GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

A MICARETA DOS FASCISTAS



Por Michel Zaidan Filho

Não sei que conselheiro disse ao senhor Jair Messias Bolsonaro que convocasse a sua base política (conhecida pelo nome de "massa de manobra" ou "idiotas úteis") para ir às ruas oferecer o seu apoio estridente e multicolorida à agenda econômica e de "reformas"  do mandatário nacional. Estratégia arriscada por qualquer dos lados que se examine. Se vitoriosa, cria um cabo de guerra com o Congresso, pressionando-o pela aprovação da dita agenda.


Vale recordar que nem as famosas jornadas de 2013, mais numerosas e representativas, conseguiram essa proeza. Alegaram os distintos parlamentares que a prerrogativa de legislar é deles, como, aliás, de votar um impedimento do Presidente da República. De forma que passada a onda, o Congresso retoma naturalmente o seu ritmo e faz o que bem entende. Se fracassado o apelo à mobilização popular, vem a desmoralização do governo, quando aliás aconteceu com Fernando Collor de Mello. De todo jeito, o expediente de convocar as massas verde-amarelas para apoiar Bolsonaro já revela a fraqueza do governo, que vem enfrentando, nestes cinco meses de gestão, muita resistência e oposição.


Pelo visto, o senhor Jair Bolsonaro não aprendeu nada nos seus 28 de experiência parlamentar, como deputado. A vocação ditatorial de que pressionar ou forçar os deputados a aprovarem o que for só revela o imenso desconhecimento das vicissitudes do regime presidencialista brasileiro, mal chamado de "coalização", mesmo na ausência de um sistema partidário digno desse nome. Este arranjo institucional no Brasil esgotou-se há muito tempo. De crise em crise, o regime não se suporta sobre seus próprios pés. O que permite que apareça de vez em quando um "messias" prometendo o céu (ou o inferno) aos crentes e as pessoas crédulas e desencantadas das promessas deste mundo. Não se governa o país, ao ritmo de mobi lizações de massa. Mas se produz um ambiente de insegurança e paralisia administrativa, revelando a fraqueza ou inabilidade do governo.


Vem daí a tese, que toma corpo  na Câmara dos Deputados, de um "parlamentarismo branco" transformando Bolsonaro numa espécie de "rainha da Inglaterra". A ideia é carregar o andor ou o féretro do defunto vivo, até o fim do mandato, impedindo a posse do vice, general Mourão, e assumindo a agenda reformista, mas ao seu modo e gosto. Ou seja, esta agenda seria levada adiante, mas ao feitio e  conforme os interesses das bancadas parlamentares.


O que inevitavelmente se transmutaria, isto é sofreria inevitáveis  mudanças.  O que seria muito provável dada a fragilidade da aliança parlamentar do Executivo. Bolsonaro vem sofrendo derrotas no Parlamento e se nega a dialogar com os parlamentares. seus ministros ameaçam a  renunciar, caso seus projetos n&at ilde;o sejam votados. E agora vem o mandatário principal ameaçar com a micareta fascista do último domingo o Congresso.


Esse é um caminho semeado de perigos. O país não pode viver ou se governado por sobressaltos criados por um candidato nato à ditadura.  Não é só a paralisia e a insegurança que passam a tomar conta da nação, com um calendário de mobilizações populares contra e a favor. É a percepção de setores golpistas de que essa situação não pode perdurar por muito tempo.


*Na foto de O Globo, manifestação no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA