PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MARCO MACIEL E A LUTA CONTRA O MAL DE ALZHEIMER


Marco Maciel foi deputado federal, senador, governador de Pernambuco, ministro de Estado e vice-presidente da República oito anos.

Desde 2001,  sofre de Alzheimer e o problema de saúde avançou, nos últimos anos.

Mas a esposa, Ana Maria Maciel, está ao lado do marido o tempo todo, cuida dele com todo carinho, com o auxílio de uma equipe de colaboradores (as).

Pela primeira mês, desde a doença do esposo, a ex-primeira dama falou à imprensa sobre a doença e permitiu ao Correio Brasiliense publicar uma foto de Marco.

“As pessoas têm muito preconceito com o Alzheimer. Acham que a pessoa começa a falar um monte de bobagem e fica desligado do mundo. Com meu marido não foi assim. Ele continuou sendo o mesmo homem educado com todos. Continua sempre cheiroso e limpo como sempre gostou de estar. É o rei da nossa casa”, disse a  Ana Maria Maciel ao jornal da capital federal.

Maciel está com 79 anos. Desde o diagnóstico ela assumiu todos os papéis dentro de casa. Para Ana Maria Maciel, a paciência e o amor — construído ao longo dos 52 anos de casados — são a receita para enfrentar a enfermidade.

Segundo o Correio, os primeiros sinais da doença mais se assemelhavam aos da depressão. Maciel começou um tratamento e meses depois veio o diagnóstico do Alzheimer.

“Até 2014, a doença evoluiu negativamente, porque, como era político, as pessoas perguntavam sobre fatos históricos e ele não conseguia lembrar. Ele percebia o esquecimento e ficava constrangido. No fim de 2014, ele não quis mais sair, só para consultas e coisas corriqueiras. Agora, está em fase avançada”, informou.
Sem andar e falar, o ex-vice-presidente depende da mulher e de profissionais para as atividades do dia a dia.

A doença é neurodegenerativa progressiva e se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. Ela acomete em grande parte idosos e representa cerca de 50% a 75% dos casos de demência no mundo, sendo o tipo mais frequente da enfermidade cerebral. Suas causas ainda não são totalmente conhecidas. Em 21 de setembro é lembrado o Dia Mundial do Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA