a população para se unir de forma livre e soberana nas eleições do próximo ano para escolher alguém eu seja comprometido com município e que tenha experiência e capacidade para retirar a cidade da situação que se encontra: Pessoal acorde! Atente para essa situação. Vamos lutar. Vamos mostrar que tem jeito sim e que só depende da gente. As próximas eleições se aproximam e aí sim, teremos a oportunidade de dar uma resposta a esse descaso. Vamos escolher uma pessoa capacitada para administrar nossa cidade, uma pessoa que tenha projetos e boa vontade para com o povo. Precisamos ter consciência na hora de votar. Não venda seu voto. Veja o preço que você está pagando. Eleitores entendam que não somos mercadoria, não temos preço. Vamos dá um basta nesta prática política medíocre que só empobrece o nosso povo. Quem gasta hoje com você, quando entra na prefeitura quer tirar o nosso dinheiro em dobro. E quem paga somos nós”, frisou Rodrigo.

Por fim, muito conhecido em Capoeiras como Renato de Zé do Som, integrante do Grupo Jovem da cidade e que fez parte do grupo de apoio da atual prefeita nas últimas eleições,  também se pronunciou a respeito. A exemplo do vereador Bruno da Ótica, migrou para o grupo de oposição em função do desgosto com a atual gestão no que diz respeito a “irresponsabilidade” da Administração municipal.

Como pré-candidato a vereador nas próximas eleições, faz considerações indignadas sobre a publicação dos índices do município pela ONG Liberdade: “É vergonhoso o rumo que a nossa cidade está tomando. As consequências do derrame de dinheiro em campanhas eleitorais estão ficando mais evidentes a cada eleição. Mas continuaremos lutando de forma responsável, fiscalizando e mostrando a população a verdadeira situação do nosso município. A pessoas precisam entender que quanto mais se gasta em uma campanha mais é retirado do povo depois”, afirmou Renato de Zé do Som.

*Na foto de arquivo um dos problemas do município, o lixo depositado próximo à cidade e povoados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA