PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ROMARIA DE FREI DAMIÃO EM CAPOEIRAS COMEÇA AMANHÃ


Por Junior Almeda

Frei Damião sempre teve uma relação estreita com o município de Capoeiras e, por esse motivo, em 1993, foi construído no ponto mais alto da cidade, Serra dos Quatis, um monumento (estátua, cruzeiro, praça e capela) em sua homenagem. No dia da inauguração o próprio Frei Damião esteve na serra, porém, sem descer do veículo em que estava. Em Capoeiras foram mais de vinte visitas, nas denominadas SANTAS MISSÕES, inclusive sua última, em 1997, antes de ser internado no Hospital Português, em Recife, aonde viria a falecer em 31 de maio daquele ano.



Em Capoeiras, várias pessoas deram seus testemunhos de fé e atestam a santidade do frade italiano, como por exemplo, o agricultor que sofreu um grave acidente com um trator e, segundo ele, se curou graças à intercessão do capuchinho, ou de uma dona de casa que diz que escapou ilesa depois que rogou a Frei Damião no momento em que tomou um tiro na cabeça.



Outra mulher, contou que em 1977, estava com uma gravidez complicada, com alto risco de morte, tanto que um médico sugeriu fazer um aborto para que, segundo ele, a vida dela fosse salva.  Durante uma das Santas Missões na cidade, a grávida procurou o então Padre Geraldo, e ele a orientou se aconselhar com Frei Damião. Logicamente o frade disse que ela continuasse com a gravidez, e assegurou que tudo daria certo. E deu. Em setembro daquele ano nasceu uma menina, que além de ter recebido o nome de Damiana, ainda foi batizada tendo como padrinho o próprio Frei Damião de Bozzano. Este relato, dentre outros, foi publicado numa matéria do jornal Diário de Pernambuco em 29 de maio de 2011.



São destaques outros dois depoimentos, estes contidos no processo de beatificação do frade capuchinho, que ajudaram Frei Damião de Bozzano ser, em 6 de abril  passado, declarado pelo Papa Francisco, Venerável, o que significa que antes de ser canonizado está faltando apenas dois passos: ser reconhecido como beato e, finalmente, declarado santo.



O primeiro depoimento foi de um pedreiro que se curou de um grave problema no coração depois de rezar para Frei Damião e o outro testemunho enviado à Roma foi do já falecido Monsenhor Geraldo, que relatou ter sido curado de um grave problema na coluna após o frade rezar e bater-lhe nas costas com o cordão de sua batina. O religioso que esteve à frente da Paróquia de Capoeiras por 45 anos era amigo particular e confessor de Frei Damião.



Pois bem, é dentro deste contexto, de várias missões e demonstrações públicas de fé, que a Paróquia de São José de Capoeiras realiza de 24 a 26 de maio mais uma homenagem ao frade italiano, com a Romaria de Frei Damião. Abaixo a programação:



SEXTA-FEIRA dia 24, na Matriz de São José
       08h30min horas – Confissões
       09h30min horas – Terço de Nossa Senhora
       10h00min horas - Santa Missa


SÁBADO dia 25
5h00min – Procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, saindo da Matriz até o monumento de Frei Damião
       6h00min – Santa Missa aos pés do monumento a Frei Damião
19h00min – Ofício de Nossa Senhora na Matriz ou centro social
19h30min – Catequese, fotos e filmes sobre as missões de Frei Damião, no centro social


DOMINGO 26
       8h30min – Procissão com a imagem de Nossa de Fátima, saindo da Matriz rezando o Rosário até o monumento de Frei Damião
10h00min – Santa Missa, Adoração ao Santíssimo e Benção com o Santíssimo Sacramento
12h00min – Oração do “Ângelus” e intervalo
14h00min – Rosário da Mãe de Deus
16h00min – Santa Missa com representantes das capelas da Paróquia e suas respectivas bandeiras
17h30min - Procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima passando pelo Bairro Frei Damião até o Posto Padre Cícero, de onde sairá o ”arrastão jovem” até à praça em frente à Igreja Matriz, onde haverá louvou com a Renovação Carismática Cristã.


*Fotos: 1- Frei Damião; 2- Estátua em Capoeiras; 3- O frade com sua afilhada Damiana em 1977.

Um comentário:

  1. É muita idolatria! Pessoas perdem tempo em cultuar gente, pecadores como nós. Por isso que este país está entregue às trevas!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA