PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

REINTEGRAÇÃO DE POSSE: Moradores são despejados de suas casas, após Prefeitura de Garanhuns pedir terreno à Justiça

Mandado de Reintegração de Posse
Nesta segunda-feira, durante a manhã, moradores do Loteamento Rosa Mística, na Cohab 2, foram surpreendidos ao tomarem conhecimento de uma Ordem de Reintegração de Posse, que os retirava de suas atuais moradias, a pedido da Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Procuradoria Jurídica.

Estiveram presentes na ação, para cumprir o mandado,  um Oficial de Justiça com o apoio da Polícia Militar e um caminhão da Locar. Este, enviado para ajudar na retirada dos pertences dos moradores, que são em sua maioria pessoas pobres e com menor poder aquisitivo.

Desesperados com a possibilidade de perder seus lares, as pessoas buscaram ajuda, e logo a imprensa esteve no local para fazer a cobertura jornalística da situação. Também chegaram rapidamente ao local os vereadores Betânia da Ação Social e Tonho de Belo de Cal.

Os moradores da área relataram que a Prefeitura nunca os procurou para fazer um acordo sobre o terreno, antes da ordem de despejo, demonstrando revolta ao afirmar que seriam removidos de suas casas para a construção no local de um campo de futebol. Este campo aliás, é citado no Mandado de Reintegração de Posse, que nomina como réus os "Invasores do Campo do São Paulo".

Ao se inteirar da situação, a vereadora Betânia da Ação Social - que também é mora na Cohab 2 -, se mostrou contrária à maneira como toda a ação foi conduzida.

Parlamentar deixou claro que não é conivente com invasões, mas defendeu o diálogo entre as partes, antes de ser tomada alguma medida.

A vereadora também criticou a ausência da Secretaria de Assistência Social durante a retirada dos moradores.

Ela ressaltou que a secretária deveria estar presente para acompanhar o processo e verificar se as pessoas que moram no local não necessitam de auxílio para qualquer eventualidade em um momento tão difícil.

Betânia ainda procurou o Ministério Público, na pessoa do promotor Domingos Sávio e ao explanar a situação ouviu do representante do MP que este iria requerer ao juiz da Vara da Fazenda Pública que “os efeitos da ordem de reintegração de posse sejam suspendidos imediatamente, em busca de uma solução consensual".


De acordo com Luizinho Roldão, que também esteve no loteamento,  um dos motivos que levaram o promotor à decisão foi a suposta falta de diálogo da Prefeitura com os moradores ali presentes.

O Blog esteve no local e conversou com alguns moradores ali presentes. Estes repetiram que nunca houve um diálogo com a Prefeitura, que apenas um representante da Justiça foi ao local anteriormente, e que este orientou que não se construísse mais no local, até que a questão fosse resolvida. Ficou constatado também que todos os moradores retiraram seus pertences do local, e foram se abrigar com parentes e amigos.

O Blog também entrou em contato com a Secretária de Comunicação, Jacqueline Menezes e esta ficou de encaminhar uma Nota para a imprensa, relatando a posição do Governo Municipal. Até o fechamento da matéria, a edição não recebeu nenhum comunicado.


Moradores retiram seus pertences


Vereadora Betânia da Ação Social conversa com moradores

No vídeo abaixo uma das moradoras relata o drama vivenciado nesta segunda-feira:



A moradora ainda passou mal...
E é socorrida pelo Corpo de Bombeiros


*Fotos reproduzidas do Blog Agreste em Alerta

Um comentário:

  1. ESPERA-SE QUE A NOTA NÃO SEJA DE MENTIRINHA... DIGO ISSO EM RAZÃO DE, CERTA VEZ PEDI INFORMAÇÃO OFICIAL A RESPEITO DE UMA FRONDOSA ÁRVORE QUE DERRUBARAM LÁ NA PRAÇA PEDRO II. SACANAMENTE, A PREFEITURA INFORMOU, POR ESCRITO, A ALTAMIR PINHEIRO, QUE SEGUNDO O SECRETÁRIO, A ÁRVORE FOI DERRUBADA PORQUE ESTAVA PRESTE A CAIR E PODERIA CAUSAR UM ACIDENTE DE GRANDES PROPOÇÕES, POIS AS RAÍZES ESTAVAM MUITO RASAS. SORRATEIRAMENTE, SEM QUERER QUERENDO, FIZ UMA SEVERA INVESTIGAÇÃO COM O TAL SECRETÁRIO E ELE FOI TAXATIVO: JAQMAIS FOI CONSULTADO A RESPEITO DESSA TAL ÁRVORE!!! QUER DIZER, ESCROTAMENTE MENTIRAM PARA MIM. SOMENTE HOJE ESTOU REVELANDO ESSA MENTIRA DESLAVADA DESSES IRRESPONSÁVEIS, TAPEAFDORES E TENTADORES DE TAPAR A MENTIRA COM EMBROMAÇÃO... E NÃO DEIXEM EU DÁ NOME AOS BOIS!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA