PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O HUMANISMO DA VEREADORA BETÂNIA DA AÇÃO SOCIAL


Por Altamir Pinheiro


Alguém já disse que  o  conhecimento HUMANISTA produz ideias. As ideias produzem sonhos. Os sonhos podem ser transformados em realidade... O eterno presidente norte-americano John  Kennedy  disse certa vez que, “Lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superar as nossas próprias deficiências”. Esta frase muito bem cunhada por esta famosa personalidade internacional  é a cara da vereadora por Garanhuns, Afra Betânia  de Oliveira Monteiro, popularmente conhecida como Betânia da Ação Social. A paixão, o zelo, a dedicação e o trato que a vereadora  demonstra  possuir aos deficientes  físicos podemos chamá-los de  perfeitos, porque  imperfeitos são os deficientes morais e insensíveis...

Pois bem!!! No último dia 10 a vereadora protocolou um requerimento de sua autoria para que fosse dado ciência a Secretária de Saúde do Município e ao mesmo tempo fosse adotada a EQUOTERAPIA como método terapêutico para reabilitação de pessoas com deficiência ou necessidades especiais na rede pública de saúde do município. Mas o que é equoterapia, hein?!?!?! Segundo nos informa o pai dos burros, equoterapia é um  tipo de fisioterapia com equitação, que usa a montaria em cavalos para auxiliar no processo de recuperação da coordenação motora, dos movimentos, e de habilidades psicossociais dos pacientes.

Eis a justificativa   desse oportuno  ato de humanismo apresentado pela vereadora em seu respectivo requerimento:  “A equoterapia é empregada no tratamento de lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas,   congênitas ou adquiridas, disfunções sensório-motoras, distúrbios evolutivos, comportamentais, de aprendizagem e emocionais. A terapia assistida por animais é uma pratica com critérios específicos onde o animal é a parte principal do tratamento, objetivando promover a melhora social, emocional, física ou cognitiva de pacientes. Ela parte do princípio de que o amor e a amizade que podem surgir entre seres humanos e animais geram inúmeros benefícios”.

Segundo os especialistas nessa modalidade de tratamento, eles nos asseguram que, a equoterapia tem sua base nos conceitos de equitação e nas atividades que utilizam o cavalo  como meio de proporcionar ao praticante resultados positivos em relação à melhoria do equilíbrio, do tecido muscular, melhora também nos aspectos psicológicos e sociais, exigindo uma ação total do corpo, ajudando na consciência e alinhamento corporal, na coordenação motora, na autoconfiança e principalmente na autoestima. Este tratamento mostrou uma singularidade de resultados terapêuticos no âmbito físico quanto psíquico, quando da introdução de cavalos nos tratamentos e sua interação com o meio ambiente, pois esta particularidade de retirar o praticante das salas de clínicas e instituições de reabilitação muda totalmente sua rotina terapêutica. 

Tão importante quanto o tratamento em si,  é a sensibilidade da vereadora Betânia como pessoa humana na dedicação à causa. O seu requerimento é digno de louvor e deve ser colocado à prova se o prefeito do município como também a  sua secretária de saúde NÃO se engajarem nesta feliz  ideia para fortalecer o vínculo e motivar o tratamento aos necessitados. Pois, como se sabe, o amor entre o homem e o cavalo cura.  Assim como no RELACIONAMENTO entre os seres humanos, entre o homem enfermo carente e o cavalo, ele deve ser, antes de tudo, uma relação de companheirismo, cumplicidade e de amizade. Afinal de contas, o cavalo integrou-se ao cotidiano do homem a milhares de anos. Pelo visto, como relata a vereadora em sua justificativa, esse poderoso quadrúpede ainda tem seu lugar no cotidiano do homem carecido ou enfermo que tem nesse tipo de terapia sua recuperação  se não física por completo,  pelo menos da alma...

A importância desse tema é tão útil e saudável, pois os fisioterapeutas afirmam que o  cavalo consegue transmitir impulsos ritmados para as pernas e para o tronco do paciente, levando a contrações e relaxamentos que facilitam a percepção do próprio corpo, noção da lateralidade e da manutenção do equilíbrio. Conforme o caso, os resultados positivos  podem ser acompanhados em poucas sessões e, como o tratamento é visto de forma que dá prazer de  fazer tanto para a mãe quanto  o  filho, a sensação de bem-estar no final da sessão é facilmente observada por todos os envolvidos.

Na saúde, a humanização é definida como a busca pelo melhor atendimento aos pacientes e melhores condições, principalmente em casos excepcionais. Esta é a proposta pela qual a nobre vereadora está imbuída.  O grau de humanidade apresentado pela parlamentar é digno de aplausos.  O sentido de humanização da vereadora é tamanho que, ela tem bastante conhecimento de causa, até porque convive no seu dia a dia com o problema em sua própria casa. Entender o sofrimento de quem está sendo atendido, dá-lhe condição para que  seja atendido com dignidade e os meios adequados bem como contar com a satisfação daquele paciente, é um dos pontos chaves de uma terapia  que leva em conta a totalidade do indivíduo para além da enfermidade. Em tradução simultânea: o requerimento da vereadora Betânia é um dez.  Parabéns, pela iniciativa!!!

Um comentário:

  1. Para quem quiser ou a quem interessar possa, alguém deveria alertar a Secretária de Saúde do Município de Garanhuns para ela tomar gosto ou se ligar na lei nº 13.146 em vigor desde o ano de 2016 denominada de ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (Lei Brasileira de Inclusão), que garante uma série de direitos relacionados à acessibilidade e principalmente uma atenção preferencial no campo da saúde pública.

    Na citada lei reza que: é assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário. Além de assegurar ao deficiente físico a oferta de aparelho de uso externo que imobiliza ou ajuda na movimentação dos membros, das pernas e dos braços, e da coluna vertebral, como também próteses, meios auxiliares de locomoção, medicamentos, insumos e fórmulas nutricionais, conforme as normas vigentes do Ministério da Saúde.

    P.S.: - Existem os cegos por deficiência, os cegos pela ignorância e os cegos porque preferem permanecer assim. Agora, dos cegos, o pior deles é o PODER PÚBLICO. Este é cego de guia!!! Quando não, geralmente, é cego safado...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA