PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUNS PODE TER O SEU DELMIRO GOUVEIA


Por Altamir Pinheiro

O cearense Delmiro Gouveia que foi brutalmente assassinado no mesmo ano que aconteceu a Hecatombe de Garanhuns em 1917, aos 54 anos de idade,  foi um herói em seu tempo. De sua visão empresarial originou-se, no início do século XX, a formação do primeiro polo industrial do sertão nordestino junto com a implantação da primeira indústria têxtil no Sertão das Alagoas, a indústria chamava-se  Cia. Agro Fabril Mercantil que começou a funcionar no ano de 1914, na longínqua Vila da Pedra, hoje município de Delmiro Gouveia. Os primeiros carretéis vieram da Finlândia. A primeira compra de algodão do Egito. Depois veio a utilização do algodão Seridó, plantado por ele mesmo nas suas próprias terras esturricadas na época dos chuvosos e tenebrosos invernos  no sertão alagoano. Passaram-se 100 anos, mais precisamente 102 anos da morte do considerado Barão de Mauá do Nordeste, mas o VISIONÁRIO DELMIRO continua na memória da nossa  região.

Como descreve o historiador José Cícero Correia, “A Fábrica da Pedra inaugurada em 1914 não surgiu do nada, como muitos descrevem, no entanto, os projetos de Delmiro para o sertão eram outros. Pretendia juntamente com investidores estrangeiros gerar energia elétrica a partir da Cachoeira de Paulo Afonso e fornecer aos grandes centros do Nordeste. Já estava quase tudo certo, Delmiro e os gringos tinham o apoio político dos Governos de Alagoas e Bahia para iniciarem as obras. Faltava apenas o aval de Pernambuco, o que não aconteceu, pois o Governador pernambucano achava que aquele negócio tinha alguma velhacaria, e não assinou a concessão para instalação da rede e dos postes para transmissão de energia elétrica gerada a partir da Cachoeira de Paulo Afonso”. Depois, com sua intuição  visionária e sendo um utopista extravagante, teimoso e cabeça dura,  sozinho, ele fez na marra, na tora, de supetão!!!

Esse  destemido comerciante conhecido como o Rei das Peles(negociava com couros de boi e bode),  “O Mauá do Nordeste” e também era tachado como  o  “O coronel dos coronéis”.  No Recife, comprou a moderna Usina Beltrão;  construiu o Mercado do Derby, considerado o primeiro SHOPPING CENTER do Brasil. Perdeu tudo num incêndio criminoso. Raptou uma jovem de 16 anos e fugiu para o Sertão de  Alagoas. A  trajetória do cearense que modernizou o Recife no final do século XIX e viveu os últimos 15 anos no lugarejo da Pedra, hoje Delmiro Gouveia. Com seu  pioneirismo, essa sumidade denominada de  Delmiro Augusto da Cruz Gouveia,  deixou no seu exemplo, a marca da superação e ousadia de um nordestino “cabra – macho sim senhor”. Que foi capaz de realizar tamanha obra, graças a sua capacidade visionária de enxergar o grande potencial natural daquela região.

No cancioneiro nordestino há uma bonita letra que se traduz em um hino intitulado Paulo Afonso que é um lindo e   inspirado baião  composto no ano de 1955 por dois monstros sagrados da música nordestina que eram os parceiros  Luiz Gonzaga e Zé Dantas  e  em um dos seus refrões têm-se a impressão que os dois  inspiraram-se no grande poeta português Fernando Pessoa com aquela  famosa frase, “DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE”. Ei-la: Delmiro deu a ideia / Apolônio Aproveitô / Getúlio fez o decreto / E Dutra realizô / O presidente Café / A usina inaugurô / E graças a esse feito / De homens que têm valô / Meu Paulo Afonso foi Sonho / Que já se concretizô...

Delmiro era um visionário,  um expansionista congênito,  inclusive, sem o menor apoio dos governadores de Alagoas e Pernambuco, ele  construiu, braçalmente com seus jagunços,  quase  500 quilômetros de rodovias no sertão: a estrada em sua primeira etapa teve  as picadas que saíram    de Pedra até Santana do Ipanema; na segunda até Bom Conselho; na terceira chegou em Garanhuns. Os primeiros automóveis que transitaram na poeirenta Avenida Santo Antônio   foram carros de fabricação inglesa que se moviam do lugarejo  Pedra, ele pernoitava em Santana do Ipanema e depois seguia viagem  até Garanhuns e daqui  pegava o trem até a metrópole Recife. Lamentavelmente,  tudo isso  foi truncado quando do seu assassinato, em 1917,  aos 54 anos - um crime nunca inteiramente esclarecido.

Por fim, respeitando a maçaranduba do tempo há o que se perguntar:  o que o prefeiturável de Garanhuns  Hélder Carvalho tem em comum com a ousadia e o voluntarismo de Delmiro Gouveia?!?!?! TUDO!!!   Delmiro na iniciativa privada muito nos deu, Hélder na gestão pública tem tudo para retificar os rumos do município. Até porque o empresário garanhuense tem um perfil de liderança e totalmente voltado para a inovação. Hélder, na frente da prefeitura tem tudo para ser um agente de mudanças. Governar Garanhuns é um exercício de criatividade, planejamento e persistência. Por ser uma pessoa capacitada para idealizar projetos, espero que esse artigo tenha sido o estopim para Hélder  incorporar o espírito arrojado de Delmiro, e ao ter em mãos  as rédeas da prefeitura saiba conduzi-la com eficácia as broncas que  estão por vir  e até correr alguns riscos calculados, e POR QUE NÂO?!?!?!

3 comentários:

  1. VEJO HÉLDER CARVALHO COMO A ENCARNAÇÃO DE DELMIRO GOUVEIA, MAS COM UMA DIFERENÇA CAVALAR: DELMIRO ERA UM CORONEL, HÉLDER É UM GENTLEMAN...

    ResponderExcluir
  2. NÃO SENHOR, DE PURA SERIEDADE E UMA BAITA VERDADE!!! ASSISTA AOS VÍDEOS DOS PREFEITOS ENTREVISTADO PELA MARANO PARA MELHOR SE CERTIFICAR QUEM DEU UM SHOW DE BOLA E QUEM APRESENTOU PROPOSTAS ESTRUTURAIS PARA GARANHUNS, SEU... SEU...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA