PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PORQUE LULA TEM DE SAIR DA PRISÃO



Do historiador Carlos D´Incao, no site Brasil 247:

Há muita especulação sobre a possibilidade de Lula ter a progressão de sua pena para o regime semiaberto o que, na prática, se tornaria um regime aberto. As últimas notícias nos contam que os próprios procuradores da Lava-Jato assim compreendem o processo legal.
Isso posto, temos um novo debate surgindo no interior dos setores progressistas: Lula deveria aceitar essa progressão ou o melhor seria ele esperar na cadeia a anulação plena de sua sentença pelo STF?
Lula não apenas pode, como deve aceitar sair da cadeia sob quaisquer condições. Lula livre é uma ferramenta fundamental para o povo ganhar as ruas e frearmos o processo de descalabro neoliberal.
A melhor liderança do PT não puxa um quarteirão da Paulista numa manifestação. Lula faz o Brasil inteiro parar e a sua presença nas ruas tornará evidente a pequenez daqueles que ocupam o poder, a começar pelo czar dos vira-latas, Jair Bolsonaro.
A ideia de que “caso Lula aceite o semi-aberto ele estará confessando a culpa” traz consigo um duplo equívoco: 1 - Legalmente Lula ainda pode provar sua inocência fora da cadeia; 2 - Caso a questão girasse em torno do tema “confissão” de culpa, Lula já teria feito a mesma quando voluntariamente se entregou para a polícia.
Hoje temos uma conjuntura de guerra entre o STF e a Lava Jato. Nessa guerra, a prisão de Lula pode servir como munição do STF contra os procuradores que o acusaram e os juízes que o condenaram. Essa guerra não pertence ao campo progressista. Trata-se da mais pura luta palaciana entre diversas instâncias reacionárias do poder.
Caso um dos efeitos colaterais dessa guerra seja a libertação de Lula, melhor será para o povo e para o campo progressista. Para a maioria da população, um homem é libertado porque é inocente e é preso porque é culpado. O resto é “jurisdicês” incompreensível para a massa.
Quando Lula se entregou, aumentou o número daqueles que o julgavam culpado. Caso ele fique livre, o mesmo efeito acontecerá ao reverso. Para o povo, se Lula sair da cadeia é porque é inocente. Ponto final.
Os mais versados do mundo jurídico já sabem que sua condenação foi uma farsa. O tema já está esgotado.
Lula nas ruas! Lula pelo mundo a fora condenando os descalabros desse governo! Lula na América Latina apoiando a volta de governos progressistas! Lula na luta, fora das grades - ao vivo e a cores - aos olhos do povo e do mundo! Se isso for possível, não se deve pensar duas vezes em aceitar, e sim fazê-lo por dever de ofício.
Por fim, é importante salientar mais uma vez que essa possibilidade existe devido a uma contenda entre os reacionários. Caso Lula se negue a sair por questões de “honra e etiqueta”, quem disse que a direita não pode chegar a um cessar-fogo, conciliar-se e a agenda sobre a “questão Lula” voltar a ser colocada para ser debatida e julgada no “dia de São Nunca”?
Quem ganha e quem perde com o Lula livre? Essa é a questão central. Lula DEVE aproveitar qualquer oportunidade para estar fora da carceragem de Curitiba. Sem pestanejar. Com a clareza das necessidades do povo e tendo em vista - inclusive - que ele já não é mais um menino de 25 anos com a vida toda pela frente.

*”Lula e a memória do povo”, com foto de Ricardo Stuckert

Um comentário:

  1. "PRENDERAM-ME COM MENTIRAS, SOLTEM-SE COM A VERDADE".0 LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ainda carrega sobre seus ombros aquelas imagens com mais de 2.000 homens das polícias civis e militares todos armados até os dentos com fuzis e espingardas doze para prendê-lo em 03 de março de 2016 coercitivamente ilegal e em 07 de abril de 2018 após 6 juízes do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL covarde e traiçoeiramente negarem o direito consagrado por uma CLÁUSULA PÉTREA artigo 5º inciso LVII da constituição federal que garante a todos os cidadãos e cidadãs a PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA E O TRANSITO EM JULGADO. CLÁUSULA PÉTREA É IRREVOGÁVEL E POR QUE 6 JUÍZES DO STF REVOGARAM?

    LULA É UMA IDEIA E UM PROJETO DE BRASIL CHAMADO DE SOBERANIA BRASILEIRA EM DEFESA DA MAIOR RIQUEZA DO BRASIL "PRÉ-SAL" E DA PETROBRAS.

    O FILHO DO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO O FLÁVIO BOLSONARO O CARA DO QUEIROZ DISSE QUE IRIA DEFENDER A PENSA DE MORTE NO SENADO PELO TWITTER.NO OUTRO DIA O PAI LHE REPREENDEU ASSIM: " MEU FILHO, NÃO ESTAR EM MEUS PLANOS A APROVAÇÃO DA PENA DE MORTE PORQUE É UMA CLÁUSULA PÉTREA".FOI A ÚNICA VERDADE QUE EU VI E LI DO PRESIDENTE BOLSONARO.

    PROFESSOR ZECA BARBOSA -LAGOA DO OURO-PERNAMBUCO.EM, 01 DE OUTUBRO DE 2019.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA