PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PROMOTOR PEDE ANULAÇÃO DA LICITAÇÃO DA PREFEITURA QUE CONTRATOU EMPRESA DE PADRONIZAÇÃO DE FEIRAS


Promotor Domingos Sávio 

Ministério Público de Pernambuco, através do promotor Domingos Sávio, recomendou a Prefeitura de Garanhuns que seja anulada a licitação que escolheu a empresa Plena Gestão Empresarial para conduzir processo de padronização de feiras livres da cidade.

O entendimento do promotor é que no processo licitatório,  realizado pelo Governo Municipal,  não foi verificada a exigência legal de publicação do edital em jornal de grande circulação do estado. Outra irregularidade verificada por Dr. Domingos foi que nos avisos da licitação,  publicados no mural da prefeitura,  não constaram a informação básica dos valores estimados da arrecadação pela concessionária, no caso a Plena Locações.

Essas irregularidades teriam resultado em falta de publicidade, o que fez com que somente uma empresa aparecesse para a abertura das propostas, é a constatação do representante do Ministério Público. "No caso concreto, verificou-se prejuízo à seleção de proposta mais vantajosa, considerando-se a ausência da referida publicidade”, escreveu o promotor,  ao justificar a recomendação.

Domingos Sávio recomenda explicitamente ao prefeito Izaías Régis que o processo licitatório e o contrato com a Plena sejam anulados.

Caso a gestão não atenda a recomendação, o Ministério Público adverte que entrará com uma Ação Civil Pública contra o município, que pode resultar na condenação do prefeito e do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Gersinho Filho, por improbidade administrativa.

Notícia foi dada em primeira mão neste sábado à noite (às 20h19) pelo blog V&C Garanhuns.

POLÊMICA - Desde o início desta história, com a contração da Plena Gestão Empresarial para organizar as feiras de Garanhuns, que a polêmica se instalou na cidade. Grande parte dos comerciantes demonstrou insatisfação, principalmente pelo aumento das taxas cobradas pelo poder público,  após a padronização.

Na Câmara os vereadores Tonho de Belo e Betânia da Ação Social ficaram ao lado dos feirantes e criticaram a forma como a prefeitura estava impondo a padronização, feita sem passar pela Câmara Municipal. A parlamentar de oposição chegou a apresentar um projeto de decreto legislativo pedindo a anulação do processo licitatório, mas como o prefeito tem maioria no Legislativo a proposta sequer foi votada no plenário.

Por conta própria, o pré-candidato à prefeitura Luizinho Roldão fez investigações e chegou a conclusão que a empresa de Caruaru é só de “fachada”. Ele foi à capital do agreste e visitou o endereço que consta no contrato da Plena com a Prefeitura. Lá só encontrou um galpão não concluído, sem ao menos uma placa de que no local funcionava alguma empresa.

Felipe Arruda, jovem servidor da Câmara, que filmou o galpão que consta como endereço da Plena, em Caruaru, também tem contestado a prefeitura, principalmente quando foi à capital do agreste para constatar "in locu" que a firma "só existe no papel".

Posteriormente a empresa de Caruaru divulgou um vídeo mostrando que a Plena existe de fato. Foi exibida uma sala de reunião, entrevistada uma das sócias do empreendimento e um repórter mostrou um banner ou adesivo na frente do prédio com o nome firma.

Segundo Roldão, tudo não passou de uma montagem grosseira, pois o vídeo foi feito em outra rua, usando a estrutura de uma outra empresa.

O prefeito Izaías Régis, em entrevistas sobre a polêmica, chamou a oposição de mesquinha e acusou seus adversários de mentirosos, assegurando que tudo tinha sido feito dentro da legalidade.

Ao saber da decisão do promotor de Garanhuns, Luizinho Roldão disse que Dr. Domingos está de parabéns, embora nas alegações só tenha citado a falta de publicidade do processo licitatório. “Acredito que ele ainda vai investigar a fundo a Empresa, que mudou a razão social à véspera da licitação da Prefeitura de Garanhuns e tem uma sócia que está envolvida com mais oito empresas no Brasil. Resta saber se o prefeito vai obedecer a recomendação do Ministério Público ou chamará o promotor de mesquinho ou mentiroso, como fez conosco. A verdade sempre vence e o gestor agora tem de se explicar aos feirantes, ao povo de Garanhuns, ao Dr. Domingos Sávio, à imprensa, aos vereadores e a todos nós que denunciamos a farsa”, comentou o pré-candidato a prefeito.

Um comentário:

  1. O PREFEITO PODE ATÉ ATENDER ,MAS DEVE INSISTIR EM PADRONIZAR SIM AS FEIRAS DA CIDADE ,O PREFEITO TEM QUE SER FORTE CONTRA ESSES ALOPRADOS DE GARANHUNS ,QUE NUNCA FIZERAM NADA A FAVOR DE GARANHUNS E AINDA QUEREM DESTRUIR OQUE DE BOM VEM PARA GARANHUNS,PREFEITO ISAIAS ! CONTRATE OUTRA EMPRESA E VÁ EM FRENTE

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA