PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

GARANHUNS MOSTRA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE EM BRASÍLIA


O município de Garanhuns teve seu trabalho escolhido dentro da “3ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS”, evento realizado de 09 a 11 de abril, durante a programação do XI Congresso de Secretarias Municipais de Pernambuco, pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE). A apresentação de experiências exitosas dentro da Rede de Atenção Básica será levada agora para a “16ª Mostra Brasil Tem SUS”, edição 2019, que acontece de 2 a 5 de julho, dentro do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília, no Distrito Federal.

Dentro do relato de experiências dos pacientes, foi abordada a utilização das práticas integrativas e complementares no grupo de tabagismo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Heliópolis, que era coordenado pela enfermeira Lívia Carvalho. Pacientes acompanhados pela equipe da unidade descreveram como as atividades promovidas semanalmente pelo grupo contribuíram para que deixassem de ser fumantes.

O trabalho, que também é desenvolvido em outras UBS’s do município, busca reduzir gradualmente o número de cigarros fumados pelos participantes; por meio de palestras, atividades físicas, rodas de conversa e terapias. “Muitas vezes eu me sentia fora do contexto da sociedade. Mas hoje eu tenho uma vida ativa, mudei meus hábitos e hoje levo uma vida saudável”, afirmou Ivison Barbalho, de 51 anos.

De acordo com a enfermeira Lívia Carvalho, que coordenou as atividades, o grupo de tabagismo é de grande importância para aqueles pacientes que não conseguem parar de fumar sem o apoio de medicamentos. “Por meio do grupo, os pacientes podem se basear nas experiências de outras pessoas que obtiveram êxito em deixar o cigarro. Também são trabalhadas dinâmicas e práticas integrativas como a auricoloterapia, que apresentou grandes resultados”, finalizou.

A secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes, destaca a relevância do reconhecimento para o município. “O reconhecimento, ainda mais em nível nacional é muito bom. Porém, mais importante é trabalho que a gestão tem desenvolvido diuturnamente, levando qualidade nos atendimentos de saúde para população de Garanhuns. Tudo isso só é possível graças ao empenho dos nossos profissionais, que são qualificados e possuem um compromisso com seus pacientes”, completa a titular da pasta.

Um comentário:

  1. CADÊ OS CRÍTICOS DA PREFEITURA DE GARANHUNS QUE SÓ APARECEM DE 4 EM 4 ANOS , KKKK AQUÍ ELES NÃO COMEDNTAM NÉ?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA